RESUMO
Jogar para desafiar seu próprio cognitivo, pode ser um grande avanço no processo de aprendizagem. Jogar por jogar não terá nenhum significado tão importante, mas no momento em que o educando é lançado a buscar estratégias para solucionar problemas e resolver os desafios tornar-se-á mais seguro e prático em suas decisões diárias. Lançar sempre o educando na busca de novos mecanismos o fará capaz de acreditar no seu ideal e proporcionará mais avanço em seu desenvolvimento. Os jogos despertam sempre no educando a vontade de vencer, isso fará que ele tenha cuidado em suas respostas de modo que o mesmo venha ganhar. Neste contexto, o educando tem contato com a realidade, conectando o imaginário ao prático, é isso o que os jogos proporcionam. O trabalho só pode ser bem feito, quando o professor faz seu papel, de modo que ele contribui para a formação do educando, pois jogos serão elaborados a partir da necessidade da sala, com objetivo de fazer com que os educandos compreendam os assuntos que estão sendo exposto.
PALAVRAS-CHAVE: JOGOS, APRENDIZAGEM, CONGNITIVO, ESTRATÉGIAS.




1 INTRODUÇÃO

Vivencia-se uma era que se caracteriza por grandes mudanças. Sendo importante atenar para o fato de que aprendizagem só será possível a partir da medida que seja propiciado um ambiente que estimule o educando a criar, comparar e ampliar suas ideias. Hoje, o fato de estar envolvido no mundo tecnológico, disponibiliza mais ainda de fontes e recursos que contribuirá para a melhoria desse desempenho.
Cada período na história é marcado por fase e acontecimentos, sendo que esses valores orientam a elaboração de um conjunto de imagens culturais que refletem nas concepções formuladas de opiniões e no processo de evolução do homem junto à sociedade. Essa compreensão exige o reconhecimento às etapas culturais durante todo o processo de transição entre as fases da sociedade, considerando lúdico os significados para cada cultura ou povos, respeitando as formas e maneiras de entender os objetos e as brincadeiras, ocorridas durante todo esse período.
Sendo assim, as características por mudanças que faz com que os jogos simbólicos sejam instrumentos de aprendizagem e a comunicação ideal seja a partir da construção de significados.
No processo de ensino ? aprendizagem torna-se necessário despertar o educando para os desafios que surgirão ao longo de todo o seu processo de amadurecimento. Este pontapé inicial será dado no início de sua vida estudantil, com o objetivo de despertar no educando "raciocínio lógico diante dos problemas do dia a dia". Sendo que essas atividades podem ser feitas através de jogos educacionais que despertará a estrutura do às atividades desafiadoras.
Zapata (1986) e Aquino (1988), afirmam que o jogo é uma "forma de organização, desenvolvimento e afirmação da personalidade".
Jogar por jogar não terá nenhum significado tão importante. Mas jogar para aperfeiçoar seus conhecimentos, com certeza trará grandes resultados à vida futura do indivíduo, tornado-o mais seguro em suas decisões e para enfrentar os desafios da vida, pois os jogos contribuirão para a formação de atitudes, desenvolvimento da crítica, intuição, da criação de estratégias e dos processos psicológicos básicos.
Lançar um estudante a buscar soluções, fazendo-o criar possibilidades de novas descobertas, norteada sempre com jogos educativos , tornando o ambiente mais prazeroso em participar da sua própria aprendizagem.
No entanto, os jogos promovem desafios, geram prazer e novos conhecimentos. Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso criar um local propício para o uso deles, explorando técnicas pedagógicas desenvolvendo sempre no educando a capacidade de investigar na busca de resultados valorizando sempre o uso de estratégias.
O presente artigo procura conceituar o lúdico e mostrar a importância do desenvolvimento cognitivo através dos jogos na estrutura do Ensino médio. Sendo que esta pesquisa tem a pretensão de descobrir, e poder contribuir na formação e na interpretação de problemas voltados para a área da Matemática na sala.
Todo o contexto se dá a partir da abordagem de pesquisas literárias e revisão bibliográfica, leituras e estudos de textos voltados para a área.