Planta forrageira?
 
Planta forrageira?
 


Planta forrageira?

O que é uma planta forrageira? Esse texto pretende explicar esse conceito aos alunos de ensino médio e demais interessados.

Forrageira ou planta forrageira são as plantas, geralmente, gramíneas e leguminosas usadas como fonte de alimento para os as animais. Esse alimento pode ser disponibilizado por meio do simples plantio da forrageira como ocorre em um pasto ou a planta pode ser produzida e posteriormente colhida para só então servirem de alimentos aos animais (feno).

A título de exemplo, o milheto é uma planta forrageira bastante utilizada na região tropical. Ela possui alta palatabilidade, digestibilidade e valor nutricional para os animais. Em outras palavras, ela possui gosto agradável para o gado, é de fácil digestão e possui alto conteúdo de nutrientes interessantes para o animal a ser alimentado para ganhar peso, ou melhor, massa expressa em quilogramas ou arrobas por exemplo.

alt

Figura 1. Campo agrícola com solo forrado por milheto, uma planta forrageira bastante usada.

Fonte da foto: http://rehagronoticia.w3erp.com.br/

Assim, o grupo das plantas forrageiras engloba as pastagens e os fenos. Todos eles podem ser usados para alimentar frangos, bois, porcos e ovelhas.

O cultivo de plantas forrageiras é um assunto estudado por agrônomos e zootecnistas em uma disciplina chamada de forragicultura.

Preparado a partir de:

HEATH, M.E. Forage Dynamics in Soil Conservation. Journal of Soil and Water Conservation, v.16, n.3, p.105-110, 1966.

 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
8 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Luiz Felippe Salemi
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Formado no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da ESALQ/USP. É mestre em Ecologia Aplicada (USP), estudando Hidrologia e Biogeoquímica de Microbacias Hidrográficas. Se interessa por assuntos relacionados ao uso, manejo, e conservação do solo e da água em ecossistemas agrícolas e naturais. Ema...
Membro desde abril de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: