Motivação de Estagiários na Casa da Moeda do Brasil, Um estudo de Caso: Como uma organização pública incentiva o estagiário, apesar da falta de expectativa da efetivação?

Ariadna Gonçalves Almeida, Letícia Neves do Nascimento e Wellington Vanderlei de Melo¹

RESUMO


Da revolução industrial até os dias de hoje, muita coisa mudou, uma delas e a mais importante foi adequar o modelo de gestão das empresas à legislação vigente, com isso as organizações adquiriram direitos e deveres, que foram usufruídos tanto pelos patrões como pelos funcionários, como o 13° salário, férias, aviso prévio, FGTS, etc. Porém apareceram outros fatores neste cenário. Além de ter funcionários a empresa poderia terceirizar; que é um serviço onde o funcionário não tem vínculo com a organização, mas trabalha para a mesma; também apareceram os menores aprendizes que chegaram com a proposta de aprender e de adquirir vivência em um ambiente profissional, e por fim também vieram os estagiários que mescla o não vínculo com a empresa, de um terceirizado, com o projeto de aprendizado e vivência do menor aprendiz.
Este trabalho visa mostrar qual o impacto da não efetivação do estagiário em uma empresa pública, porque o que temos observado é que muitas organizações ainda não adaptaram suas estruturas de gestão de pessoas a essa realidade. Nos propomos a absorver quais fatores beneficiam ou não na motivação destes jovens, por meio de pesquisas e coleta de dados, para isto foi utilizado questionário, pois consegue realizar esta coleta com mais rapidez, flexibilidade e praticidade. Estes questionários foram aplicados para identificar a percepção que os estagiários têm sobre a motivação em uma empresa pública.
Os resultados apurados nos mostram que a Casa da Moeda do Brasil, consegue motivar a maioria de seus estagiários, pois oferece benefícios além dos obrigatórios e cumpre a proposta de aprendizado, realizando feedbacks, oferecendo cursos e outras coisas que estarão sendo expostas por este trabalho, assim verificamos que é possível uma empresa pública motivar os jovens, adicionando benefícios e diminuindo o peso da não efetivação.

Palavras-chave: Estagiário. Efetivação. Motivação.


1 INTRODUÇÃO

O tema deste trabalho visa esclarecer qual é o direito e o dever do estagiário e da empresa, o que é motivação, qual é o seu impacto em um ambiente onde não há "crescimento profissional" e como uma organização pública incentiva o estagiário apesar da falta de expectativa de efetivação. Sabemos que de acordo com Murray (1973, p.22):

Uma pessoa é motivada, em qualquer momento por uma variedade de fatores internos e externos. A força de cada motivo e o padrão de motivos influi na maneira como vemos o mundo, nas coisas em que pensamos e nas ações em que nos empenhamos.


Por isso temos por finalidade mostrar como os benefícios oferecidos por uma empresa pública podem ou não motivar um estagiário, fazendo pesquisas e verificando os pontos positivos e negativos deste processo.

1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Casa da Moeda do Brasil foi fundada em 08 de Março de 1694, com o objetivo específico de fundir e cunhar todo o ouro extraído do Brasil durante o período colonial, hoje a empresa transformou-se no maior complexo industrial da América Latina para a produção de cédulas, moedas, medalhas, documentos de identidade, passaportes, certificados, títulos, ações, apólices, bilhetes magnetizados, selos postais e selos fiscais (para bebidas e cigarros), além de inúmeros outros produtos e de um altamente qualificado serviço de fundição, refino e titulação de ouro para o Brasil e outros países.
A pesquisa será aplicada nesta organização, pois se trata de uma empresa altamente comprometida com o mercado e que dá oportunidades a trabalhadores terceirizados, aprendizes e estagiários, assim possibilitando a aplicação e análise da pesquisa proposta.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Este capítulo é a base teórica do nosso trabalho. É muito importante entender o que é um estagiário, qual sua função, direitos e deveres; qual é o papel da empresa neste processo e o que é a motivação. A partir destes conceitos poderemos enquadrar o nosso estudo e relacioná-los com a realidade da pesquisa.

2.1 ESTÁGIO

Estágio é um serviço que é muito utilizado pelas empresas hoje em dia, e muitos jovens estão aderindo a esta prática para aprender uma profissão e ter uma experiência profissional no seu currículo. É importante destacar as características de um estágio:

Estágio não é emprego, mas sim um meio de proporcionar vivência em ambientes de aprendizagem, em conformidade com as tendências de gestão de carreira e formação do cidadão. No estágio, o aluno terá a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos, conhecer sua futura profissão, desenvolver competências específicas, além de enriquecer o currículo (UNIGRANRIO, 2010).


Outra definição é descrita na própria lei onde foi formalizado:

Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo educando os que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.
§ 1º O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.
§ 2º O estágio visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. (BRASIL, Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008).



2.2 O QUE É SER ESTAGIÁRIO

O estagiário é um adolescente ou jovem que é contratado por um período determinado (que não pode ser inferior a seis meses e não ultrapassar o período de dois anos), podendo ou não ser efetivado pela empresa passado este tempo, são alunos regularmente matriculados em cursos da rede pública, particular ou escolas de educação especial. As atividades do estágio são relacionadas com sua área de atuação profissional e não pode ser considerado como empregado.

