Em psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. Portanto, motivação é o processo responsável pela intensidade, direção ,e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. E a Linguagem é como os homens se comunicam e interagem.

     Para Braghirolli (1995) existem dois tipos de motivos:

     1. O positivo ou de aproximação

     2. O negativo ou de evitação.

Os motivos positivos (aproximação) , segundo Braghirolli (1994),mais pesquisados e as sua metas correspondentes são:

MOTIVO

META ( prazer obtido por):

Realização:

Realizações exitosas;

Afiliação:

Relações afetuosas com os outros;

Poder:

Influência sobre o comportamento de outras pessoas.

É preciso pensar a linguagem humana como lugar de interação, de constituição das identidades, de representação de papéis, de negociação de sentidos, por palavras, é preciso encarar a linguagem não apenas como representação do mundo e do pensamento ou como instrumento de comunicação, mas sim, acima de tudo, como forma de interação social.

Não é possível compreender o homem sem a linguagem, ou compreender a linguagem sem o homem. Eles são inseparáveis, pois a linguagem evoluiu e evolui com o homem; e a humanidade evoluiu e evolui com a linguagem.

A Linguagem foi desenvolvida pelo homem como uma maneira de transmitir a prática de sobrevivência. Maurício Gnerre, em seu livro Linguagem e Poder, afirma impiedosamente: "A linguagem é o arame farpado mais poderoso para se garantir o poder". Em síntese, o poder da palavra em nossa vida é fundamental e se observarmos a reação de nossas afirmações e atos, descobriremos que eles não retornarão jamais vazios, mas sim, repletos do material emitido.

Estudou-se a diferença entre Língua e Linguagem. Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas. Enquanto queLíngua é o tipo de código formado por palavras e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si.

O inconsciente atua na linguagem, deixando se expressar a personalidade do sujeito do discurso. Então,  há uma relação direta entre a linguagem e o nosso inconsciente.

Os meios de comunicaçãode massa usam a linguagem como um instrumento de dominação e manipulaçãopara criar influência no modo de viver e pensar das pessoas.

O nosso corpo é um centro de informações para nós mesmos, portanto é uma linguagem que não mente. Segundo pesquisa do professor Albert Mehrabian, da Universidade da Califórnia (EUA), em uma interação social, 55% da mensagem é transmitida pela linguagem corporal; a voz é responsável por 38% e as palavras, apenas 7%. A linguagem corporal permite não só uma maior compreensão sobre o outro, mas também,sobre si próprio.

As descobertas antropológicas têm sido constatadas através dos vestígios deixados pelos homens de diferentes povos com diferentes processos de civilização, que, ao longo da história, foram sentindo necessidade de construir símbolos capazes de significar realidades. Tais símbolos tinham a finalidade de manter vivas experiências importantes no seio daquelas comunidades e, de certa forma, garantir a sua perpetuação. Em si mesmos, estes símbolos já envolviam um caráter comunicativo, ou ainda, objetivamente, tinham a função de instrumentos de comunicação. De acordo com J. Landeira (2005), "Estudos antropológicos indicam que o uso mais sofisticado da mão para realizar tarefas com o auxílio de ferramentas primitivas feitas de pedra surgiu com os primeiros hominídeos há cerca de 2 milhões de anos atrás com o Homo habilis. Neste caso, o uso da linguagem não seria exclusivo da nossa espécie (Homo sapiens), mas sim de espécies próximas à nossa (mesmo gênero – homo) que já teriam desaparecido."

Concluímos que a motivação para realizar determinada atividade ou atividades é intrínseca ao ser humano, toda pessoa apresenta motivação para desempenhar ações que lhe são exigidas ao longo da vida, o que diferencia é o tipo de motivo, que no caso pode ser um motivo de realização, afiliação ou poder. Verificamosque Linguagem é a atividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. Seu uso ocorre na interação social e pressupõe a existência de interlocutores. Por meio da linguagem tornamos possível o desenvolvimento e a transmissão de culturas, bem como o funcionamento eficiente e o controle dos grupos sociais.


BIBLIOGRAFIA

LANE, S. T. M.; SAWAIA, B. B. (orgs.) (1995). Novas veredas da psicologia social. São Paulo:Brasiliense, EDUC

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. Lisboa: Antídoto, 1979.

GREGORY, R. (1977). Olho e cérebro. Psicologia da visão. Rio de Janeiro: Zahar