Princípios para Entrevistas com Mulheres em Situação de Tráfico

 

Fonte: Organização Mundial de Saúde

Tradução livre: Priscila Siqueira - Serviço da Mulher Marginalizada- SP

 

Existem 10 princípios norteadores para a condução ética

e segura das entrevistas com mulheres que foram traficadas

 

1.NÃO CAUSE DANOS

Trate cada mulher e cada situação como se os potenciais danos fossem extremos, até que haja evidencia do contrário. Não realize entrevistas que piorem a situação da mulher a curto ou longo prazo.

2. CONHEÇA O ASSUNTO E AVALIE OS RISCOS

Estude os riscos associados com o tráfico e o caso de cada mulher antes de realizar uma entrevista.

3.PREPARE INFORMAÇÕES PARA ORIENTAÇÃO - NÃO FAÇA PROMESSAS QUE VOCÊ NÃO POSSA CUMPRIR.

Esteja preparado para fornecer informações na língua materna da mulher e na língua local (se diferentes) sobre a ajuda adequada referente à saúde, à proteção, à assistência jurídica e social, e sobre serviços de segurança, bem como para ajudar com orientações, caso requeridas.

4. SELECIONE E PREPARE ADEQUADAMENTE OS INTÉRPRETES E COLABORADORES

Avalie os riscos e benefícios associados com a utilização de intérpretes, colaboradores ou outros, e elabore métodos adequados para seleção e treinamento.

5. ASSEGURE ANONIMATO E CONFIDENCIALIDADE

Proteja a identidade e a confidencialidade da pessoa entrevistada durante todo o processo de entrevista - desde o momento em que ela é contatada até o momento em que os detalhes de seu caso se tornem públicos.

6.OBTENHA O CONSENTIMENTO INFORMADO

Tenha certeza de que cada entrevistado entenda claramente o conteúdo e a finalidade da entrevista, qual o objetivo do uso das informações, seu direito de não responder às perguntas, seu direito de encerrar a entrevista a qualquer momento e seu direito a impor restrições ao uso das informações.

7.OUÇA E RESPEITE A AVALIAÇÃO DE CADA MULHER SOBRE SUA SITUAÇÃO E RISCOS PARA SUA SEGURANÇA

Reconheça que cada mulher terá diferentes preocupações e que o modo como ela vê suas preocupações pode ser diferente de como os outros as avaliem.

8. NÃO RE-TRAUMATIZE UMA MULHER

Não faça perguntas voltadas a provocar uma reação emocionalmente carregada. Esteja preparada para lidar com os sofrimentos da mulher e a destacar suas forças.

9.ESTEJA  PREPARADA PARA UMA INTERVENÇÃO DE EMERGÊNCIA

Esteja preparada a agir, caso uma mulher diga que está em perigo iminente.

10.FAÇA UM BOM USO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

Use as informações de modo a beneficiar uma mulher individualmente ou que melhore o desenvolvimento de políticas e intervenções para mulheres traficadas  em geral.