RESUMO

O Lúdico nos anos Iniciais do Ensino Fundamental é uma das atividades mais importantes na infância da criança, pois ela necessita brincar, jogar, criar e inventar para manter o equilíbrio. Ele possibilita o estudo da relação com o mundo externo, integrando estudos específicos sobre a importância do lúdico na formação da personalidade. O lúdico é fundamental ao ser humano, logo, é parte constitutiva do processo de ensino-aprendizagem das crianças. Na criança, a imaginação criadora, surge em forma de jogo, instrumento primeiro de enfretamento da realidade.  O elemento que separa um jogo pedagógico de outro caráter apenas lúdico é que os jogos e brinquedos pedagógicos são desenvolvidos com intenção explicita de provocar uma aprendizagem significativa, estimular a construção de um novo conhecimento e principalmente despertar o desenvolvimento de uma habilidade operatória.

Palavras-Chave: Ensino; Brincar; Jogo; Educação; Desenvolvimento. 

INTRODUÇÃO 

No âmbito escolar, o lúdico nos ano iniciais do Ensino Fundamental é pouco discutido, porque oferece uma educação que não conduz com a realidade e necessidade de cada cidadão.

Esta educação passa ter em vista o oferecimento de maiores oportunidades de uma diversidade cultural, pelo qual resgata o aprendizado incondicional, por encontrar formas mais lúdicas de se educar e de se trabalhar com o cidadão, despertando nele o conhecimento para que seja capaz de tornar-se um crítico e transformador da sociedade onde ele estar inserido.

O lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental esta ligado à questão de como saber lidar no cotidiano do ambiente escolar de modo a levar os alunos a se situarem como sujeitos transformadores de seu espaço educativo e social.

O lúdico faz parte da vida da criança na escola e tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo e á construção do conhecimento, com isso, esses processos estão fortemente interligados. Ele favorece a autonomia da criança, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.

Por meio do lúdico é que o cidadão aprende a agir e tem curiosidade estimulada de exercitar sua autonomia. O lúdico é fonte de lazer, mas é simultaneamente, fonte de conhecimento que nos leva a consolidar parte essencial da atividade educativa de cada cidadão.

O brincar e o brinquedo sempre estiveram presentes no cotidiano das pessoas, independentemente da classe social, raça, gêneros e cultura. Isso mostra a grande riqueza do brincar e do brinquedo para o desenvolvimento humano. Diante do exposto, torna-se fundamental que nós comecemos a formular o próprio conceito de brincadeira, visando à construção do conhecimento e da identidade da criança.

Os jogos e as brincadeiras devem ser vistos como parte integrante da educação, pois é através desses recursos lúdicos que se dará a continuidade da construção da subjetividade e da autonomia da criança. Colocamos como continuidade, porque esse processo começa e se desenvolver também na família.

 Portanto, com o estudo e aprofundamento deste tema "O papel do lúdico nos anos iniciais do Ensino Fundamental" termos melhores condições de compreender a importância do lúdico no cotidiano escolar, aumentando assim o interesse e enriquecendo o ensino-aprendizagem.