1.INTRODUÇÃO
A aplicação da tecnologia nos sistemas educacionais, nos cursos presenciais, traz em si uma revolução nos paradigmas educacionais atuais à medida que apresenta diversas oportunidades para integrar e enriquecer cursos, disciplinas, materiais didáticos, dentre outros. É preciso realizar a gestão do conhecimento e, principalmente, aprender a construir de forma coletiva, proporcionando novos meios de interação e comunicação entre professores e alunos. A internet insere novas funcionalidades na transmissão da informação ao individuo e possibilita a troca das mesmas através de grupos de discussão como: chats, bloggers, murais, e-mails e etc.
O objetivo das TIC?s (Tecnologias de Informação e Comunicação) na educação não é modismo, mas sim adaptação a uma realidade. As inovações tecnológicas no processo educativo possuem como finalidade, traduzir as mensagens pedagógicas a fim de instigar e ampliar os horizontes do aluno. Por essa razão, quanto mais aprofundamos na pesquisa e desenvolvimento de metodologias educacionais com o uso da tecnologia, mais esta se torna presente em uma Instituição de Ensino, seja através de sistemas integrados de gestão educacional ou aulas ministradas com o uso das mesmas. A implantação da tecnologia é uma tarefa relativamente fácil se comparada à mudança dos paradigmas nos processos de ensino, uma vez que é mais difícil quebrar esta barreira. Para que esse novo sistema tenha efeito se faz necessário prover mudanças e concentrar os esforços em pessoas chaves, ou seja, os professores, que devem ser capacitados para a nova metodologia de ensino tornando-se assim agentes da educação. Seguindo esta linha de raciocínio demonstraremos ao longo deste artigo como o SENAI ? SP está mudando sua forma de interação entre Professor/Aluno, afim de, dar maior oportunidade de acesso a informação para o aluno e com isso atingi-lo na linguagem em que ele está mais acostumado atualmente, ou seja, a tecnologia.
2.A TECNOLOGIA
A educação há décadas passa por transformações em seus modelos pedagógicos, onde a principal função do professor era transmitir a informação que lhe foi dada. Com a consolidação da globalização e a crescente inovação tecnológica, as formas pedagógicas tradicionais estão sendo revistas.
Podemos perceber a grande ação da tecnologia em nosso cotidiano, já é natural, da mesma forma é para todas as demais atividades que realizamos, desde o simples pagamento de uma conta até um curso que necessitados para aprimorar nosso conhecimento. A necessidade por produtos, serviço e equipamentos resultantes de grandes estudos, planejamentos e construções específicas para por fim ser utilizado na busca e melhoria em nossa qualidade de vida. (KENSHI, 2008).
Esse conjunto de conhecimentos e princípios científicos aplicados ao planejamento, construção e utilização de um equipamento para determinado tipo de atividade, tornou-se comum, e hoje podemos perceber que a tecnologia invadiu nosso cotidiano e que estamos em plena sociedade tecnológica. (ROESLER, 2006).
A tecnologia vai além de equipamentos. Kenski (2008) acrescenta que espaços ou produtos são utilizados como suporte a diversas ações. Como exemplo, ele cita as chamadas tecnologias da inteligência:
"construções internalizadas nos espaços da memória das pessoas e que foram criadas pelos homens para avançar no conhecimento e aprender mais. A linguagem oral, a escrita e a linguagem digital "dos computadores" são exemplos paradigmáticos desse tipo de tecnologia". (KENSKI, 2008 apud LÉVY, 1993).

Alinhada às tecnologias da inteligência, existem tecnologias que possibilitam a veiculação das informações entre diversos meios de comunicação, essas são definidas como TIC?s (Tecnologias da Informação e Comunicação), apresentadas no próximo tópico.
3.TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
As TIC?s são conjuntos de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, podem proporcionar a automação e a comunicação de vários tipos de processos existentes nas atividades profissionais, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira, religiosa, entre outras, ou seja, são tecnologias usadas para reunir, distribuir e compartilhar informações. Como exemplo pode-se citar recursos como: MSN, Blogs, Portais Educacionais (SENAI-SP), Websites entre diversos softwares e equipamentos de comunicação. (MICHEL, 2009).
As Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecidas como TIC?s passaram a ser mais do que um luxo, e sim encaradas como uma necessidade, um pressuposto essencial para a realização de qualquer atividade profissional, embora as vantagens que as TIC?s ofereçam, tem-se comentado também sobre o seu efeito negativo da internet, ou seja, a proliferação de conteúdo malicioso, que afeta a sociedade, economia, pesquisa entre outros casos que possam dificultar a busca pela informação. (CANJUNDO, 2008).

