Relações Humanas
 
Relações Humanas
 


Relações humanas no trabalho

Falar em relações humanas é considerar todo tipo de ralação social ou interação entre os indivíduos. Esta é uma questão abordada por diversas ciências, dentre elas, a sociologia, a antropologia, a biologia, a política, economia, as ciências naturais, enfim, aquilo que envolve o homem ai estão as relações humanas.

Dentro do campo das relações humanas há variações para cada área especificamente, como por exemplo, as relações humanas no trabalho, que será abordada neste trabalho, assim como esta, há também as relação humanas na saúde, na educação, relação humana social, etc.

Relações humanas no trabalho, por exemplo, são necessárias pelo fato de que todos ossetoresda vida exigem trabalho em grupo, o homem já não pode trabalhar sozinho. A divisão do trabalho cada vez maior torna o dia a dia da empresa mais dependente do grupo, e dos indivíduos que o compõe. 

No trabalho, estas relações são necessárias pois toda empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, tem como principio de funcionamento a trabalho em conjunto, a coletividade, pois a maioria das tarefas são realizadas por grandes grupos de pessoas, onde cada um tem sua função. Este processo de divisão do trabalho se deu ao longo de tempo e teve seu auge quando foi iniciada a revolução industrial e o a inserção do sistema capitalista de produção, que visa o lucro a produtividade, ou seja, cada pessoa fazendo exclusivamente determinada tarefa aumentaria a produtividade e minimizaria o tempo gasto no processo de produção. Vale lembrar que as relações humanas não estão estritamente ligadas apenas as relações entre as pessoas, mas ao também ambiente de trabalho, ou de atuação, ou seja, na escola entre os alunos, em casa, coma família, e tambéma relação do empregado com a empresa, visto que desta relação é que será ditado a produtividade daquela empresa.

Pesquisas apontam que um dos problemas para a falta de produtividade no trabalho muitas vezes está relacionado a insatisfação do trabalhador com o ambiente de trabalho e as vezes também com as pessoas que ali estão, esta foi uma experiência feita por Elton Mayo que segundo ele, para se chegar a solução dos problemas de relações humanas foi preciso fazer experiências, que ligou a produtividade à satisfação dos trabalhadores mudando o ambiente de trabalho e conhecendo cada individuo. Isso fez com que ele chegasse à conclusão de que os indivíduos não podem ser tratados isoladamente, mas sim como um grupo.  O objetivo de cada indivíduo é o bem-estar, já o da empresa é a eficiência, e isso acaba gerando conflitos, portanto, a função dela é estabelecer um equilíbrio entre a produtividade e a satisfação dos trabalhadores.

Outras experiências também foram realizadas como, por exemplo, a de Hawthorne, que visavam detectar de que modo fatores ambientais - como a iluminação do ambiente de trabalho influenciava a produtividade dos trabalhadores. Entretanto a tentativa foi frustrada, os pesquisadores não conseguiram provar a existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção mas foi possível constatar que os resultados da experiência eram influenciados por fatores de natureza psicológica.A experiência em Hawthorne permitiu o delineamento dos princípios básicos da Teoria das Relações Humanas que veio a se formar logo em seguida, e um novo vocabulário é incorporado ao dicionário administrativo: fala-se, desde então, em motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupo etc.

É necessário conhecer o individuo para conhecer suas qualificações, suas necessidades e limitações para que ele seja utilizado para ser útil dentro da empresa e que também possa está realizado fazendo determinado trabalho, para a satisfação da empresa e do trabalhador estarem sempre produzindo qualitativamente.

Foi publicado numa revista sobre RH no trabalho que dizia:

RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO:

As seis palavras mais importantes: "ADMITO QUE O ERRO FOI MEU" 

As cinco palavras mais importantes: "VOCÊ FEZ UM BOM TRABALHO" 

As quatro palavras mais importantes: "QUAL A SUA OPINIÃO" 

As três palavras mais importantes: "FAÇA O FAVOR"

As duas palavras mais importantes: "MUITO OBRIGADO"

A palavra mais importante: "NÓS".

Relações humanas está interligada com diversos fatores da vida social e individual da pessoas, conceitos que escutamos desde que somos educados pela família, dentre eles estão: educação, ética, moral, cultura, política, economia, modo de vida, condições de trabalho, respeito mútuo, conscientização, solidariedade, trabalho em grupo, coletividade e também a individualidade de cada ser humano, entre outros conceitos que sempre ouvimos falar, mas que nem sempre são colocados em prática.

Em suma pode-se dizer que relações humanas está diretamente ligada ao fator respeito, respeito pelo trabalhador e pelo seu trabalho, assim também do trabalhador para com a empresa, e os demais colegas de trabalho, respeito mútuo pelo indivíduo e pelo seu trabalho.

BIBLIOGRAFIA

VASCONCELOS, Anselmo F. Artigo publicado:"Qualidade de vida no trabalho: origem, evolução e perspectivas". Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, V. 8, n. 1, janeiro/março 2001.

MONTEIRO, Janine K. Relações Humanas no Trabalho. Escola da Magistratura doTribunal Regional Federal da 4ª Região- Unisinos.

MARCONDES, Renata. Relações Humanas no Trabalho. Artigo publicado (online).

 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
44 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Ruth Rodrigues
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
22 anos. Estudante concludente (VIII semestre) do curso de Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA); bolsista do projeto "A relação cultura e Natureza a partir da festa do Pau da Bandeira de Barbalha-CE"; superintendente de projetos no Centro de Pró-Memória de Barbalha Josafá Mag...
Membro desde fevereiro de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: