Aline Ramos da Silva

O Professor e as Tecnologias

 RESUMO

 Este trabalho tem por finalidade de discorrer sobre os mecanismos tecnológicos e intensificar os conceitos e as influências que podem causar na Educação. Sabemos que este assunto é vasto e complexo, mas também percebemos que através do material disponível, as organizações de ensino devem estar sempre atentas às inovações do mundo moderno, tendo o grande desafio de reinventar os conceitos e por que não dizer, quebrar as resistências e paradigmas existentes.

As influências dos meios tecnológicos em nossas vidas são gritantes e o professor, enquanto mediador do conhecimento, deve estar antenado com estes meios disponíveis, a fim de promover maior interação no contexto das organizações de ensino.

 Palavras chaves: Tecnologia, educação, conhecimento.

 OBJETIVOS

 Apresentar os conceitos básicos e promover uma reflexão sobre a prática do uso dos computadores como ferramenta pedagógica.

 Mostrar aos professores como as novas tecnologias da comunicação e os principais recursos disponíveis na internet podem ser utilizados na sala de aula com os alunos, criando diferentes formas de aprendizagem e de ensino, numa proposta pedagógica que tenha como alvo principal o estudante e suas necessidades de aprendizagem.

 INTRODUÇÃO

 Vivemos em um mundo tecnológico, onde a informática não pode ser vista como mais uma tecnologia, mas sim como uma nova tecnologia que oferece transformação pessoal, além de favorecer formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.

Aprender informática e entender as maneiras da utilização correta e eficaz de um computador transformou-se em quesito essencial na formação profissional de qualquer pessoa, do mais simples trabalhador, ao profissional mais especializado e qualificado. A informática está presente em todas as profissões e em todas as áreas do trabalho e do ensino humano. Na atualidade, é quase impossível arrumar trabalho que não seja o braçal, sem que o candidato não saiba informática. Portanto, saber usar o computador se tornou essencial na vida moderna.

As atividades desenvolvidas pelos professores com a ajuda do computador e seus mecanismos tecnológicos devem colaborar com a melhoria do aprendizado na educação, permitindo que alunos e professores tenham acesso às novas tecnologias, possibilitando-os a um futuro de sucesso.

 DESENVOLVIMENTO

 As mudanças constantes centradas principalmente nas inovações tecnológicas têm caracterizado uma sociedade com mercados competitivos e globalizados, dessa forma vários paradigmas estão sendo revistos. As escolas, professores e alunos estão percebendo as mudanças. Para que as inovações tecnológicas sejam realmente efetivas nas práticas escolares, devemos romper com antigos paradigmas, sendo necessária, acima de tudo, uma revisão de adequação de todo o sistema educacional, buscando abertura e formas dinâmicas de ensino, onde a aprendizagem aconteça na prática e seja de acordo com o anseio do aprendiz. Da mesma forma que, diante de toda a complexidade do assunto devemos rever antigas posturas dos agentes envolvidos no processo educacional, adotando assim novas posturas que sejam suficientes para alcançar as mudanças necessárias que possibilitarão a efetivação de fato das novas tendências voltadas ao uso de inovações tecnológicas.

  As instituições de ensino: discutir novas tendências educacionais voltadas ao uso de inovações tecnológicas em sala de aula implica necessariamente em se repensar a adequação dos espaços pedagógicos, onde as ações se concretizam. Para isto é necessário investir em novas infraestruturas, criar ambientes virtuais de aprendizagem que estimulem a produção cientifica. Como esta readequação dos espaços pedagógicos está condicionada a investimentos em infraestrutura é necessária uma política educacional que priorize investimentos nesse sentido, deixando esta responsabilidade apenas às instituições de ensino.

Os professores: frente a estas novas tendências, o professor deve estar preparado para elaboração e execução de novas propostas de aprendizado, é necessário que ele conheça as novas tecnologias disponíveis, para que possa definir a construção de suas ações. O professor deve estar aberto a novas tendências, mas as esferas responsáveis devem garantir o desenvolvimento da educação com urgência e criar meios ou mecanismos que insiram o professor no mundo digital, tornando-o conhecedor destas novas tecnologias, preparando-o para o uso destas novas técnicas em sala de aula, garantindo-lhe segurança para que venha a romper com antigos paradigmas.

Os alunos: embora a discussão esteja voltada ao uso de novas tecnologias em sala de aula é para o aluno que esta educação está sendo pensada e preparada, ou seja, o centro de toda a educação é o aluno, é suas expectativas que devem ser correspondidas, visando o seu comprometimento no processo de aprendizagem. Diante deste novo paradigma educacional percebemos uma abordagem voltada para a pesquisa, uma investigação contínua como meio de desenvolver o ensino e efetivar o conhecimento.

