LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO DE COZINHA USADO

 

 

 

Antonio Carlos Miguel[1]

Débora M. Bueno Franco[2]

 

 

Resumo: Este estudo tem por objetivo demonstrar os benefícios que o correto descarte do óleo de cozinha usado traz ao meio ambiente e ao ser humano, descrevendo sua logística reversa e apresentando os principais projetos que usam este tema como ferramenta de conscientização da população. O correto descarte do óleo de cozinha usado faz com que seja agregado valor econômico a este agente altamente poluidor através de seu reaproveitamento como matéria prima na fabricação de vários produtos entre eles o biodiesel uma energia renovável, o sabão em pedra artesanal e diversos tipos de ração animal.

 

Palavras-Chave: Logística reversa. Óleo de cozinha usado. Sustentabilidade.

 

 

Abstract: This study aims to show the benefits that the correct disposal of used cooking oil brings to the environment and to human beings, describing their reverse logistics and showing the main projects that use this theme as a tool for raising awareness of the population. The correct disposal of used cooking oil makes it the aggregate economic value this highly polluting agent through its reuse as a raw material in the manufacture of various products including biodiesel a renewable energy, artisan stone SOAP and various kinds of animal feed.

 

Key-words: Reverse logistics. Used cooking oil. Sustainability

 

1             INTRODUÇÃO

Diante da rápida evolução global, grande aumento da população e o desenvolvimento tecnológico, observa-se uma necessidade da conscientização dos cidadãos ao correto descarte de substâncias prejudiciais ao meio ambiente.

O aparecimento de materiais de custo mais baixo, propiciam as pessoas, melhores condições de consumo, aumentando a necessidade de descartar esses materiais, sendo que o ciclo de vida destes está cada vez menor. Uma ferramenta que se torna muito útil e que alguns estudos apontam como muito rentável é a logística reversa, conhecida também como reciclagem.

Segundo LEITE (2003) a logística reversa como área da logística empresarial que planeja, opera e controla o fluxo das informações correspondentes ao retorno de bens de pós venda e pós consumo, ao ciclo produtivo por meio de canais de distribuição reversos.

 De acordo com ITABORAHY (2002) reciclar é dar nova vida aos materiais, a partir da reutilização de sua matéria-prima, para fabricar novos produtos.

O óleo de cozinha utilizado em bares, restaurantes, comércio em geral e em nossas residências, quando descartado de forma incorreta, pode trazer danos significativos ao meio ambiente, como a impermeabilização do solo, causando enchentes, entupimento de ralos e canos, contaminação dos lençóis freáticos.

Sendo assim, este estudo tem objetivo demonstrar os benefícios da reutilização do óleo de cozinha saturado, como fonte de energia renovável, ajudando a sustentabilidade, aumentando a geração de renda, sobre tudo diminuindo os impactos ambientais. Para tanto foram propostos alguns objetivos específicos:

  1. Descrever a logística reversa do óleo de cozinha usado.
  2. Apresentar alguns projetos de reciclagem do óleo de cozinha saturado.
  3. Apresentar os principais benefícios do correto descarte do óleo cozinha usado.

Este estudo tem por importância principal o uso do tema como ferramenta de conscientização para diminuição significativa dos impactos causados pelo errado descarte do óleo de cozinha usado, possibilitando uma melhor qualidade de vida as gerações futuras.

Os projetos que tem por objetivo dar uma destinação correta a este resíduo extremamente prejudicial ao meio ambiente são muito importantes, pois ajudam a garantir um planeta mais limpo as futuras gerações. Estes projetos destinam o óleo de cozinha usado a vários fins. A produção de biodiesel uma energia renovável, a produção de diversos tipos de rações animais, o feitio de sabão em pedra artesanal são belos exemplos.

