Achei um texto que aconselhava como as pessoas em luto poderiam passar melhor os festejos de Natal e de final de ano. A princípio, quase o descartei, mas o li sem saber que me auxiliaria tão brevemente.

            Um dos conselhos era dar novo significado às festas e não descarta-las de todo.

Ouvir o seu interior, os sentimentos, ter paciência, permitir-se sofrer, chorar, recordar os momentos bons com a pessoa que se foi e celebrar a alegria que ela lhe proporcionou.

            Por isto, quando o ano  estiver se esgotando, quando começarem a estourar os foguetes recebendo com alegria, expectativa e renovada esperança o ano novo , mesmo que as lágrimas caiam, como neste momento, estarei lembrando com amor, gratidão e paz interior, minha mãe, que o Menino Jesus buscou para junto de Si, para com Ele comemorar seu aniversário.

Sei que em algum lugar, uma luz muito brilhante estará a iluminar os caminhos de minha família, protegendo meus filhos e brilhando com mais intensidade a cada passo dado por eles, em cada vitória obtida ou apontando caminhos melhores para serem seguidos nos momentos de dificuldade que porventura venham a se defrontar. Jamais esquecerei sua luta, seu denodo para que vencêssemos na vida,para sermos pessoas dignas e bem sucedidas nem  seu desejo para que agíssemos tal qual sua família de origem, com dedicação e amor entre si, promovendo a união familiar , maior herança recebida  por ela, de seus pais e irmãos a quem nunca cansou de citar até seus últimos dias.

Relembrarei seu espírito pacífico, seu bom humor e facilidade de comunicação, seu amor pela leitura, pelos livros, pela música, pela alegria, pela vida.

Sei que ficaremos bem e que apesar da saudade e da dor, não deixaremos de sorrir a cada lembrança sua,de ter fé na vida , no amor e em Deus.

Tenho a certeza que ela permanecerá no coração de todos os que com ela conviveram.

Que Jesus e Nossa Senhora Aparecida, por quem chamou em seus momentos de dor a acolham eternamente num reino resplandecente de luz e paz.