Segundo Canjundo (2008), nós presenciamos, há alguns anos o uso intenso da Internet por todos os segmentos da sociedade, e isto faz com que inúmeras áreas sofram mudanças em termos de inovação, criatividade, produtividade e conhecimento, criando a busca por novas formas na quebra de paradigmas tradicionais nas áreas de finanças, educação, segurança, transportes, etc.
Direcionando o assunto para a área educacional, nos próximos sub-tópicos serão apresentados à relação das TIC?s e educação (3.1), a gestão das TIC?s (3.2) e por fim, as estratégias que envolvem a utilização das TIC?s na educação (3.3).
3.1. As TIC?s na Educação
A área educacional pode usufruir das TIC?s agregando qualidade e criatividade, tudo em pro de "ganhar" o aluno, ou seja, despertar dentro dele a curiosidade pelo assunto abordado, fazendo com que isto se fortaleça desde a educação básica até às pesquisas científicas, passando pelo ensino à distância (EAD).
As TIC?s aumentam o tamanho da sala de aula, a autonomia do professor na disponibilização de arquivos e na criação de ambientes que propiciem a interação entre alunos, professores e até mesmo outros interessados no assunto, através da utilização de meios eletrônicos para transmissão e gravação de conteúdos educacionais, quebrando barreiras entre os mais variados idiomas e culturas, independente do local e horário, criando meios para o indivíduo construir seu conhecimento. (CANJUNDO, 2008).
Em 2009, o SENAI-SP teve a visão de adotar as TIC?s em seu contexto educacional, e colocou em prática no ano de 2010, oferecendo uma maior integração professor/aluno, através de seu portal educacional, um canal direto entre alunos, professores, coordenadores e diretores da rede SENAI-SP, disponibilizando o acesso à informações referentes à presença, notas, conteúdos das disciplinas ministradas, dentre outros serviços disponibilizados através do portal educacional.
3.2.Gestão das TIC?s
A gestão das tecnologias da informação e comunicação consiste na adoção das melhores práticas, nas quais, sejam capazes de estruturar de forma eficaz os processos gerenciais e operacionais, além de conectar todos os procedimentos de TI com a rotina da instituição de ensino. Cada vez mais, a área de TI (Tecnologia da Informação) está alinhada as práticas educacionais, sendo cobrada e requisitada para oferecer soluções de apoio, colaboração e viabilização de ações que tornem possível o alcance dos objetivos da instituição.
Segundo Porto (2006), em uma reflexão entre a escola e as tecnologias, observa o potencial educativo da mesma, remetendo a rapidez, recepção individualizada, interatividade e participação, hipertextualidade, realidade virtual e digitalização/ideologia na construção do conhecimento.
O conjunto de mecanismos (estruturas, processo e relacionamento) gerido pela tecnologia da informação, auxilia na análise e tomada de decisão, garantindo que a área de TI suporte as estratégias globais da instituição. Desta forma, as áreas de tecnologia da informação deixam de ter um enfoque apenas tecnológico, e passam a ter um papel estratégico e facilitador na transição para a busca de diferenciais competitivos pelas instituições de ensino. (PORTO, 2006).
Segundo Canjundo (2008), o quotidiano escolar e a aprendizagem dos alunos são fatores importantes que devem ser levados em consideração no uso justo e corretos das TIC?s. As inúmeras situações em que usamos estas tecnologias devem ser motivos de questionamentos e reflexão sobre quais são as reais contribuições que elas trazem ou de que forma elas podem influenciar na evolução destes processos educacionais.
É esperado um aumento nos programas de formação, tanto de educadores quanto de gestores escolares, incorporando as TIC?s na escola, fazendo com que tenham contato permanente com os processos envolvidos, conheçam as inúmeras possibilidadesda utilização destas tecnologias no ensino, e inovem as formas de organização e disseminação da informação na escola. Nós como educadores temos a obrigação de incentivar o desenvolvimento de metodologias de formação voltada para o contexto das escolas em que atuamos, repensando teorias e modelos, e principalmente interagindo com todos os participantes da rede, de forma a mudar as formas de aprender, e com a tecnologia, não integrar somente, e sim utilizar os diversos recursos em conjunto com as atividades dos profissionais, agrupando os objetivos existentes aos mesmos e desenvolvendo novos métodos de aprendizagem e construção de uma experiência rica e consistente. (PORTO, 2006).
3.3.Estratégias de uso das TIC?s
O trabalho com projetos, estudos de caso, fóruns de discussão, bate-papo, pesquisas em grupo, publicação em wikis, construção de weblogs, videologs, fotologs, são estratégias que viabilizam a cooperação no portal educacional da rede SENAI-SP. A algumas dessas ferramentas são de uso constante dos alunos, ficando mais próximo de sua realidade, no qual, seu uso passa a ser voltado para o estudo.