2             LOGÍSTICA REVERSA

Nos tempos atuais pesquisa-se muito sobre Logística Reversa, há muitas definições sobre este termo. Segue algumas definições entendidas como mais relevantes:

Entendemos então que o conceito de Logística Reversa como uma das áreas da logística empresarial engloba o conceito tradicional de logística, agregando um conjunto de operações e ações ligadas, desde a redução de matéria prima primária até a destinação final correta de produtos, materiais e embalagens com o seu consecutivo reuso, reciclagem e/ou produção de energia. (HUGO FERREIRA BRAGA TADEU [ET AL.], 2012, p.14)

“Logística reversa é um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de resíduos de produtos e embalagens”. (Council of Logistics Management – CLM, 1993, s.p.).

Em Rogers e Tibben-Lembke(1999, p.2) a Logística Reversa é definida como:

Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques de processo, produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino.

FILHO; BERTÉ, (2009), apud RLEC, (2003), afirma que os produtos podem, após consumo, ser direcionados para uma nova cadeia produtiva, assim sendo transformados em novas matérias primas como é o caso de pneus, garrafas pet e óleo de cozinha.

Pode ainda ser incluída na logística reversa, a destinação correta de materiais retornados a remanufatura e recondicionamento de produtos, assim como a reciclagem, tratamento de produtos perigosos e também a recuperação de recursos.

2.2         LOGÍSTICA REVERSA DO ÓLEO DE COZINHA USADO

O óleo de cozinha usado quando retornado ao processo produtivo como nova matéria prima, agrega valor econômico ao produto. Diminui o custo. Mas para que o seu retorno seja feito, é necessário a otimização de toda cadeia logística, seguindo algumas etapas: Acondicionamento, coleta, armazenagem e movimentação.

O acondicionamento do óleo de cozinha usado deve ser em garrafas pet (em caso de residências) e em bombonas de plástico (tambores que podem ser de 20 ou até 50 litros, encontram-se nos postos de coleta), sendo eles adaptados para retirada por mangueiras de sucção.

A coleta desse óleo é feita por veículos tanque, adaptados com bombas para mangueira de sucção para retirada do óleo das bombonas, fazendo uma rota pré-definida aos postos de coleta.

A armazenagem do óleo coletado é feita em tanques de maior volume de estocagem dependendo da estratégia definida pela equipe. Este óleo pode ser descarregado e armazenado em tanques em local pré-definido atendendo todos os requisitos necessários estabelecidos em lei e atendendo todas as políticas de segurança, ou sendo também descarregado e armazenado diretamente ao cliente final, lugar este onde ele será matéria prima novamente.

A movimentação deste produto geralmente é feita em garrafas pet até os postos de coleta, onde é acondicionado nas bombonas. A partir dos postos de coleta é utilizado caminhões tanque para a movimentação.

Veja abaixo na figura 1 um exemplo de posto de coleta, onde mostra a armazenagem do óleo coletado nas bombonas.

 

Figura 1: Posto de Coleta Reciclagem de Óleo de Cozinha usado Projeto Perpetóleo,                     Fonte: http://perpetóleo.blogspot.com.br

Segue fluxograma demonstrando as etapas da logística reversa do óleo de cozinha usado:

 

Seguindo o pensamento que o óleo de cozinha retorna como matéria prima para fabricação de outros produtos, podemos observar o biodiesel uma energia renovável, que usa em sua composição em média 70% de óleo de cozinha usado, temos também o sabão em pedra artesanal, a fabricação de rações animais que usam o óleo de cozinha usado como uma das matérias primas essenciais para sua transformação.

3             PROJETOS DE RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA USADO

3.2         PERPETÓLEO

O Projeto perpetóleo nasceu no ano de 2011, juntamente com a campanha da fraternidade, onde seu lema era FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA, este projeto é mantido pelo centro redentorista de ação social do Santuário do Perpétuo Socorro, localizado no Bairro Alto da Glória em Curitiba/PR.

Este projeto é totalmente sem fins lucrativos, onde toda receita é revertida para ações sociais e de evangelização. Atualmente com o valor arrecadado o projeto perpetóleo mantém uma chácara de reabilitação para dependentes químicos.

