ALEXANDRE VALDEMAR DA ROSA*

____________________________
* Graduado em História - UNESC
Especialista em História - UNESC
Especialista em Educação Inclusiva - UCB-RJ.

RESUMO

Este artigo aborda a história do homossexualismo, dos primórdios da pré-história ao período escravista do século XIX, enfatizando as diferentes formas de maus-tratos aos praticantes do que ficou conhecido no passado de “o amor proibido”. Muitas foram as punições atribuídas aos homossexuais nas diferentes sociedades por todo o mundo, castigos estes motivados, sobretudo, por ideias e religiões conservadoristas. A presente pesquisa mostrará também que independente do continente o amor homossexual do passado assim como nos dias atuais também conseguiu romper barreiras.

Palavras-chave: Homossexualismo. Punição. Celibato.

Introdução

O passado referente ao homossexualismo concomitantemente sempre esteve infelizmente muito ligado a pensamentos e atitudes preconceituosas no decorrer das transformações das sociedades em todo o mundo. Essa intolerância durante muito tempo marginalizou esses indivíduos, sobretudo, os homossexuais considerados passivos. Nesse sentido, a ideia principal deste artigo é analisar historicamente as relações homoeróticas em diferentes momentos históricos.  Sabe-se que “independente da classe social, raça, religião ou postura dos seus agentes, o amor homossexual sempre rondou os bastidores da história”[1]. Tal fato é comprovado através de relatos encontrados tanto nas antigas como nas modernas civilizações até hoje estudadas.

Independente da época em que se enfatize a problemática em questão a perseguição relacionada aos homossexuais sempre foi uma constante, principalmente por parte da Igreja Católica, instituição essa que no passado definia as regras comportamentais da sociedade. No ano 1000, por exemplo, a igreja começou a denunciá-los, “obrigando-os a comparecer diante de cortes episcopais e os acusados de atos de perversão ou de pederastia eram punidos exemplarmente”[2].

Punições, tortura e degredação foi o retrato da história dos homossexuais por todo o planeta, realidade esta que será apresentada nesta pesquisa...