Patrícia Almeida Siebra¹

José Cleóstenes de Oliveira²

RESUMO

Ao observar a prática profissional do Professor de Educação Física pode-se perceber que o mesmo está suscetível a presenciar situações que necessite da aplicação de procedimentos de primeiros socorros. Dessa forma o presente estudo tem como objetivo evidenciar a necessidade de inclusão da disciplina Primeiros Socorros no curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri. Desta forma, o interesse pelo tema deste trabalho surgiu através da ocorrência de alguns fatos, durante a prática acadêmica da pesquisadora, os quais necessitavam do conhecimento das técnicas e dos princípios básicos dos primeiros socorros. Percebeu-se que a Universidade não capacitou para a aplicabilidade dos devidos procedimentos realizados nas situações ocorridas. Para se chegar a isso foi realizada uma pesquisa de campo, a qual se classifica como qualitativa, entre janeiro e março de 2009, esta se utilizou de uma amostragem de 6 docentes e 118 discentes deste curso na referida instituição de ensino superior. Com esse trabalho foi evidenciado que a maioria dos professores afirma trabalhar os conteúdos relativos a primeiros socorros nas suas aulas, mas mesmo assim a maior parte dos alunos entrevistados não soube agir adequadamente em situações de emergência ocorridas durante a sua prática de ensino. Com isso foi evidenciada a necessidade de inclusão da disciplina Primeiros Socorros no curso de licenciatura em Educação Física da URCA.

Palavras-Chave: Educação Física, Primeiros Socorros, Universidade Regional do Cariri.

ABSTRACT

By observing the professional practice of physical education teacher can be seen that it is susceptible to witness situations that require the application of first aid procedures. Thus this study aims to highlight the need to include the First Aid course in physical education from the University Regional Cariri. Thus, interest in the topic of this work came about through the occurrence of some events during the academic researcher's practice, which required knowledge of techniques and basic principles of first aid. It was noted that the University not trained for the applicability of the due diligence procedures performed in the situations that occurred. To achieve this we conducted a survey of the field, which is classified as qualitative, between January and March 2009, it was used as a sample of 6 teachers and 118 students of this course in that institution of higher education. With this work, showed that most teachers said work on subjects related to first aid in their classes, yet most of the students interviewed did not know how to act appropriately in emergency situations that occurred during their teaching practice. With this showed the need to include the First Aid course in Bachelor's course in Physical Education URCA.

Key words: Physical Education, First Aid, Regional University of Cariri.

INTRODUÇÃO

O presente estudo faz uma abordagem da importância da disciplina de atendimento pré-hospitalar nos cursos de graduação em educação física, tendo como proposta ser um elemento para o professor de educação física no seu fazer pedagógico, voltado para a segurança dos seus educandos. O trabalho apresenta-se dividido em dois momentos. O primeiro momento faz uma reflexão bibliográfica sobre a temática em tela. Já o segundo trás dados coletados no âmbito da pesquisa junto a dois públicos distintos professores e alunos da instituição investigada.

E por fim tece as considerações com enfoque para a proposta da pesquisa.O que se objetiva neste trabalho na realidade, é comprovar a necessidade de inclusão da disciplina P.S. no curso de E.F. da URCA, por entender que o profissional de E.F. por ser de uma área de jurisdição da saúde e em consonância com as demais formações em outros campos, a ele deve ser garantido a formação adequada para tal.

. Pensa-se na relevância deste estudo na medida em que busca explicitar os possíveis riscos existentes na prática de atividades físicas, alertando assim a sociedade sobre a importância do Profissional de Educação Física estar apto a prestar socorro corretamente nessas circunstâncias.

MARCO TEÓRICO

A Educação Física (E.F.) no Brasil ao longo da história passou por diversas transformações, chegando aqui como a busca da eugenia do homem onde através da atividade motora se chegaria ao aprimoramento da raça (GHILARDI, 1998) e se transformando em uma área de conhecimento que busca educar o cidadão através do seu corpo.

Apesar de todas essas transformações ocorridas com a E.F. desde a sua chegada no Brasil por volta da década de 40 até os dias atuais, o seu objeto de estudo continua sendo o mesmo, o corpo e os seus movimentos.

