O crente e o vinho
Lucas 7 : 34

"Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores".



Queridos irmãos Jesus foi chamado de comilão e bebado de vinho pelos fariseus e os doutores da Lei Jesus chamou eles de meninos que grita uns para os outros , os mesmos fariseus chamavam João Batista de demoníaco ou endemoniado e João não comia pão nem bebia vinho mais Jesus nos mostra que gostava de vinho e de comidas e dado a festas com pessoas da alta sociedade mais sera q os crentes podem beber vinho e outras bebidas ? Hoje vivemos uma época que tomar uma taça de vinho ou um copo de cerveja é pecado dizem até que o vinho que Jesus bebia era suco de uva e não tinha Álcool e com isso nas ceias que eram de vinho e pão agora são de Suco de uva, sera que não estamos querendo santificar um Cristo Santo e justificar os seus atos ? Será que não é mais fácil que proibir do que ensinar ? O crente a ter limites ao seus atos ? Até onde podemos proibir ? O que é verdade ou proibição sem base bíblica, Paulo nos ensina alguma coisa sobre vinho e outras bebidas vejamos em 1 Timóteo 3 :3 "Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento ".
Aqui Paulo está falando de um grupo especifico que não podem ser dado ao vinho e a escândalos tendo dever moral de não ser bebedores de vinho mais aos diáconos no versículo 1 Timóteo 3 :8 Paulo diz "Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância ".
Paulo diz não seja dado a MUITO vinho então logo entendemos que pouco vinho pode , mais para frente Paulo pede para os velhos se não beber água mais também um pouco de vinho 1 Timóteo 5 :23 "Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. ". Então vemos que o uso do vinho também é usado na bíblia como remédio para as pessoas idosas sendo que é comprovado cientificamente que o uso do vinho moderado ajuda a desentupir as artérias, mais em Salmos 104 :15 o Salmista usa o vinho como remédio para alma dizendo "E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem. " O vinho também pode ser usado como um anti depressivo e outras doenças que nos dias de hoje são muito comuns no meio Cristão o Salmista manda que os homens para alegrar o coração beba vinho. Mais tenho que falar não são todas as pessoas que podem beber vinho ou bebida forte usando um pouco de sabedoria logo vemos que a mesma bebida que traz alegria pode trazer erros em Provérbios 20 :1 "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não e sábio. ". mais se juntarmos a bebida com sabedoria não seremos escarnecidos e não erraremos a palavra-chave e sabedoria controle de si próprio se você não tem controle de você mesmo das suas vontades ou se tem um histórico de alcoolismo na família ou até mesmo se você for alcoólatra não é bom que beba porque quando você bebe e erra você deixa de ser sábio outros usam vinhos para bebedeira e comelância , Provèrbios 23 :20 "Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne."Então temos uma classe de pessoas que devem evitar bebidas seja ela qual for fazendo uma analise pessoal de sua vida como você se porta com as bebidas e tendo um retrocesso de bebedeira e de dependência não beba Nada somente agua ,mais não tem problema se sendo sábio na bíblia não tem oque impeça de beber vinho como Cerveja e demais derivados você pode beber por fins medicinais ou sociais vejamos alguns exemplos que a bíblia nos deixa Jesus fazia amigos em festas regadas de vinho e comida, mais existem outros relatos bíblicos que nos mostram que o vinho e a bebida forte era costume do povo daquela época em Deuteronômio 14:26 "E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa ".
O uso da bebida forte o vinho alegra a alma e era usada com a palavra de Deus nos diz em Provérbios 31:6-7 "Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais." Aqui vemos a bebida forte e o vinho sendo usada como tratamento para depressão tristeza espiritual , irmãos uma boa taça de vinho não faz mal para quem pode beber e não se entrega a contendas e sim com Paz Efésios 5:18 "E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito".
Isso quer dizer que não estou dizendo que é para você ir para um bar em uma roda de Samba e tomar todas e se embriagar com vinho mas e claro que a Bíblia não nos condena se nos reunirmos cristões firmes e sentarmos em uma mesa para bebermos vinho e cerveja e outros tipos de bebidas porque a bíblia não condena nenhum tipo de bebida mais sim a atitude pessoal e moral de algumas pessoas que não sabendo do seu limite se embriagam e se escarnecem. Cantares 1:2 "Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho." Aqui vemos que Salomão compara o amor com um bom vinho , mas volto a repetir que toda bebida deve ser social com fim útil para o Corpo de Cristo porque em Isaías 5:11 "Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! "
Com isso entendemos que não é o ato de tomar bebida alcoólica mais sim de se embriagar ou se viciar entregando a sua vida ao Alcoolismo mais se você tem a plena conciência e o controle mental e psíquico não a nada demais em beber um bom vinho ou um bom Whisky com um grupo de amigos na sua casa ou até mesmo na sua Igreja...