2.3 O PAPEL DO ESTAGIÁRIO

O estagiário tem muitas responsabilidades a serem executadas entre elas estão frequentar regularmente as aulas, preencher os relatórios do estágio nas datas estabelecidas, enviar o contrato (TCE) devidamente assinado e dentro do prazo estabelecido, registrar diariamente a freqüência no estágio, comunicar qualquer alteração em sua situação escolar, informar mudanças de endereço, telefone, entre outros. Estar sempre querendo aprender, observando as suas atitudes dentro da empresa, demonstrando entusiasmo e procurar ser ao máximo responsável e ético (UNIGRANRIO, 2010).
No estágio o aluno tem que verificar tudo o que foi aprendido e formular soluções para os problemas frequentes, melhorando o ambiente com organização para cumprir os prazos estabelecidos, criando um valor agregado à empresa.

2.4 LEI DO ESTÁGIO

A lei do estagiário foi criada para evitar que as contratações de estagiários sejam feitas de medida fraudulenta, os protegem e criam inovações na lei de ordem diversas:

a) A carga horária está limitada a seis horas diárias/trinta horas semanais;
b) Estagiários têm direito ao recesso remunerado (férias) de trinta dias a cada doze meses de estágio na mesma Empresa ou, o proporcional ao período estagiado se menos de um ano; Não há abono de férias. A nova Legislação do estágio também não prevê 13º salário nem o FGTS, INSS e PIS;
c) O tempo máximo de estágio na mesma Empresa é de dois anos, exceto quando tratar-se de Estagiário portador de deficiência;
d) A remuneração e a cessão do auxílio-transporte são compulsórias, exceto nos casos de estágios obrigatórios;
e) Profissionais Liberais com registros em seus respectivos Órgãos de Classe podem contratar Estagiários;
f) O capital segurado do Seguro de Acidentes Pessoais, cujo número da Apólice e nome da Seguradora precisa constar do Contrato de Estágio, deve ser compatível com os valores de mercado;
g) Um Supervisor de Estágio poderá supervisionar até dez Estagiários;
h) O aluno receberá a bolsa auxílio que se destina a auxiliar os estagiários em suas despesas escolares;
(BRASIL, Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008).

A empresa e o estagiário têm que estar atentos à regulamentação para que se tenha um total aproveitamento deste serviço e que nenhumas das partes relacionadas no processo sejam lesadas.

2.5 O QUE MUDOU NA LEI

Na regulamentação, muita coisa mudou para proteger os estagiários e direcionar as empresas. Outras normas continuam como, por exemplo, as contratações não serão regidas pelas leis da CLT e não criam nenhum vínculo empregatício com a empresa, o estágio é oficializado com o Termo de Compromisso de Estágio, assinado pelo estagiário, pela empresa e pela instituição de ensino a qual ele freqüenta. Uma das coisas que mudaram é que o estagiário deverá assinar mensalmente o Recibo de "Pagamento de Bolsa-estágio".
Os alunos que se tem esse direito da lei são o que possuem idade de dezesseis anos ou mais e estejam cursando o final do ensino fundamental profissional, ensino médio regular ou profissional e estudantes de nível superior.
Agora é obrigatório o Seguro de Acidentes Pessoais no nome do estagiário, os valores deverão ser compatíveis com o de mercado. Caso haja falta do Termo de Compromisso de Estágio ou do Seguro de Acidentes Pessoais, o estagiário passa a ser considerado funcionário e a empresa estará sujeita a todas as leis da CLT.
Os estagiários agora terão direito a um mês de férias remuneradas por ano, a empresa poderá oferecer benefícios que oferecem aos seus funcionários sem que isso caracterize vínculo empregatício.
A jornada de trabalho agora é limitada a, no máximo, seis horas de trabalho por dia e trinta horas semanais. Isso finalmente acaba com o problema que muitos estagiários estavam tendo de falta de tempo para seus estudos. Afinal, um estagiário está lá para aprender e não para fazer a empresa lucrar.
A partir de agora existe uma quantidade máxima de estagiários por empresa. Essa parte da nova lei vem para acabar com as organizações que, para pagar menos aos recursos, só contratavam estagiários. Veja abaixo a quantidade máxima de estagiários por empresa:
a) Empresas que tenham de 1 a 5 funcionários só poderão ter 1 estagiário;
b) Empresas que tenham de 6 a 10 funcionários só poderão ter 2 estagiários;
c) Empresas que tenham de 11 a 25 funcionários só poderão ter 5 estagiários;
d) Empresas que tenham mais de 25 funcionários poderão ter um número de estagiários equivalente a 20% do total de funcionários.
O contrato pode ser rescindido a qualquer momento, por qualquer uma das partes, sem que haja ônus, multas ou sanções (SARTI, 2010).

3 MOTIVAÇÃO
"A motivação está envolvida em todas as espécies de comportamento: aprendizagem, desempenho, percepção, atenção, recordação, esquecimento, pensamento, criatividade e sentimento" (MURRAY, 1973, p.39).
Ninguém motiva ninguém, somos nós mesmos que nos motivamos ou não. Motivação é algo que vem de dentro, é intrínseca. As outras pessoas podem sim vir a estimular, incentivar, provocar a motivação, mas a escolha é individual.
Segundo Chiavenato (2003, p.89) "a motivação constitui um importante campo do conhecimento da natureza humana e da explicação do comportamento humano".
"O homem é motivado fundamentalmente por solicitações sociais. É mais motivado pelas expectativas do futuro do que pelas experiências passadas" (NETO, 1983, p.51).
"A motivação funciona como o resultado da interação entre o indivíduo e a satisfação que a envolve" (CHIAVENATO, 1929, p.476).
É o desejo de conseguir estar, permanecer e exercer o mais alto nível de esforço em relação aos objetivos que deseja alcançar. A qualquer momento uma pessoa pode ser motivada, isso por uma variedade de fatores tanto externos quanto internos. As pessoas são diferentes e podem ser motivadas a qualquer momento de maneiras diversas. As necessidades humanas influenciam no comportamento do indivíduo gerando uma força. Pode-se dizer que forças impulsionadoras como desejos, vontades, receios do indivíduo podem resultar em motivação, satisfação individual.