A Resolução nº. 7, de 31 de março de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em E.F., em nível superior de graduação plena, em seu artigo 3º conceitua esta como:

[...] uma área de conhecimento e de intervenção acadêmico-profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano, como foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. (NUNES, 2004, p.01)

Ora, sabendo então que a E.F., na sua intervenção profissional, trabalha com diversas práticas corporais e suas manifestações, podemos afirmar que o professor de E.F. está suscetível a vivenciar, durante as suas aulas, situações em que o aluno necessite, em virtude de lesões causadas pelo movimento do corpo, de atendimento de emergência. Como provavelmente, em algumas situações, o professor não terá de imediato este atendimento proporcionado por socorristas, há de se supor que por ser o educador a pessoa mais próxima do lesionado, naquele momento, ele acaba sendo o responsável pela prestação de primeiros socorros (P.S.).

Em seu trabalho Flegel (2002), ao falar sobre a responsabilidade do técnico (visto aqui como o professor de Educação Física) afirma que desde o momento em que ele pendura o apito no pescoço, indiretamente aceitou ser o responsável pela saúde dos seus atletas.

Segundo Cardoso (2003 p. 08), primeiros socorros são :

[...] os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.

É importante ainda ressaltar que o código Penal Brasileiro no decreto-lei N.° 2.848, de 7 de Dezembro de 1940 em seu artigo de número 135 obriga todo cidadão a prestar os P.S. a todo e qualquer indivíduo vítima de acidentes ou de males súbitos. Prevendo ainda pena para aquele que se omitir a prestação destes.

Dessa forma os professores de E.F. subjugam possuir a obrigação de prestar os procedimentos de P.S. como qualquer outro cidadão, carregando consigo o compromisso maior por estar sempre à frente de um grupo ou numa posição a qual o coloca no encargo destes conhecimentos.

"As responsabilidades com os alunos e beneficiários das atividades físicas perpassam os direitos constitucionais, civis, penais e, sobretudo, a ética profissional. Sendo assim, é de suma importância que os Profissionais de Educação Física estejam treinados, atualizados e preparados para os acidentes e fatalidades que venham a acontecer em seu trabalho e criem uma rotina de atendimento de socorros de urgência que envolva toda a equipe de trabalho."(CONFEF, 2008)

Ao reconhecer então a necessidade do Professor de E.F. dominar os conhecimentos dos procedimentos de P.S. realizou-se um levantamento das quatro universidades da região do Cariri, que possuem o curso de E.F., investigando se as mesmas possuem disciplinas que trabalhem este conteúdo. Destas quatro universidades, apenas uma não possui uma disciplina, no curso de E.F., que trabalhe especificamente os P.S. sendo esta a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Ao analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Licenciatura em E.F. da referida instituição, verificou-se que na ementa das disciplinas, classificadas neste como específicas, foi proposto para ser trabalhado nas mesmas, noções de P.S. aplicados ao conteúdo.

A Comissão de elaboração do PPP do Curso de licenciatura em E.F. da URCA, em seu projeto inicial, além de reconhecer a importância do Professor de E.F. saber agir corretamente numa situação de emergência, também incluiu em sua proposta P.S. no grupo das disciplinas de Formação Básica no item Conhecimento do ser Humano e Desenvolvimento.

Com o passar do tempo, em virtude da necessidade de se adequar o PPP à realidade regional, foi feita uma reformulação no quadro de disciplinas do Curso de Licenciatura em E.F. da URCA e P.S. foi substituída por E.F. e Saúde cuja ementa não contempla conteúdos programáticos da área anteriormente citada.

RESULTADOS

Entre todos os alunos matriculados neste curso, os pesquisadores optaram por entrevistar apenas àqueles do segundo semestre em diante, onde os mesmos começam a ter um contato com a prática de ensino da E.F. através dos estágios e das disciplinas específicas (práticas) já que nestas últimas os alunos necessitam cumprir uma carga horária correspondente a Prática como Componente Curricular (PCC) prevista por lei, definida no P.P.P. do Curso.

