Lingerie na Moda Feminina

Hoje em dia toda mulher instantamente pensa em calcinhas e sutiãs quando ouve o termo lingerie, isto porque a palavra faz parte da língua do cotidiano dos brasileiros e podemos encontrar as peças em qualquer loja que se vende moda íntima ou moda feminina em geral. Mas mesmo assim, poucas pessoas sabem a história e a origem da lingerie. O artigo seguinte deve examinar a história da lingerie, assim como sua etimologia, além de explicar o desenvolvimento do consumo da moda íntima que compramos nas lojas de lingerie.

Origem do termo "Lingerie"

Em geral, lingerie é um termo genérico para roupas íntimas femininas que se origina da palavra francês “linge”, que por sua vez, é “roupa” em português. Apesar da origem francesa do termo, o conceito de lingerie foi desenvolvido pela inglêsa Lady Duff-Gordon de Lucile que foi pioneira nessa área e libertou as mulheres no mundo inteiro dos espartilhos que bonitos mas que não eram nada práticos e muito menos confortáveis.

Até a primeira metade do XIX, as mulheres usavam roupa íntima por três principais motivos: Alterar a forma exterior através de espartilhos (depois também com cintos e sutiãs), higiene, e para disfarçar os traços femininos do corpo e não chamar a atenção dos homens – nesse contexto vale a pena mencionar, que nessa época, discrição fazia parte da educação.

No final do século XIX, os espartilhos se tornaram menores, menos volumosos e mais justos, e foram gradualmente suplantados pelo sutiã, uma lingerie que hoje não falta em nenhum guarda roupa feminino. Uns anos depois, quando a Primeira Guerra Mundial estourou, as mulheres encontraram-se preenchendo os papéis dos homens no mercado de trabalho, criando uma demanda por moda íntima e lingerie mais prática para o dia a dia. Sendo assim, fabricantes começaram a usar tecidos mais leves e mais respirável para facilitar o cotidiano da mulher.

Lingerie hoje em dia

Mas somente na década de 60 do século XX, que os produtores de lingerie começaram a glamourizar a lingerie e criar vários modelos e tipos para qualquer ocasião, como sutiãs com bojo, o sutiã push up ou calcinhas de renda delicada. Olhando ao presente, as mulheres tem uma enorme variedade de opções, não só de modelos e tipos de lingerie, mas de marcas também. Existem marcas com preços bem acessíveis como a Trifil ou a Lupo, que se focam mais na funcionalidade e no conforto da lingerie, e marcas que trabalham mais com as preferências do público-alvo em respeito ao design, cores e moda fashion. Mas contudo,  podemos resumir claramente uma coisa: Hoje, lingerie não é só uma roupa escolhida pela função prática. Ela já se tornou uma peça do guarda roupa feminina para expressar e mostrar a personalidade e o estilo próprio.