3.1 A MOTIVAÇÃO SEGUNDO MASLOW
As necessidades atuam sempre em conjunto, prevalecendo a mais elevada, desde que as inferiores estejam satisfeitas. Várias necessidades fundamentais podem ser expressas ou satisfeitas em conjunto, pois possuem uma relação no comportamental.
Portanto, qualquer sinal de frustração, de insatisfação, pode ser uma ameaça psicológica, o que pode resultar em reações no comportamento humano. Maslow ampliou sua teoria sugerindo que a organização assumisse a construção de uma ponte entre as necessidades básicas e de auto-realização.
A partir do momento que uma dessas necessidades se torna satisfeita, o ser humano começa a almejar a plena satisfação desta necessidade, sendo as necessidades da base da pirâmide as fisiológicas e de segurança, de estima e auto-realização. (MASLOW apud CHIAVENATO, 2003, p.92).
Segundo Maslow (1954 apud CHIAVENATO, 2003) "organiza as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas: necessidades fisiológicas, de segurança, afetivo-sociais, de estima e de auto-realização".

Segundo Chiavenato (2003, p.89) a motivação representa uma parte importante na explicação do comportamento humano e também do campo do conhecimento da natureza humana.

Figura I- Pirâmide de Maslow
Fonte: www.suamente.com.br

As necessidades que estão na base da pirâmide são chamadas necessidades fisiológicas básicas, necessitam de satisfação imediata. Exemplos: respiração, sexo, sede, fome, excreção, sono, etc.
As necessidades de segurança vêm logo abaixo e somente podem ser satisfeitas se realizadas às primeiras. Exemplos: Referem-se à segurança física, psicológica, da empresa, da família, da saúde, da propriedade, etc.
Necessidades sociais são quando o indivíduo valoriza o fato de pertencer a um grupo social, que tem desejos, almejam um relacionamento interpessoal, um casamento, desejos experimentar laços de afeto e amizade. Exemplos: intimidade, família, intimidade sexual, etc.
Auto-estima, somente satisfeitas estas necessidades é que ele apresentará o desejo de auto-estima, ou seja, experimentará a necessidade de ser reconhecido. Exemplos: ter prestígio social, confiança, conquista, realização, sucesso perante os demais e certo grau de autonomia e independência.
Auto-realização, que se caracteriza por sua realização própria até o alcance de seu potencial como ser humano. Exemplos: ausência do preconceito, aceitação dos fatos, solução de problemas, espontaneidade, criatividade, etc.

3.2 A MOTIVAÇÃO SEGUNDO HEZBERG

Frederick Herzberg, psicólogo, consultor e professor universitário americano, afirma que o comportamento humano no trabalho é questionado por dois grupos de fatores: Os Higiênicos e os Motivacionais.

3.2.1 Fatores Higiênicos

São extrínsecos, a qual envolve o empregado e que fogem do seu controle. Podemos citar como exemplos: salários e benefícios, tipo de chefia, políticas e diretrizes organizacionais.
Quando os fatores higiênicos são aspectos do trabalho e que não podem impedir a satisfação, atuam de maneira preventiva; não motivam nem estão diretamente ligados ao trabalho, mas proporcionam o atendimento das necessidades básicas.
Quando são ótimos, evitam apenas a insatisfação e não aumento da satisfação, se elevando, mas não sendo continuada. Por outro lado, quando os fatores higiênicos são péssimos, provocam a insatisfação do indivíduo. Por isso, são caracterizados como Fatores Insatisfacientes.
Na linha de raciocínio de Herzberg, baixos salários e condições físicas inadequadas não deixam de motivar, embora criem uma situação de insatisfação. Porém, as chances de serem estimadas e reconhecidas no ambiente de trabalho, são os que verdadeiramente funcionariam como impulsionadores da produtividade. Exemplos de fatores higiênicos: relações interpessoais, supervisão, colegas e subordinados, supervisão técnica, condições físicas, salários e vida pessoal.



3.2.2 Fatores Motivacionais

São intrínsecos são aqueles relacionados ao cargo, as tarefas e a sua natureza ao ser desempenhada, sendo, portanto, controlável pelo indivíduo e que devem levar ao reconhecimento e à valorização profissional, juntamente com a auto-realização. Relacionam-se diretamente com a satisfação e implicam necessariamente no aumento da eficácia e produtividade. Exemplos disso: baixos salários e condições físicas inadequadas não deixam de motivar, embora crie uma atmosfera de insatisfação, o trabalho em si, responsabilidade, progresso/crescimento, realização, reconhecimento/ status.
Estes fatores (profundos e estáveis), quando ótimos, levam à satisfação do indivíduo, mas quando precários, péssimos, bloqueiam a satisfação. São caracterizados como Fatores Satisfacientes.
Para Herzberg apud Chiavenato (2003, p.96), tanto o ambiente externo como o próprio trabalho de execução são fatores importantes na motivação humana.