Ao serem perguntados sobre a existência de uma disciplina que trabalhe exclusivamente dos P.S. no curso, (100%) dos entrevistados responderam que esta não existe. Confirmando assim o que era previsto pelos pesquisadores.

O PPP do curso de E.F. da URCA, prevê que nas disciplinas específicas, popularmente conhecidas como práticas, devem ser trabalhados conteúdos referentes a noções de P.S.

Lamentavelmente ao serem perguntados se os professores têm trabalhado este conteúdo em suas aulas, como prevê o PPP, (97,46%) dos discentes entrevistados afirmaram que não, enquanto que apenas (2,54%) disseram que sim. Com isto podemos evidenciar quenão há a legitimação deste conteúdopor parte de alguns professores.

Acredita-se também que como houve alguma porcentagem, mesmo que pequena, afirmando que foram trabalhados esses conteúdos nessas disciplinas, alguns professores realmente cheguem a desenvolver essas disciplinas de acordo com o que é proposto pelo PPP. Lastima-se portanto que alguns docentes estejam deixando de desenvolver um conteúdo tão importante ao profissional de E.F.

Quando os discentes deste curso foram indagados sobre a ocorrência de fatos que necessitassem da aplicação dos procedimentos de P.S. durante as suas aulas, sejam nos estágios curriculares como na prática profissional, (43,22%) afirmaram já terem presenciado situações de emergência.

Ao saber que houve situações de emergência durante as aulas de (43,22%) dos entrevistados esses discentes em específico foram perguntados se os mesmos souberam agir corretamente nestas ocasiões. Dessa forma (66,67%) afirmaram que não, enquanto que apenas (33,33%) disseram ter aplicado os procedimentos de P.S. adequadamente.

Esse resultado chega a ser preocupante, pois sabe-se da importância do acidentado receber o atendimento pré-hospitalar rápido e adequadamente. E que a falta desse atendimento pode prejudicar em muito a situação do acidentado, podendo muitas vezes leva-lo até a óbito. Esse resultado pode ainda estar se relacionando ao fato dos professores do curso não estarem ministrando conteúdos relativos a primeiros socorros como foi afirmado pela maioria dos alunos durante essa pesquisa.

Sabendo-se então dos riscos que os alunos correm de sofrer lesões durante as aulas de E.F, foi indagado aos entrevistados se os mesmos acreditavam na necessidade do professor levar consigo os conhecimentos dos procedimentos de P.S, sobre isso (99,15) afirmaram que sim enquanto que apenas (0,05%) responderam que este conhecimento não é tão necessário assim.

Atualmente o curso de E.F. da URCA é composto por 16 professores sendo que 03 destes estão em processo de doutorado e ainda 01 destes foi cedido a outra universidade, ficando apenas 13 professores em sala de aula. Realizou-se um levantamento do número de professores que ministram as disciplinas específicas ultimamente, nele foi observado que esse número totaliza 07 professores. Lamentavelmente só se pôde entrevistar 06 desses já que não foi possível contato com o outro professor. Dessa forma foram entrevistados (85,71%) do número total dos professores que ministram as disciplinas específicas.

Sabe-se que a prática de todos os conteúdos da E.F. pode ocasionar lesões e que cada um desses é mais vulnerável a específicos tipos de acidentes. A partir deste conhecimento buscou-se saber dos professores entrevistados se eles trabalham dentro de suas disciplinas específicas conteúdos relacionados a primeiros socorros já que isso é previsto no PPP do curso. Desses professores (83,33%) responderam que sim enquanto que apenas (16,67%) afirmam negligenciar o desenvolvimento destes conteúdos.

Ao encontrarmos uma porcentagem de professores que afirmaram não trabalhar noções básicas de P.S. em suas disciplinas específicas como lhe é colocado pelo PPP do curso, indagou-se especificamente estes sobre quais eram os motivos que os levavam a isso. Foram lançadas as seguintes opções: falta de conhecimento, carga horária insuficiente e outros. A segunda opção foi escolhida por (100%) desses professores.

