A Folha de São Paulo consultou 66 franqueadoras em um levantamento realizado no fim do ano passado. Nessa pesquisa, constatou que abrir franquias fora das capitais e em cidades de pequeno e médio porte era uma estratégia em comum que todas tinham. Com as redes de franquias de escola de idiomas não é diferente. A atual fase que o país vive, de bom desenvolvimento econômico e aumento do poder de consumo da classe C, mostra esta mais propícia a investir em educação e qualificação, consequentemente, em um curso de idiomas.

Segundo os especialistas, ainda existem barreiras e dificuldades a ser consideradas. A principal delas é a logística. O alto preço do transporte de produtos e as lastimáveis condições das estradas podem comprometer a viabilidade do negócio. Sendo assim, o setor de serviços chama maior atenção dos investidores por ser o de mais fácil adaptação.

Os diferenciais de uma franquia de ensino de idiomas no interior

O grande atrativo em relação ao mercado no interior é que ele ainda não está consolidado. As pessoas procuram visitar, conhecer a empresa e fazer orçamentos. Assim, a marca não precisa ser imensamente conhecida para chamar a atenção do público. Outra grande vantagem é a maior facilidade em conseguir bons pontos comerciais, que nas capitais, quase sempre se encontram lotados e até com fila de espera.

Mas o principal diferencial do mercado no interior em relação à capital é o público. Não adianta nada querer investir em uma franquia de ensino de idiomas em cidade de pequeno porte carregando conceitos que são aplicáveis em uma megalópole, mesmo que elas sejam próximas geograficamente. Em primeiro lugar, é preciso analisar, conhecer seus consumidores e avaliar quais são as preferências deles. Os hábitos da população mudam, às vezes de forma drástica, devido ao porte da cidade. Assim, o maior conselho para quem quer embarcar em um investimento como esse é conhecer bem o público do local para que seu negócio não naufrague.

Para escolher uma franquia de ensino de idiomas

O investidor precisa estar atento. É preciso avaliar o método de ensino e o material didático. Caso o empreendedor não tenha muito conhecimento em idiomas, é válido pedir ajuda a algum profissional. Além disso, deve-se atentar para o suporte que a franchising oferece, o que fica a cargo do franqueado, avaliar os números oferecidos pela empresa e até mesmo conversar com ex e atuais franqueados da rede. Com cuidado e atenção, é possível escolher uma boa franquia de ensino de idiomas e torná-la referência na cidade eleita.