Influência da família na construção da autoestima dos filhos

          As mudanças e transformações que vem acontecendo na sociedade refletem de certa forma, no modelo estrutural e nos relacionamentos familiares. Vivemos hoje, num mundo onde há uma crise de valores. E quando nossos jovens entram neste mundo adotado de posturas e comportamentos, sofrem transtornos emocionais.

          Antigamente, cada membro da família tinha seus papeis bem concretos. A convivência e a atenção com o filhos eram mais presentes em sua rotina, pelo fato da mãe cuidar apenas dos afazeres domésticos e dos filhos. Com a ida das mulheres ao mercado de trabalho esta convivência afetiva se distanciou, provocando nas crianças e adolescentes uma baixa autoestima. São diversas as causas que fazem os jovens se sentirem assim: brigas constantes entre os pais; gravidez na adolescência; abuso sexual; maus tratos, etc.

          Por estes motivos posso resaltar que os pais têm o papel fundamental na construção da autoestima dos jovens. Que começa na infância. E mesmo que a criança seja criada numa família bem preparada e sem conflitos, no inicio da adolescência ou até mesmo antes, haverá momentos que ela vai sofrer atentos, bullying, que é muito comum.

          Portanto, é necessário que as famílias se conscientizem na tarefa de formação de seus filhos, dando-lhes o acesso de se expressarem, dentro do é cabível, gerando confiança entre ambos. Caso os jovens não desfrutarem do apoio dos pais, seus resultados futuros serão negativos. A autoestima é essencial em nossa vida, para que possamos lidar com as pessoas de modo geral e pra que sejamos felizes consigo mesmo.