O projeto tem vários postos de coleta espalhados por toda cidade de Curitiba e região metropolitana. Todo óleo coletado é repassado para usinas de biodiesel e indústrias que fabricam rações animais.

Abaixo, figura 2, banner do projeto perpetóleo.

 

Figura 2: Banner Projeto Perpetóleo,                           Fonte:http://perpetóleo.blogspot.com.br

3.3         UTFPR – MEDIANEIRA/PR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Medianeira/PR, tem um programa de reciclagem de óleo de cozinha, em conjunto com a ASSAMA – Associação dos Agentes do Meio Ambiente, este projeto tem por objetivo principal o incentivo aos moradores da cidade ao correto descarte do óleo de cozinha usado, evitando a poluição e ajudando a preservação do meio ambiente. Este projeto tem como postos de coleta colégios estaduais do município, supermercados e secretárias municipais.

O material recolhido será encaminhado para a produção de sabão em pedra e biodiesel.

3.4         ECÓLEO

Ecóleo teve seu nascimento em Janeiro de 2007, com sua fundadora a Sra. Célia Marcondes, onde ela lançou um programa de coleta de resíduos de óleo de cozinha usado, este serviço era feito porta a porta, na região de Cerqueira Cesar na cidade de São Paulo.

Para que sua ideia fosse disseminada convidou a SABESP ( Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) e a Secretaria do Verde e de Meio Ambiente, que apoiaram esta ação. Assim aumentou-se a divulgação do programa, e Célia Marcondes passou a ser procuradas por várias cidades, querendo que sua ideia fosse implantada.

O programa Ecóleo ultrapassou as barreiras municipais e estaduais e hoje atua no âmbito nacional, e representa entidades em todo território brasileiro. Hoje conta com 12 empresas associadas coletando e beneficiando o óleo coletado em mais de 60 municípios de São Paulo, gerando 1200 postos de trabalho direto e aproximadamente 800 indiretos. Só na grande São Paulo as entidades já recolhem mais de 2.600.000 ( Dois milhões e seiscentos mil litros) de óleo vegetal usado.

Figura 3, como funciona o projeto Ecóleo.

 

Fonte: www.ecoleo.org.br

4             PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO DESCARTE CORRETO DO ÓLEO DE COZINHA USADO

Muito se fala sobre a reciclagem, mas quando ela é feita da forma correta, traz inúmeros benefícios ao meio ambiente e também para o ser humano.

A vida moderna ajuda as pessoas a se acomodarem, assim, fazendo uso exagerado dos recursos naturais disponíveis.

Neste estudo, observamos que o óleo de cozinha usado é um agente altamente poluidor do meio ambiente, e que se for descartado corretamente pode virar matéria prima para a fabricação de outros produtos, sendo assim vamos falar um pouco sobre os principais benefícios de seu correto descarte.

Geração de emprego e renda, pois é preciso a mobilização de pessoal para fazer a coleta e mão de obra nas fábricas que fazem a transformação deste resíduo.

Fonte de energia renovável, o que o óleo de cozinha usado é o insumo principal para a fabricação do biodiesel uma energia renovável, assim ajudando na diminuição de emissão de CO2 (gás carbono) na atmosfera.

Diminuição significativa dos impactos ambientais causados por contaminação, sabendo que o óleo jogado no solo causa impermeabilização, uma das principais causas de enchentes nas grandes cidades, e estudos apontam que 1 litro de óleo pode contaminar até 1.000.000 (um milhão de litros) de água.

Redução de custo com tratamento de água e manutenção das redes de esgoto, diminuindo a contaminação, consequentemente reduz os custos com tratamento e manutenção corretiva.

Melhor qualidade de vida, através das melhores condições ambientais pelo correto descarte do óleo de cozinha usado.

5             RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A responsabilidade socioambiental nada mais é do que desenvolver trabalhos com objetivos voltados ao desenvolvimento social e econômico, diretamente relacionado com a satisfação garantida da comunidade envolvida, atendendo aos requisitos sociais, econômicos e culturais.