3.3 COMPARANDO MASLOW E HERZBERG

Herzberg apud Chiavenato (2003, p.96) "denominou fatores higiênicos ou ?insatisfacientes? tende a atuar em uma direção negativa".

Concorda com Maslow de que as necessidades são sempre internas. O indivíduo precisa da necessidade para buscar o satisfator, e assim se põe em movimento, subindo na hierarquia das necessidades. Mas discorda ao afirmar que movimento não é motivação. Herzberg não considera que o indivíduo a buscar a saciação da fome, sede, sono etc., esteja motivado, classificando este fato apenas como movimento, enquanto Maslow a considera motivação (HERZBERG 1975 apud CHIAVENATO, 2003).


Para Maslow, todas as necessidades motivam, provoca de certa forma satisfação; já para Herzberg nem todas as necessidades motivam o indivíduo, pois algumas apenas evitam que não se tenha satisfação. Herzberg considera que o contrário não é insatisfação, mas sim não-satisfação. Concluindo, Maslow considera que motivação consiste na satisfação das necessidades, já Herzberg considera que a motivação só ocorre no sentido de dar crescimento ao indivíduo, em termos de realização, sucesso. Os fatores que evitam a insatisfação, como suprir as necessidades básicas, necessidades de sobrevivência, mas também as condições de trabalho, salário e política da empresa, podem se estabelecer como uma maneira de evitar a insatisfação, porém não é motivação. Para Maslow, a motivação é gerada tanto por recompensas externas quanto internas, enquanto que para Herzberg, a recompensa tem que ser interna, para atribuir motivação.

Maslow se preocupava com as fontes de motivação no sentido em vida em geral, enquanto Herzberg focalizou as fontes de motivação que pareciam estar relacionadas ao trabalho e às realizações no trabalho. Mesmo assim, as investigações de Herzberg o levaram a concluir que necessidades bastante similares às sugeridas por Maslow estavam operando no contexto do trabalho (CHIAVENATO, 2003).


À medida que uma dessas necessidades se dá como satisfeita, o indivíduo tende a almejar a satisfação da seguinte necessidade, sendo as necessidades de baixa ordem sendo as fisiológicas e de segurança e, de alta ordem às necessidades sociais, de estima e auto-realização. (MASLOW apud CHIAVENATO, 2003, p.92)

4 METODOLOGIA

De acordo com Unigranrio (2008), "metodologia tem a função no projeto de pesquisa de estabelecer os procedimentos seguros para a coleta e a análise dos dados e garantir a validade científica das descobertas obtidas na pesquisa".
A metodologia descreve como o projeto será realizado e que tipo de método é o mais coerente para distinguir entre o delineamento da pesquisa e as técnicas da coleta e análise de dados a serem utilizadas (ROESCH, 2009).

4.1 TIPOS DE PESQUISA

Existem dois critérios de Pesquisa básicos de classificação segundo Vergara (2004), quanto aos meios e quanto aos fins, estas se dividem em outras definições. Nosso projeto quanto aos meios de investigação é bibliográfica, estudo de caso, pesquisa de campo e participante; e quanto aos fins ela é exploratória e descritiva.
Sabemos que os meios são quais tipos de recursos de pesquisa que o projeto utiliza, e os fins são o que o projeto pretende em relação à realidade que investiga.
Na definição de nossa pesquisa, quanto aos meios identificamos que ela é bibliográfica, pois são desenvolvidos com base em materiais publicados em livros, revistas, jornais e redes eletrônicas sendo fontes primárias ou secundárias, é também um estudo de caso, pois tem caráter de profundidade e detalhamento, é pesquisa de campo, pois a investigação é realizada no local onde ocorre um fenômeno e dispõe de elementos para explicá-lo, é participante, pois a pesquisa não se esgota na figura do pesquisador tomam parte pessoas implicadas no problema sob investigação. Quanto aos fins destaca ser exploratória, pois se realiza em uma área onde há pouco conhecimento acumulado, e é descritiva, pois expõe as características do objeto de investigação.

4.1.1 Coleta de dados

Existem muitos tipos de coleta de dados segundo Roesch (2009, p.140):

As principais técnicas de coleta de dados são a entrevista, o questionário, os testes e observação. Também é possível trabalhar com dados existentes na forma de arquivos, banco de dados índices ou relatórios. Estes não são "criados" pelo pesquisador e são normalmente denominados de dados secundários em contraste com os dados primários que são colhidos diretamente pelo pesquisador.


Na coleta de dados deve-se informar ao leitor que com a pesquisa obtêm-se dados que precisam para responder ao problema em questão. Os dados podem ser tratados de forma quantitativa quando se utiliza de procedimentos estatísticos, ou seja, medir a freqüência do fenômeno investigado, ou os dados podem ser qualitativos, codificando-os e apresentando-os de forma mais estruturada (VERGARA, 2004).
A pesquisa caracteriza-se por ser quantitativa, de acordo com Staw (1977) "a pesquisa quantitativa é apropriada para avaliar mudanças em grandes organizações." por este fato escolhemos este modo de análise para a Casa da Moeda, por ser uma organização de grande porte onde será realizado nosso estudo.

4.1.2 Tratamento dos dados

Por ser uma pesquisa quantitativa será feito questionários com perguntas fechadas onde as questões são padronizadas, podem ser aplicadas sem interação, consome menos tempo e facilita a sistematização dos dados.
Questões fechadas de acordo Roesch (2009) são utilizadas apenas na pesquisa quantitativa e apresentam pontos fortes e fracos, tem a vantagem de preenchimento e análise rápida e desvantagem que muitas vezes os dados obtidos são de caráter superficial.
O projeto em sua profundidade não necessita de perguntas abertas para sua investigação, pois será analisado o impacto da motivação na escolha das respostas diretas sem necessidade de interação, o contrário ocasionaria mais tempo de observação.

5 RESULTADO E ANÁLISE DOS DADOS

A seguir apresentaremos os resultados da pesquisa de campo realizada com 63 estagiários da Casa da Moeda do Brasil localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz ? Rio de Janeiro.
A análise obtida afirma que, a maioria dos entrevistados é composta 70% de mulheres e 30% de homens com idade entre 20 e 30 anos. Cerca de 80% de estagiários estão na faixa etária entre 20 e 24 anos, 15% entre 25 e 27 anos e 5% acima de 28 anos.
Em uma das questões da pesquisa de campo, perguntamos se o fato da possibilidade de efetivação não existir, pesou na escolha e no ingresso do programa de estagiários da Casa da Moeda do Brasil, 92% responderam que sim, pensaram no fato da não efetivação ser um problema e 8% não pensaram neste fato. Porém, inverte-se a situação quando questionados se com o tempo na organização ainda se sentiam motivados e 92% responderam que sim e 8% responderam que não se sentem motivados.

(...) Quando encontramos um ambiente agradável para poder desenvolver as tarefas do dia-a-dia. Passamos boa parte de nossas vidas dentro de nossas empresas. Podemos considerá-la nossa segunda casa. É importante, portanto, fazer desse ambiente um local agradável para a convivência com as demais pessoas. Um ambiente mais tranqüilo facilita um melhor trabalho em equipe, aumentando assim a sinergia entre os colaboradores, propiciando também uma relação mais saudável entre os colegas. Os resultados almejados pela organização tendem a aparecer naturalmente, como conseqüência dessa boa relação de um ambiente mais agradável. (A IMPORTÂNCIA de uma pessoa motivada ? 2009, disponível em <www.rh.com.br).



É muito importante que a pessoa se sinta motivada e trabalhe em um ambiente agradável em que se sinta bem e seja tratado com igualdade e respeito, para que todos somem em uma equipe e a empresa cresça, e junto a isso a satisfação dos colaboradores.
A tabela 1 nos mostra que os benefícios oferecidos pela Casa da Moeda superam em sua maioria a chance de não efetivação e outro ponto relevante é o fato de estarem aprendendo coisas relacionadas com sua área de estudo e de receberem feedback constante. De acordo com os dados coletados, nota-se que os estagiários dão mais importância aos benefícios seguido uma boa supervisão com um feedback constante e depois o aprendizado. Nota-se que uma organização pública que consegue exceder as expectativas dos seus estagiários oferecendo benefícios, que não os façam dar importância ao vínculo com a organização, mantém a motivação dos mesmos, que fazem o seu trabalho com maior dedicação.













TABELA I: A motivação dos estagiários na Casa da Moeda
Fator Não Relevante Relevante Estagiários entrevistados
Benefícios oferecidos 0% 100% 63 (100%)
Aprendizado 25% 75% 63 (100%)
Feedback 5% 95% 63 (100%)
Supervisão 0% 100% 63 (100%)
Investimentos da empresa na formação profissional 16% 84% 63 (100%)
Fonte: Elaboração Própria.

Sabemos que, o aprendizado é um fator primordial para quem está fazendo um estágio em sua área de estudo, este foi o principal objetivo de se dar oportunidades a jovens. Se uma empresa contrata aprendizes e estagiários, e não consegue atingir este objetivo, demonstra que não tem a capacidade de conhecer seus colaboradores e nem de agregar conhecimento aos mesmos. E se for uma empresa pública a situação pode ser ainda pior, pois faz com que haja uma separação entre funcionário/estagiário, pois o último será colocado como "faz tudo" dentro da organização, e sem ter uma identidade vai se afastar daquilo que foi proposto, e pior, vai gerar no ambiente de trabalho uma desigualdade.
Toda esta cultura motivacional tem que ser muito bem estruturada a todos os funcionários da organização e principalmente aos que os supervisionam, os quais precisam saber o objetivo da empresa, no seu quadro de estagiários, e a cultura interna para não desmotivá-los no relacionamento pessoal.
Percebemos que a Casa da Moeda consegue atingir este objetivo, pois todos são supervisionados e uma boa parte recebe feedback constante, o aprendizado é satisfatório, mas ainda existem jovens que não estão conseguindo relacionar o conhecimento adquirido na faculdade com as tarefas do estágio, isso precisa ser observado, pois pode gerar nestes 25% uma insatisfação que contamine aqueles que estão satisfeitos:

Vários são os fatores em uma organização que podem comprometer sua produtividade e o seu faturamento. Um desses fatores é a Motivação, ou, a falta da mesma "desmotivação". Um colaborador desmotivado contribui para que toda uma equipe se desmotive, o que afeta diretamente a produtividade da empresa. Pesquisas apontam para um dado importante, funcionários desmotivados utilizam apenas 8% de sua capacidade produtiva enquanto que, funcionários motivados apresentam 60% de produtividade.
(CLIMA Organizacional x Motivação ? 2009, disponível em <http://pt.shvoong.com >).


É identificado nestes dados que a Casa da Moeda se preocupa com a satisfação de seus estagiários e atenta para o seu desenvolvimento, mesmo sabendo que a presença dos mesmos será temporária e com pouca agregação de valor para a empresa. Ela investe em cursos, treinamento e palestras, e faz com que a maioria se sintam motivados, com isso a empresa consegue ser bem vista no mercado e assim pessoas fiquem interessadas em ingressar nesta organização.
Já vimos que os fatores motivacionais estão relacionados com reconhecimento e à valorização profissional, juntamente com a auto realização. O colaborador fica satisfeito e isso implica necessariamente no aumento da eficácia e produtividade. Exemplos disso: baixos salários e condições físicas inadequadas não deixam de motivar, embora crie uma atmosfera de insatisfação, o que motiva é o progresso/crescimento, realização, reconhecimento/ status.
Se observarmos o nosso cenário e os fatores que realmente motivam perceberemos que, será muito difícil uma empresa pública manter a motivação de seus estagiários uma vez que, não há crescimento. Por isso esta organização tem investido na formação profissional dos seus jovens, preocupando-se com seu aprendizado, criando um ambiente agradável para um relacionamento pessoal em que o funcionário tem chance de explicar coisas referentes à sua função, no intuito de agregar conhecimento ao estagiário. Existe uma valorização desta função na empresa, contando que o jovem é um universitário que precisa obter conhecimentos da sua área de estudo e tudo isso leva a auto realização, e por consequência a motivação em trabalhar para aprender.
Ao serem questionados sobre a importância de alguns itens relacionados aos benefícios, percebe-se que:

TABELA II: Benefícios oferecidos pela Casa da Moeda
Benefícios Pouco Satisfeitos Satisfeitos Muito Satisfeitos
Auxílio Transporte 0% 0% 100%
Café da manhã 0% 83% 17%
Refeição 0% 24% 76%
Bolsa Auxílio 0% 65% 35%
Transporte (ônibus/Van) 0% 0% 100%
Fonte: Elaboração Própria

Já verificamos que os benefícios são um fator muito importante para qualquer colaborador no cenário atual, e que os estagiários desta empresa estão muito satisfeitos com tudo o que ela oferece. Em uma das questões verificamos que 97% dos jovens, escolheram entrar no programa de estágio da empresa, pelos benefícios oferecidos, e 3% não pensaram no fato, isso confirma que a escolha por este estágio está, em sua maioria, relacionada com o que ele oferece.
Quando se fala em estágio, logo se pensa no salário. Perguntados se a bolsa auxílio foi um fator preponderante para na escolha do programa, 92% responderam que sim e 8% que não. Mesmo o salário sendo um fator higiênico e não motivacional, percebemos que a maioria pensa neste benefício.

Gráfico I: A Bolsa auxílio como um fator preponderante na escolha do estágio.
Fonte: Elaboração Própria

Sabemos que a casa da Moeda não oferece apenas a bolsa auxílio, que atualmente está em torno de R$ 600,00; que satisfaz 65% dos estagiários, 35% estão muito satisfeitos e ninguém demonstrou insatisfação; ela também oferece transporte, ônibus ou van que buscam e/ou levam todos os estagiários (manhã e tarde), neste ponto todos estão muito satisfeitos; auxílio transporte, para volta a casa, auxílio justo e de acordo com o gasto, também demonstraram 100% de muita satisfação; café da manhã, com variedades, oferecido igualmente a todos os estagiários e funcionários 83% estão satisfeitos e 17% estão muito satisfeitos, como não há quem não goste do café da manhã a empresa pode verificar o que está faltando neste ponto para que haja uma satisfação máxima da maioria; e almoço na empresa, que também são muito bem preparados, verificando-se que 76% dos estagiários estão muito satisfeitos, 24% satisfeitos e ninguém demonstrou insatisfação. Sabemos que, os fatores higiênicos não motivam, mais ajudam em muito na imagem da empresa em relação a importância dada aos seus colaboradores.
A Casa da Moeda, além de se importar com o aprendizado do jovem, consegue proporcionar, em sua maioria, novos conhecimentos na área de estudo de cada estagiário, verificamos que 89% dos entrevistados confirmaram que aprenderam mais estando nesta empresa, e 11% responderam que não obteram novos conhecimentos. Este é um número que a empresa deve considerar, já que ela está investindo em palestras e feedback, que pode não estar atingindo esta parcela de pessoas, ou eles não estão entendendo o programa de aprendizagem empresa e precisam ser enquadrados.

Gráfico II: Novos conhecimentos adquiridos na Empresa.
Fonte: Elaboração Própria

Como estamos falando sobre a lei do estagiário, perguntamos se esta empresa cumpre com todas as exigências desta lei, todos responderam que sim, 100% dos entrevistados conseguem ter esta percepção, de que a empresa é responsável e está de acordo com a lei. Porém a empresa vai mais além, sua cultura não se contenta em apenas dar o que está previsto na lei, eles devem saber o quanto é difícil motivar uma pessoa que não tem vínculo com a organização e sabe que nunca terá (apenas por meio de concurso público), por isso que além de exceder nos benefícios consegue agregar conhecimento aos estagiários. Mas qual é a percepção dos estagiários em relação a isso?
Quando perguntados se a empresa oferece algum benefício além daqueles que estão previstos na lei, 76% responderam que sim, e 24% responderam não, 15 estagiários não conseguem perceber o que a empresa dá como benefício adicional não obrigatório, talvez por não conhecerem a lei, levando em conta que esta empresa excede, visivelmente, os benefícios obrigatórios, pela lei do estagiário.

