Artigo

A matemática desenvolveu-se seguindo caminhos diferentes nas diversas culturas. O modelo de matemática hoje aceito, originou-se com a civilização grega no período que vai aproximadamente de 700 a.C a 300 d.C, abrigando sistemas formais logicamente estruturados a partir de um conjunto de premissas e empregando regras de raciocínio preestabelecidos.

O desenvolvimento humano é diversificado e rico, pois cada pessoa possui características próprias, o que as distinguem das outras. A sobrevivência na sociedade depende cada vez mais de conhecimento, pois diante da complexidade da organização social, a falta de recursos para obter e interpretar informações impede a participação efetiva e a tomada de decisões em relação aos problemas sociais. Impede o acesso ao conhecimento mais elaborado e dificulta o acesso às posições de trabalho.

Em função do desenvolvimento das tecnologias, uma característica contemporânea marcante no mundo do trabalho, exigem-se trabalhadores mais criativos e versáteis, capazes de entender o processo de trabalho como um todo, dotados de autonomia e iniciativa para resolver problemas em equipe e para utilizar diferentes tecnologias e linguaguens que vão além da comunicação oral e escrita. No entanto para que a educação tenha eficácia, é preciso refletir sobre a tecnologia educacional, que sugere um posicionamento pedagógico atualizado de acordo com as necessidades apresentadas.

Devido as transformações do avanço tecnológico, das mudanças de relações de produção de trabalho, a escola passa a assumir um papel efetivamente revolucionário em desenvolver uma educação que não dissocie escola e sociedade, conhecimento e trabalho e que coloque o aluno ante desafios que lhe permitam a se apropriar do saber historicamente acumulado e a desenvolver atitudes de responsabilidade, compromisso, crítica, satisfação e reconhecimento de seus direitos e deveres como forma de contribuir para a transformação social do mesmo.

Nesse aspecto, a matemática pode dar sua contribuição à formação do cidadão ao desenvolver metodologias que enfatizem a construção de estratégias, a comprovação e justificativa de resultados, a criatividade, a iniciativa pessoal, o trabalho coletivo e a autonomia advinda da confiança na própria capacidade para enfrentar desafios, compreendendo e tomando decisões diante de questões políticas e sociais, atuando na área do saber como fruto de construção humana interagindo constantemente com o contexto natural, social e cultural.

Um saber matemático desse tipo pode ser o motor de inovações e de superação dos obstáculos, desde os mais simples até aqueles que significam verdadeiras barreiras epistemológicas no seu desenvolvimento.

Portanto os professores de matemática se preocupam em descobrir novas técnicas e métodos de trabalho para atuarem em sala de aula, que despertem e incentivem o interesse dos alunos e que possam realmente ter uma nova visão da importância da matemática na sociedade. 

LUCIMAR GERALDI BARTELI