Mensagem: LÍRIO DO CAMPO

Mateus 6:28,29,30 "E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?'

Estes versos foram extraídos do SERMÃO DA MONTANHA, considerado o CÓDIGO ÉTICO DO CRENTE, eis que ali estão contidas normas sobretudo morais que Jesus deixou para serem seguidas pelos cristãos .

O Sermão da Montanha é também, no meu entendimento, A MAIOR COLEÇÃO DE SÁBIOS ENSINAMENTOS E CONTEÚDO POÉTICO DE TODA A BÍBLIA.

Nos versos lidos Jesus aconselha quanto às preocupações que temos no dia-a-dia: o pão nosso de cada dia, o nosso vestir, o suprimento de nossa casa...

A Bíblia de Ensino Pentecostal comentando esses versículos, diz: "Jesus não está dizendo que é errado o cristão tomar providências para suprir suas futuras necessidades materiais. O que Ele realmente reprova aqui é a ansiedade ou a preocupação angustiosa da pessoa, revelando sua falta de fé no cuidado e no amor paternais de Deus. As palavras do versículo 30 contêm a promessa de Deus a todos os seus filhos nesta era de aflições e incertezas. Deus prometeu tomar as providências para nosso alimento, vestuário e demais necessidades. Não precisamos preocupar-nos nesse sentido, mas fazer a nossa parte, viver para Deus e deixá-Lo reinar em nossa vida, certos de que assumirá a plena responsabilidade por uma vida totalmente entregue a Ele."

E, com o auxílio da PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA, de Orlando Boyer, podemos acrescentar:

É interessante que Jesus usou o lírio do campo, UMA FLOR, para ilustrar o seu ensinamento. (Aliás, Jesus é Mestre em dar ênfase ao que ministra usando as coisas e fatos conhecidos na Palestina, à época de Seu ministério para tornar fácil o entendimento do ouvinte).

NÃO É CERTA QUAL ESPÉCIE DE FLOR se referia a palavra traduzida lírio. Deve ser uma flor que brotava naturalmente nos vales da Palestina (Cantares 2;1), que crescia entre os espinhos (Cantares 2:2), nos pastos (Cantares 2:16: 4:5; 6:3), que foi cultivada nos jardins (Cantares 6:2) e que tinha perfume semelhante à mirra (Cantares 5:13). A sua formosura é indicada quando o Senhor promete a Israel penitente que "florescerá como lírio" (Oséas 14:5). Que foi uma flor de cor viva, dá a entender em Mt 6:28,29, onde é comparada às suntuosas vestes de Salomão.

 

V. 30 "Pois se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?" ESTE VERSO 30 CHAMA A MINHA ATENÇÃO PARA UMA PARTICULARIDADE:

ENTENDO QUE JESUS QUER DIZER QUEDEUS ZELA POR NÓS, A PONTO DE INCLUIR NO PLANO DE SALVAÇÃO DE NOSSA ALMA O SACRIFÍCIO NA CRUZ DE SEU ÚNICO FILHO...

ENTÃO SE DEUS NOS PROVEU O MAIOR BEM ESPIRITUAL, QUE É A SALVAÇÃO DE NOSSA ALMA, COM CERTEZA SUPRIRÁ TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES MATERIAIS E ESPIRITUAIS... BASTA FAZERMOS A NOSSA PARTE E CONFIARMOS NELE.

 

 

E VOLTANDO AO PRIVILEGIADO LÍRIO DO CAMPO, QUE FOI INCLUÍDO, PELO SENHOR, NO SEU SERMÃO, O SENSÍVEL POETA TAMBÉM APANHA COM CUIDADO ESSA FLOR DO CAMPO E A COLOCA NOS SEGUINTES VERSOS:

 

ASA CELESTE

Lírio do campo, lúdica promessa,
uma visão que inunda o mar de brisa.
Perfume que feridas cicatriza
e suave céu de estrelas atravessa.

Parece linho branco e sintetiza
a idéia desconexa, o lavor, essa
página esmaecida que começa
a florescer e, logo, se eterniza.

Lírio de Deus, exemplo de beleza
cantada pelo Cristo no Sermão,
a palavra divina, com certeza.

Um momento sagrado de oração,
bem mais sublime que a voraz riqueza
que, na corte, ostentava Salomão.

 

QUE O SENHOR, POIS, NOS ABENÇOE, AUMENTANDO A NOSSA FÉ E CONFIANÇA NELE... AMÉM! AMÉM!