Gráfico III: Benefícios oferecidos além dos que estão previstos na lei.
Fonte: Elaboração própria.

O Clima organizacional é muito importante em uma empresa, é representado pelo relacionamento, aprendizado, respeito, ética e o ambiente físico da organização, isso pode ser muito proveitoso para o futuro do estagiário, pois além de aumentar seu "networking", ele pode verificar vários perfis de profissionais e ser ajudados pelos mesmos, tanto dentro do ambiente de trabalho, como em uma indicação para um outro emprego, recebendo concelhos profissionais não só da supervisão, mas de todos os envolvidos neste ambiente.

Clima Organizacional é o indicador de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: políticas de RH, modelo de gestão, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. (...) O clima organizacional é uma variável que influi diretamente na produtividade, pois o grau de salubridade de uma organização depende de sua atmosfera psicológica. Esta atmosfera é fruto do conjunto de percepções das pessoas que compartilham seu dia-a-dia com a organização(...). Se a qualidade do trabalho for boa, conduzirá a um clima de confiança e respeito mútuo, no qual o indivíduo tenderá a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico e a administração tenderá a reduzir mecanismos rígidos de controle social. (CLIMA Organizacional ? 2009, disponível em < http://www.rhportal.com.br>).

Todos os estagiários da casa da moeda, entrevistados, estão muito satisfeitos com o ambiente organizacional, isso mostra que a empresa consegue atingir seu objetivo, demonstrando liderança e organização, e é isso que influi na motivação do estagiário.
O estagiário é visto hoje como "mão de obra barata" em nossa sociedade, e isso leva algumas empresas, públicas ou privadas, a não darem muita importância a quem ocupa este cargo, usando apenas de relatórios, que não levam e não mudam nada, onde o jovem nem é supervisionado, nem recebe feedback e muito menos aprende. Um colaborador sem identidade tem a sensação de não ter liderança, então todos mandam nele; é involuntariamente, "rejeitado" pela maioria dos funcionários, pois o vê como um mero "tapa buracos", que não está ali para aprender, mas para servir. Uma empresa que trata um estagiário desta forma, não sabe aproveitar as oportunidades de se ter um profissional de uma geração nova em sua empresa, que pode dar ideias inovadoras; pode melhorar a sua imagem, utilizando do marketing pessoal, que o estagiário com certeza vai usar gerando novos talentos para a mesma; e por consequência terá um estagiário desmotivado, pois não haverá mais uma reciprocidade de conhecimento.
Avaliando o processo de desenvolvimento dentro do estágio, com todas as oportunidades oferecidas pela empresa 11% dos estagiários estão muito satisfeitos, 76% estão satisfeitos e 13% pouco satisfeitos. O que a empresa deve verificar é, o que ela deve fazer para que estes 13%, (talvez sejam aqueles que não recebem feedback, nem estão satisfeitos com os cursos oferecidos pela organização), fiquem satisfeitos e desenvolvam no estágio. E saber identificar quais os pontos ainda devem ser melhorados para conseguir uma avaliação satisfatória com uma uniformidade de opiniões sobre o programa de estágio. Mas não há de se negar que, de acordo com todos os dados coletados, a Casa da Moeda se preocupa com o desenvolvimento dos seus jovens.

Gráfico IV: Desenvolvimento dos estagiários com todas as oportunidades oferecidas.
Fonte: Elaboração Própria

Concluímos que o peso da não efetivação nesta empresa não influi, em sua maioria considerável. A casa da Moeda sendo uma empresa pública consegue, em boa parte, atingir este objetivo tão difícil para este segmento, pois em uma empresa privada há chances de o estagiário ser efetivado, o que não acontece em uma empresa estatal. Aceitando esta realidade os estagiários podem encontrar nesta empresa, a preocupação em ensinar, e mesmo que o tempo na organização seja curto, pelo menos é proveitoso para o crescimento profissional.

Não é possível manter um grupo motivado durante todo o tempo, as dificuldades do dia a dia alteram o humor das pessoas afetando seu estado de motivação. As empresas não necessitam assumir uma postura paternalista e sim oferecer uma contrapartida em função da produtividade, comprometimento e envolvimento do grupo em torno dos objetivos da organização, apresentando claramente a importância que cada um tem dentro da empresa, desde os processos mais simples até os mais complexos. (CLIMA Organizacional x Motivação ? 2009, disponível em < http://pt.shvoong.com >).