É conhecido a importância que há em se trabalhar em cada disciplina específica os tipos de lesões que mais ocorrem nas mesmas e as suas medidas preventivas, porém é fato que ter conhecimento somente de noções de P.S. não é o suficiente para qualificar o professor de E.F. a agir numa situação de emergência que venha a ocorrer durante as suas aulas.

Com isso foi perguntado aos professores se eles acreditam que além dessas noções que é prevista pelo PPP em cada disciplina seria necessário uma disciplina que aprofundasse mais os P.S. de uma forma mais ampla. (100%) dos professores confirmaram que deveria haver essa disciplina.

Por haver a necessidade de se confirmar a importância do Professor de E.F. conhecer os procedimentos de P.S, assim como foi perguntado aos discentes, também foi perguntado aos docentes se os mesmo acreditavam que o professor de E.F. realmente necessitasse dominar esses conhecimentos, sabendo agir corretamente numa situação de emergência. (100%) dos entrevistados responderam que este conhecimento é necessário.

Diante desses resultados foi ainda perguntado aos mesmos se eles proporiam a inclusão, na grade curricular do curso, de uma disciplina que abordasse de uma forma mais abrangente esses conteúdos complementando o que é proposto para ser visto separadamente em cada disciplina específica. O resultado deste questionamento também foi de (100%) para o item sim.

Desta forma percebemos a unanimidade dos professores dessas disciplinas em relação à importância da criação de uma disciplina de P.S. no curso de E.F. da URCA.

DISCUSSÃO

Ao analisarmos os resultados encontrados através dessa pesquisa, podemos perceber que há uma compreensão por a maioria dos entrevistados a respeito da importância do professor de E.F. estar apto a prestar um atendimento pré-hospitalar adequadamente a sua clientela, seja com a E.F. escolar como em qualquer outra área de atuação do mesmo. Este é responsável por a saúde do grupo no momento em que o lidera.

Encontramos ainda uma dicotomia nos resultados pois a maioria dos alunos (97,46%) afirmaram que não foram trabalhados conteúdos referentes a P.S. nas disciplinas específicas, enquanto que também a maioria dos professores (83,33%) asseguraram que trabalham esses conteúdos nas mesmas. Podemos perceber com isto que alguns professores têm negado esse conhecimento aos seus alunos deixando de cumprir o que é proposto nas ementas dessas disciplinas.

Deparamo-nos ainda com um resultado preocupante, pois mais da metade dos alunos entrevistados afirmaram já terem passado por situações, durante as suas aulas, que necessitasse da aplicação correta dos procedimentos de P.S. Sendo que desses, (66,67%) não souberam agir corretamente.

É necessário portanto parar para refletir sobre isso, e enxergar as consequências que se pode acarretar. Um pequeno descuido pode deixar sequelas para o resto da vida do acidentado. Além dos malefícios que trarão a saúde do mesmo, se olharmos por outro lado, o professor poderá até ser processado por negligência podendo ainda chegar a prejudicar a sua carreira profissional.

Diante dos resultados encontrados, seria necessário então se pensar sobre a possibilidade da inclusão de uma disciplina obrigatória de P.S. o mais rápido possível, pois esta poderia abranger esse conteúdo de uma forma mais ampla.

Poder-se-ia incluir a disciplina P.S. no segundo semestre com uma carga horária de 60h/a, apresentando essa pré-requisito para anatomia e fisiologia do exercício, conhecimentos esses indispensáveis para a aprendizagem efetiva do atendimento pré-hospitalar. Desta forma elaboramos a proposta de ementa dessa disciplina conforme a seguir:

Tabela descritiva com a ementa proposta para a disciplina Primeiros Socorros do curso de Licenciatura em Educação Física da URCA.

Ementa:

Estudo dos conceitos básicos de saúde, pressão arterial, temperatura, doença, estado de choque e respiração. Reconhecimento de situações de emergências e seus procedimentos emergenciais, terapêuticos e preventivos.Avaliação do local do acidente, avaliação do acidentado, funções, sinais vitais e de apoio, ressuscitação cardiopulmonar e métodos de ventilação artificial, técnicas de imobilização e remoção de acidentados. Remoção e salvamento de um afogado. Emergências circulatórias e respiratórias. Lesões na coluna e cabeça. Lesões nos órgãos internos. Lesões de tecido mole da face e da cabeça. Problemas relacionados à temperatura. Lesões músculo esqueléticas. Terminologia das lesões no esporte.