Nos dias atuais, cada vez mais os investidores vem sendo atraídos pelas tecnologias limpas e projetos com desenvolvimento sustentável, portanto tornou-se o foco principal de muitas empresas. Pesquisas apontam que 90% dos consumidores tendem a optar por empresas que tem melhor reputação quanto a responsabilidade social, além disso 54% dessas pessoas pagariam mais caro por um produtos que apoiam uma causa na qual eles se preocupam, 66% mudariam de marca para apoiar essa causa. (Pride, Ferrel, p.78).

O termo marketing social apareceu pela primeira em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou comportamento social. Desde então, passou a significar uma tecnologia de gestão da mudança social, associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo. (KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo,1992, p.25)

Os empresários que fazem parte de projetos voltados a responsabilidade socioambiental usam o marketing social como ferramenta de destaque no mercado, levando vantagem competitiva, mostrando aos seus clientes sua preocupação com a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida para as gerações futuras, sendo uma excelente estratégia para sua gestão.

6             considerações finais

Conclui-se neste estudo que com a evolução global a vida útil dos produtos esta cada vez menor, e a população está se acomodando com a modernidade que as novas tecnologias trazem.

Por outro lado percebe-se que há o surgimento de vários programas voltados a sustentabilidade, no qual estão sendo bem aceitos pela sociedade e as empresas.

Sendo assim, o meio corporativo vem se adequando a essa nova realidade, aparentando mudanças de foco e utilizando de ferramentas como o marketing social para obter vantagem competitiva. As empresas vêm se mostrando interessadas em como fazer o descarte de forma correta de seus resíduos.

REFERÊNCIAS

CLM – Council of Logistics Management. Reuse and Recycling Reverse Logistics;

FILHO, Edelvino Razzolini, BERTÉ,Rodrigo. O Reverso da Logística e as questões ambientais no Brasil. Curitiba: IBPEX,2009.

ITABORAHY, L. Educação ambiental e conscientização comunitária. ET. AL. Porto Trombetas: FVT, 2002.

KOTLER, Philip e ROBERTO, Eduardo. Marketing Social: Estratégias Para Alterar o Comportamento Público Rio de Janeiro, Campus, 1a. ed., 1992.

PRIDE, Willian M., FERRELL, O. C. Marketing conceitos e estratégias. 11º Ed. Rio de Janeiro. LTC.

ROGERS, Dale S.; Tibben-Lembke, Ronald S. Going Backwards: Reverse Logistics Practice; IL: Reverse Logistics Exectuve Council, 1999.

STOCK, James R., Development and Implementation of Reverse Logistics Programs, Oak Brook, IL: Council of Logistics Management; 1998.

TADEU, Hugo Ferreira Braga... [ET AL.]. Logística Reversa e Sustentabilidade -– São Paulo: CENGAGE LEARNING, 2012.

http://perpetóleo.blogspot.com.br Disponível em: 16/03/2013.

http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR11_0543.pdf Disponível em: 14/04/2013.

http://www.ecoleo.org.br/Nossa_historia.html Disponível em: 17/05/13

http://www.infoescola.com/administracao_/definicoes-de-logistica-reversa/ Disponível em: 14/04/2013.

http://www.scielo.br/pdf/gp/v13n3/05.pdf  Disponível em 16/03/2013.

http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n3/01.pdf Disponível em 16/03/2013.

http://www.utfpr.edu.br/medianeira/estrutura/assessorias/ascom/noticias/acervo/campus-medianeira-lanca-programa-de-reciclagem-de-oleo-de-cozinha Disponível em: 16/05/2013.



[1]  Aluno do curso de Pós Graduação MBA em Gestão Avançada de Empresas da FACEAR/CEET/ICEET; E-mail: [email protected]

[2]  Orientadora do curso de Pós Graduação em MBA em Gestão Avançada de Empresas da FACEAR/CEET/ICEET