Interdisciplinaridade a integração de componentes curriculares na construção do conhecimento.

A Interdisciplinaridade surgiu como uma resposta á necessidade de uma conciliação entre as disciplinas abordadas na educação. Ex; Quando se trata de um assunto dentro de outra disciplina e esse mesmo conteúdo pode ser abordado em outra disciplina, usando métodos diferenciados. Para ser desenvolvido o professor ou pedagogo deve incluir no planejamento idéias e sugestões dos alunos, pois um trabalho em equipe estimula a auto-estima dos alunos e vivenciam realidades diferentes entre eles e professores.

 

A disciplina é uma maneira de organizar, delimitar um conjunto de estratégia

Organizacionais, uma seleção de conhecimentos que são ordenados para

apresentar ao aluno, como o apoio de conjunto de procedimento.( Segundo.

FAZENDA,1999P.66: a indefinição sobre interdisciplinaridade).

È importante pesquisar com os alunos e professores, pois a interdisplinaridade não ocorre apenas em grandes projetos. È possível praticá-la entre dois professores ou até mesmo sozinho. 

Na Educação Infantil pode se oferecer condições que garantem á criança o pleno exercício de seus direitos como sujeito ativo no seu processo de construção do conhecimento, por meio: da expressão e da formação de sua identidade sócio-político-cultural; da elaboração, conscientização e apropriação da sua autonomia; da garantia da livre expressão e manifestação de sua criatividade e de seu imaginário; do movimento ao contato com a natureza e da expressão corporal em espaços amplos; da brincadeira, da teatralidade, da musicalidade, da poesia, da historicidade, e das atividades plásticas; a ampliação de suas experiências e de seus conhecimentos sobre a realidade local e universal. Todos esses são elementos que se pode usar na interdisciplinaridade com alunos professores e familiares nas escolas.

As atividades a ser desenvolvidas devem criar alternativas de intervenção interpessoal que proporcionem a utilização dos sentidos e da motricidade, bem como a convivência grupal.

O planejamento é essencial na educação infantil, temos que planejar suas aulas, saber quais materiais você vai usar quais objetivos, conteúdos, você tem que atingir e no RCN você encontra todas as linguagens (oral, movimento, artes, matemática, música, etc.) com os objetivos e conteúdos já separados por idade para você fazer seu planejamento e conseguir seus objetivos.

Na educação infantil o planejamento é tudo, se você não planejar você fica perdida sem saber quais conteúdos trabalhar, não tem objetivos a atingir, sua classe fica sem limites, pois eles percebem quando a professora não planejou a aula, você tem que ficar procurando os materiais que você precisa, o melhor é você já na hora da roda da conversa já mostrar para sua turma a rotina do dia o que vai ser feito neste dia, assim eles não ficam perdidos e sua aula vai ser muito melhor, pois você tem tudo planejado, os materiais prontos e no final da aula você faz uma avaliação com as crianças e você avalia o que deu certo e o que não deu o que pode ser melhorado.

Mas o planejamento é flexível se surgiu um fato novo no dia nada impede você de modificar o seu planejamento do dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. 1.              PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR da música a sopa do neném (PARA CRIANÇAS DE 4 ANOS).

 

Tema: Alimentos

Conteúdo: Ampliação do vocabulário, desenho livre sobre o tema, cores, tamanho, comprimento, largura, semelhança e diferença, vida rural e urbana, identificação e reprodução de sons vocais.

Objetivos: Desenvolver a oralidade das crianças por meio da música ampliando seu vocabulário...

Proporcionar situações diversas sobre a musica levando a observar o tamanho à largura às diferenças e semelhanças dos legumes relacionados na musica...

 

Metodologia da ação pedagógica:

ü                      1º Momento:  Ensino e Alfabetização II

ü                       Iniciar a aula organizando os alunos em circulo, colocar a musica para eles ouvir.

ü                      Levar para os alunos tal como cenoura, e tomate, e outros legumes, para as crianças tocar...

ü                      Combinar e brincar com as palavras, estimulando a imaginação das crianças.

ü                      Conversar e perguntar, para maior interação :

De onde vêm os alimentos que consumimos?

 

Por que devemos selecionar os alimentos que comemos?

 

Existe algum alimento mais importante que outro?

 

Qual a quantidade de alimentos que devemos ingerir?

 

Quantas vezes por dia devemos comer?

 

Podemos comer chocolate e doces?

ü                       

ü                      2° Momento: Ensino da Matemática na Educação Infantil

ü                      Em seguida, vamos iniciar a atividade de classificação, ou seja, os alunos deverão observar os legumes e realizar a contagem dos mesmos, juntamente com a professora em voz alta.

ü                      Logo em seguida deverão classificá-los conforme a cor, tamanho, espessura, características  e  peso...

ü                      3° Momento: Ensino das Artes e Música

ü                       Após finalizar a atividade anterior, os alunos terão contato com música Sopa do Neném do grupo musica Palavra Cantada novamentente. Neste momento receberão colheres de pau para cantarmos e batucarmos no ritmo na música e cantar.

ü                      Depois desenharam conforme sua imaginação, os legumes ou sopa com os ingredientes que eles gostariam de comer.

ü                      È interessante levar alimentos ou receitas para as crianças poderem experimentar.

ü                       Alface: Coloque alface em tirinhas nos recheios dos sanduiches ou para decorar o prato. Sirva também folhas pequenas de alface com frango ou carne fria desfiada.

ü                      Cenoura: Cozinhe o feijão com cenoura ou faça desenhos criativos com esse legume cozido e sirva na salada.
Couve flor: Prepare couve-flor a milanesa. Outras opções: Faça bolihos, sopinhas ou leve a couve-flor ao forno com um pouquinho d manteiga e queijo ralado.
Espinafre: Enriqueça a massa do nhoque com espinafre cozido.

Creme de espinafre e bolinhos também agrada todos os pequenos.
Ervilha: Prepare omeletes com ervilha fresca e salsicha. Outra sugestão: sopinhas de ervilhas secas batida no liquidificador.

Brócolis: Coloque pedacinhos por cima da mussarela da pizza. Os brócolis podem entrar também na receita da papinha ou ser misturados cozidos com porções de macarrão.

Beterraba: Na hora de preparar o molho da macarronada, acrescente beterraba ralada, na hora da sobremesa, uma boa alternativa é juntar folhas de gelatina branca com caldo da beterraba e colocar para gelar. É nutritivo e gostoso.
Vagem: Faça ovos mexidos com vagem bem picadinha. Coloque também alguns pedaços na agua quando preparar o arroz.

ü                      Tomate: Coloque fatias de tomate por cima da mussarela na pizza.
Abobora: Misture abobora com azeitonas verdes picadas ao recheio de carne moida no pastel. Prepare um gostoso purê de abobora

ü                      4° Momento: Ensino da Natureza e Sociedade

ü                      Para finalizar, vamos observar dentro de cada legume se tem ou não semente... Vamos plantar as sementes dos legumes no algodão e na terra. Será discutido o que uma plantinha precisa para crescer... Em seguida, será proposto para registrar a atividade...

 

  • Avaliação: A avaliação será continua durante todo o processo. Será observada a participação, colaboração, envolvimento e compreensão dos alunos nas atividades propostas...
REFERÊNCIAS:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Interdiscip...

FREIRE, Paulo.  Pedagogia da autonomia-Saberes Necessária à prática

Educativa. 17 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.