Objetivos:

Capacitar o licenciando a identificar situações de emergência e a saber agir corretamente, aplicando os procedimentos de primeiros socorros com o intuito de impedir a morte do acidentado ou de evitar o agravamento da saúde do mesmo.

A proposta lançada aqui nesse trabalho é que se inclua essa disciplina de P.S, onde os alunos poderão se aprofundar no tema, e que ainda sejam trabalhados nas disciplinas específicas noções de P.S. aplicado a cada conteúdo da E.F. como prevê o PPP do curso, enfatizando ainda as medidas de segurança e/ou preventivas. Dessa forma os alunos do curso de E.F. da URCA acumulariam conhecimentos suficientes para se sentirem aptos a agir numa situação de emergência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Através da análise realizada neste estudo pode-se afirmar que há a necessidade do professor de E.F. dominar os conhecimentos da prestação de P.S, na medida em que as diretrizes que regulamentam os cursos de E.F. afirmam que o professor anteriormente citado, deverá também proteger a saúde do seu aluno/cliente e também por este estar constantemente em situações que podem chegar a ocasionar lesões no grupo ao qual atende.

Nesse contexto, mesmo sabendo que uma grande parte dos professores do curso de licenciatura em E.F. da URCA afirmam trabalhar os conteúdos relativos a P.S. nas disciplinas específicas, como é proposto pelo PPP, a maioria dos discentes do referido curso ainda se sentem inaptos a prestar este atendimento pré-hospitalar adequadamente aos seus alunos/clientes.

Dessa forma seria necessária a inclusão de uma disciplina que trabalhasse os conteúdos relativos a esse conhecimento de uma forma mais ampla e eficaz.

Sendo assim, ao final dessa disciplina, os alunos sairiam realmente confiantes a reagir de forma diligente diante de uma situação de emergência, passando ainda confiança para o seu aluno/cliente no momento do atendimento, sendo esse fato muito importante. Consequente a isso, esse professor irá realizar o seu trabalho de uma forma mais segura.

Enfim, após todo esse estudo, seria necessário que o Departamento de E.F. da URCA, pudesse repensar a estrutura curricular do referido curso, contemplando a cadeira de P.S. na formação Geral do licenciado, como fora anteriormente proposto, reconhecendo a importância dessa discussão.

É necessário ainda que novas pesquisas sejam realizadas a respeito da necessidade do Professor de E.F. saber agir corretamente numa situação de emergência, e que sejam elaborados também mais materiais de estudos relativos a P.S. específicos para esses professores, direcionado aos tipos de lesões e situações de emergências mais comuns durante a prática profissional do mesmo.

NOTAS

¹ Aluna do Curso de Pós-Graduação das Faculdades Integradas de Patos do curso de Educação Física Escolar.

² Orientador

REFERÊNCIAS

CARDOSO, Telma Abdalla de Oliveira. Manual De Primeiros Socorros. Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, 2003.

CONFEF. Socorros de urgência em atividades físicas. Disponível em: http://www.confef.org.br. Acesso em 23 de fevereiro de 2010.

CONSTITUIÇÃO Código Penal, Aspectos Legais do Socorro temos: Decreto-Lei n.° 2.848, de 7 de Dezembro de 1940.

FLEGEL, Melinda J. Primeiros Socorros no Esporte.1ª ed. São Paulo. Manole. 2002.

GHILARDI, Reginaldo. Formação Profissional em Educação Física: A Relação Teoria e Prática. São Paulo. 1998. Disponível em: http://www.rc.unesp.br. Acesso em: 27/03/2009.

MENEZES, Estera Muszkat. SILVA, Edna Lúcia da. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3ª. ed. Florionópolis. 2001.

NUNES, Edson de Oliveira. Resolução nº. 7, de 31 de março de 2004, que institui asDiretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Disponível em:www.cmconsultoria.com.br. Acesso em: 11 de fevereiro de 2009.

VIEIRA, Evilásio Martins. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri. Crato. CE. 2005.