6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este artigo foi elaborado com o objetivo de identificar se os estagiários de um Organização do Órgão Público se sentem motivados ou não, mesmo sem a possibilidade de efetivação e o que influencia esta motivação.
A pesquisa foi feita com a empresa pública da Casa da Moeda do Brasil e seus respectivos estagiários, localizada no Centro Industrial de Santa Cruz-Rio de Janeiro.
Com a análise de campo, concluímos que esta empresa sabe o que pode ou não motivar seus estagiários e mesmo sem ter um plano de carreiras para os mesmos, conseguem fazer com que a relação estagiário X empresa seja produtiva.
Sabemos que uma pessoa motivada além de querer fazer o seu melhor dentro da organização, consegue com facilidade mostra suas habilidades de forma criativa e inovadora, beneficiando ambas as partes.
Uma organização que não motiva seus funcionários na conjuntura atual está prejudicando sua imagem, a evolução de seus funcionários e principalmente dos estagiários, que não tem vínculo e estão de passagem na organização. Entretanto, o ambiente organizacional da Casa da Moeda, proporciona aos jovens, muita satisfação demonstrando que esta é uma empresa séria e sabe valorizar o fator humano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, Rui Otávio B; AMBONI, Nério. Teoria Geral da Administração, 2005.
BRASIL, Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008. Lei do estágio, disponível em http://www.in.gov.br/mo_leis. Acesso em: 12 jun. 2010.
CLIMA Organizacional ? 2009, disponível em: http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=cjh8hedkz. Acesso 29 nov, 2010.
CLIMA Organizacional x Motivação ? 2009, disponível em <http://pt.shvoong.com/exact-sciences/1664748-clima-organizacional-motiva>. Acesso em 29 nov, 2010.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos, 2ª ed, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração, 2ªed, 1929.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Empresas - Uma abordagem Contingencial, 1° ed, 1929.
MURRAY, Edward J. Motivação e Emoção, 3ª ed, 1973.
NETO, Antônio Frota. Um estudo sobre motivação nas teorias das organizações, 1° ed, 1983.
PIRÂMIDE de Maslow ? 2009, disponível em: <www.suamente.com.br>. Acesso em 17 jun, 2010.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projeto de Estágio e de Pesquisa em Administração, 2009.
SARTI, Plínio. Legislação do Estágio. 2009, Disponível em: http://www.estagiarios.com/legislacaodeestagio.asp. Acesso em: 26 jun, 2010.
UNIGRANRIO, Manual do Estagiário. 1° ed, 2010.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 11ª ed, 2004.
APÊNDICE A ? Pesquisa de campo realizada com 63 estagiários da Casa da Moeda do Brasil. Questionário e Tabulação.

PERGUNTA 1 - O fato da possibilidade de efetivação não existir, pesou na escolha do ingresso no programa de estágios da Casa da Moeda?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 58 5 63
PORCENTAGEM 92% 8% 100%


PERGUNTA 2 - Sua escolha pelo estágio na casa da moeda foi baseada nos benefícios oferecidos pela empresa?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 61 2 63
PORCENTAGEM 97% 3% 100%



PERGUNTA 3 - A bolsa auxílio foi um dos fatores preponderantes para a sua escolha por esse estágio?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 58 5 63
PORCENTAGEM 92% 8% 100%


PERGUNTA 4 - Tem alguma pessoa que supervisiona seu trabalho?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 63 0 63
PORCENTAGEM 100% 0% 100%


PERGUNTA 5 - Você recebe algum tipo de feedback?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 60 3 63
PORCENTAGEM 95% 5% 100%



PERGUNTA 6 - Esse feedback é satisfatório?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 60 3 63
PORCENTAGEM 95% 5% 100%



PERGUNTA 7 - O seu estágio lhe proporciona novos conhecimentos na área do curso de graduação escolhido?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 56 7 63
PORCENTAGEM 89% 11% 100%


PERGUNTA 8 - O seu aprendizado no estágio tem sido satisfatório?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 47 16 63
PORCENTAGEM 75% 25% 100%



PERGUNTA 9 ? Os cursos e programas, que a empresa oferece para investir em sua formação profissional, tem sido satisfatórios?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 10 53 63
PORCENTAGEM 84% 16% 100%


PERGUNTA 10 - Você acha que a Casa da Moeda cumpre com todas as exigências da Lei do Estagiário?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 63 0 63
PORCENTAGEM 100% 0% 100%



PERGUNTA 11 - A empresa oferece algum benefício além dos que estão previstos na lei?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 48 15 63
PORCENTAGEM 76% 24% 100%






PERGUNTA 12 - De acordo com os benefícios oferecidos, responda:
TRANSPORTE
Pouco Satisfeito Satisfeito Muito Satisfeito TOTAL
ESTAGIÁRIOS 0 0 63 63
PORCENTAGEM 0% 0% 100% 100%


BOLSA AUXÍLIO
Pouco Satisfeito Satisfeito Muito Satisfeito TOTAL
ESTAGIÁRIOS 0 41 22 63
PORCENTAGEM 0% 65% 35% 100%


CAFÉ DA MANHÃ
Pouco Satisfeito Satisfeito Muito Satisfeito TOTAL
ESTAGIÁRIOS 0 52 11 63
PORCENTAGEM 0% 83% 17% 100%


AUXÍLIO TRANSPORTE
Pouco Satisfeito Satisfeito Muito Satisfeito TOTAL
ESTAGIÁRIOS 0 0 63 63
PORCENTAGEM 0% 0% 100% 100%


ALMOÇO
Pouco Satisfeito Satisfeito Muito Satisfeito TOTAL
ESTAGIÁRIOS 0 15 48 63
PORCENTAGEM 0% 24% 76% 100%



PERGUNTA 13 - Como se sente em relação ao ambiente organizacional que a empresa proporciona?
Pouco Satisfeito Satisfeito Muito Satisfeito TOTAL
ESTAGIÁRIOS 0 0 63 63
PORCENTAGEM 0% 0% 100% 100%



PERGUNTA 14 - Com o tempo na empresa você ainda se sente motivado?
SIM NÃO TOTAL
ESTAGIÁRIOS 58 5 63
PORCENTAGEM 92% 8% 100%


PERGUNTA 15 - Como você avalia o processo de desenvolvimento dentro do estágio com todas as oportunidades oferecidas pela empresa?
Pouco Satisfatório Satisfatório Muito Satisfatório TOTAL
ESTAGIÁRIOS 8 48 7 63
PORCENTAGEM 13% 76% 11% 100%