Observando os avanços tecnológicos e considerando que a Internet surgiu nos anos 50 com o intuito de interligar os centros militares americanos, para uma comunicação rápida e eficiente, somente duas décadas depois é que começou a ter outro objetivo: O Acadêmico. A partir de então a Internet teve uma evolução interligando as principais universidades e centros de pesquisa, e algumas organizações não governamentais.

 Para a educação a internet oferece várias possibilidades de uso tais como: pesquisas, visitar museus, parques, livrarias, ler jornais e revistas, mas em nossa sociedade o acesso à internet está condicionado a uma pequena parcela de alunos, porque a grande maioria ainda não possui este recurso. Necessário é que este recurso seja disponibilizado e acessível à grande maioria da população, principalmente no que envolve a educação, pois assim as organizações de ensino terão um aliado consistente e forte, tornando a educação uma realidade. Salientamos que a internet que traz consigo uma série de vantagens e desvantagens quanto à forma e os meios de utilização e se utilizada corretamente seus benefícios são enormes, pois a mesma não é controlada por ninguém, não possui um dono, nem pertence a nenhum governo.

 Inicialmente era possível interligar vários usuários por meio do correio eletrônico, a partir da década de 80 foi possível trabalhar imagens gráficas, e esta inovação logo popularizou.

 A www (world wid web) possui a maior biblioteca virtual, com acervo de informações disponível 24 horas por dia em qualquer localidade. É possível localizar informações sobre os mais variados assuntos nas mais diversas abordagens. Os educadores têm um papel importante neste contexto, o de orientar os alunos para que consigam discernir entre as informações que devem ser utilizadas ou não, o principal não é somente ter informação, mas saber tratá-la e analisá-la descartando as possíveis distorções.

Muitas vezes realizamos uma pesquisa na internet sem atermos as páginas com conteúdos de nosso interesse, assim se realizarmos uma pesquisa, ou seja, colocarmos apenas uma palavra-chave, ou mesmo colocá-la entre aspas, isto agilizará e restringirá a nossa pesquisa, facilitando à procura, não sendo necessário digitar acentos e cedilhas. Assim sendo, encontraremos mais rapidamente o conteúdo adequado para a pesquisa.

Não é de hoje que contamos com a ajuda da educação à distância, desde o século XVIII ela já faz parte de nossas vidas, inicialmente era feita apenas por correspondências, após o surgimento de novas tecnologias começou a ser incorporadas ao meio que facilitaram e estimularam a um número maior de pessoas.

Peters (1998) define o ensino a distância como um método de partilhar conhecimento, possibilitando o acesso à instrução a um grande número de estudantes ao mesmo tempo. É uma forma industrializada de aprender. Essa forma de ensino facilita a educação principalmente para quem tem poder aquisitivo menor e residem fora dos grandes centros.

Também existem pontos a serem observados no ensino a distância segundo relata Keegan (1998) destaca: - Separação física professor/aluno;  influência da organização educacional;  utilização de meios técnicos de comunicação e  possibilidades de encontros.” O conhecimento é melhor assimilado quando há presença de ambas as partes, professor e aluno. Na educação individual cada aluno organiza seu próprio estudo. É necessário que os alunos tenham a tecnologia a seu favor: computador, internet, possuam e-mails para que seja feita a transmissão de conteúdos educativos.

Há várias características que Armengol (1998 ) ressalta nos mecanismos da educação a distância: população estudantil dispersa; população predominantemente adulta; cursos auto-instrucionais, elaboração de materiais para estudos independentes com objetivos claros; cursos pré- produzidos combinados com outros meios individualizado. Por tratar-se de uma clientela adulta o uso dessa forma de educação, o conteúdo a ser repassado aos estudantes deve ser claro e objetivo, esse conteúdo vem combinado com outros recursos e meios conhecidos. As indústrias e as instituições de ensino necessitam constantemente reinventar os conceitos de conhecimento, tendo como objetivo a eficiência.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 Podemos concluir que o uso de recursos tecnológicos como forma de desenvolver ações pedagógicas em sala de aula, requer preparo do professor e da instituição para que sejam elaborados projetos de correspondam às expectativas dos alunos, iniciando-se assim, o abandono dos antigos paradigmas que enfatizam uma educação tradicional centrada no professor e em recursos que não possibilitam ao aluno despertar para as inovações oferecidas na era digital.

Sabemos, baseado na realidade escolar, que os meios tecnológicos estão ainda distantes da sala de aula em sua totalidade, entretanto cabe aos poderes constituídos e os diretamente envolvidos com a educação, atribuírem o valor real às exigências do ensino nos vários níveis escolar, optando por uma prática educacional coerente e reflexiva de ensino.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TAJRA, Sanmya Feitosa. Internet na Educação – O Professor na Era Digital. Editora Érica. SP/ Brasil, 2002.