UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO Centro de educação
Por: Maria Severiana de Albuquerque Curso de Pedagogia 3º Período Email:[email protected]
DIDATICA Resenhas dos textos: Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo.
Autor: Vasconcellos, C. dos Santos.

RECIFE - PE

2015 Textos 13 e 14: VASCONCELLOS, C. dos S. Planejamento enquanto instrumento para Práxis Pedagógica.
In: VASCONCELLOS, C.dos S. Planejamento: plano de ensino-aprendizagem e projeto educativo. São Paulo: Libertad, 1995,42-52, pp132-156.

Os textos de Vasconcellos abrir uma discussão em torno de Planejamento relacionado ao processo de ensino e aprendizagem, porém o autor faz uma estratégia bem inteligente ao tema, pois ele não entra para debater o tema diretamente, ele passa a conceitua o termo planejamento e planejar, para que o leitor no âmbito da leitura possa assimilar a real fundabilidade entre esses conceitos que serão os pontos chaves a serem aqui discutidos.
Vasconcellos deixa bem claro que ao retrata essa questão na perspectiva do planejamento tem que considerar dois fatores primordiais: A realidade e a Finalidade, mais com que intencionalidade o autor propõem em abordar esse pressuposto dentro do planejamento. De acordo com a concepção de Vasconcellos, esses fatores são pontos determinantes para o planejamento. Pois são planos de ação que vai atuar dentro do planejamento. No texto 14 que vai trazer essa abordagem para o dia a dia das salas de aula,quando o professor muitas vezes encontram situações dentro da ambientação da sala de aula,situações que de um modo ou de outro entra em contradição com o professor, então essa problemática que confronta a docência que tenta driblar esses problemas. O professor busca trazer para dentro das salas de aulas contextos mais amplos e específicos, que tem por finalidade ser desafiantes, pelo fato de ser heterogeneidade de saberes e experiências vivenciadas pelo próprio educando. Então e a partir desse momento que o planejamento vai atuar, do meu ponto de vista, o planejamento ele não entra para tira a autonomia do professor dentro das salas de aulas, pelo o contrario um planejamento bem elaborado e bem trabalhado como aponta Vasconcellos. O planejamento dever se ajustar as necessidades da própria realidade dos alunos e da comunidade escolar. O planejamento e uma forma para que o professor conheça a diversidades e que tenha certa flexibilidade dentro do planejamento para o professor possa atuar para o direcionamento que vise uma melhor pratica do ensino e aprendizagem. O planejamento dentro de minha concepção e uma arma da própria docência que tem um papel de muda o caminho da educação. O planejamento e um guia do educador que através dele vai ter a possibilidade de atuar junto aos alunos e ajudar ele a analisar a sua própria realidade. Em suma, o planejamento não e algo simples, porém não pode deixar de realiza-lo, pois é o direcionamento para que a docência possa atuar sobre o educando em sua realidade, o planejamento e como um facilitador para que o professor possa chega até o aluno.