A utilização de um fórum de discussão é uma excelente estratégia para manter um espaço aberto para análises, confrontes de ideias ou mesmo para gerar novas discussões, deixando uma pergunta ou tema para discussão de idéias e pontos de vista referentes ao assunto abordado em aula.
O bate-papo é uma ferramenta muito utilizada no portal. Com o intuito de promover um seminário on-line ou um debate, também pode ser utilizado quando os alunos possuem alguma dúvida pertinente à disciplina ministrada. Fica mais rápido e prático o atendimento ao aluno.
4.INTERNET E REDES DE APRENDIZAGEM
Na atualidade temos um número significativo de professores desenvolvendo projetos e atividades mediados por tecnologias, porém, a grande maioria das escolas e professores ainda está com dificuldades em como utilizá-las adequadamente.
Segundo Moran (2010), a apropriação das tecnologias pelas escolas passa por três etapas. Na primeira, as tecnologias são utilizadas para melhorar o que já existia manualmente, como o desempenho, a gestão, para automatizar processos e diminuir custos. Na segunda etapa, a escola insere parcialmente as tecnologias no projeto educacional. Cria uma página na Internet com algumas ferramentas de pesquisa e comunicação, divulga textos e endereços interessantes, desenvolve alguns projetos, há atividades no laboratório de informática, mas mantém intocada a estrutura de aulas, disciplinas e horários. Por fim, na terceira, com o amadurecimento da sua implantação e o avanço da integração das tecnologias, as universidades e escolas repensam o seu projeto pedagógico, o seu plano estratégico e introduzem mudanças significativas como a flexibilização parcial do currículo, com atividades a distância combinadas as presenciais.
Foi o que aconteceu com o SENAI-SP, aliado ao portal educacional, o professor tem total liberdade para disponibilizar listas de exercícios, que podem ser respondidas pelos alunos em dia e hora marcada. Dentre as possibilidades, o pode-se até aplicar avaliações em horário extra-aula.
4.1.A Internet como instrumento no processo de ensino-aprendizagem
A Internet é um aglomerado de redes, com computadores e celulares interligados por IP?s (Protocolos de Internet), o que permite o acesso rápido às informações e a todo o tipo de transferência de dados, seu uso como uma forma de interação no processo de educação, através do acesso discado, via rádio, cabo ou satélite, amplia a comunicação entre o aluno e o educador. (CRUZ, 2009).
Segundo Cruz (2009), a educação com o auxílio da Internet, ajuda na quebra das ?barreiras? geográficas, culturais e socioeconômicas, tendo em vista que, de qualquer ponto do planeta as informações disponíveis podem ser acessadas, sendo assim, a Internet proporciona a uma democratização da educação. Ao utilizar a Internet no processo de ensino-aprendizagem, o mais importante é destacar como a rede será utilizada quanto à originalidade, à criatividade, à segurança, dentre outros aspectos, devido estes tópicos, serem estabelecidos dentro de cada sala de aula, por cada professor.
No SENAI-SP, se faz uso da internet como complemento do material didático, orientando os alunos nas pesquisas extraclasses. Cada docente é responsável ao direcionar os alunos em quais sites conseguirão tais informações para conclusão dos determinados trabalhos.
5.CAPACITAÇÃO DO DOCENTE
A exigência na capacitação docente e renovação continuada de seus conhecimentos pedagógicos e técnicos cujo objetivo é desenvolver qualidades necessárias e criar um modelo individual de atuação docente para a disciplina que irá ministrar destacam-se habilidades a serem aperfeiçoadas como, expressão oral e técnicas de exposição, planejamento de aulas e palestras, avaliação, manuseio de tecnologias diversas, comunicação escrita, pesquisa e orientação. A tecnologia poderá ajudar o docente a conquistar o aluno e enriquecer a aula.
Nesse novo contexto a docência terá como exigência não apenas o domínio conhecimento referente à disciplina a ser ministrada, mais também domínio de metodologia e práticas educacionais alinhas a tecnologia da informação e comunicação.
6.O FUTURO DA EDUCAÇÃO
A educação tende a se adaptar às necessidades das sociedades. O grande desafio atual é como se adaptar às grandes mutações sociais, culturais e econômicas criadas pela inclusão das novas tecnologias no meio acadêmico, sendo assim, a adaptação são indispensáveis, e urgentes, mas não se trata de adaptar a educação às tecnologias, mas sim os educadores as tecnologias existentes, para que possam ser uteis no processo de ensino, provendo o despertar no interesse por assuntos novos. Os maiores desafios não são de natureza tecnológica, mas sim, de natureza social, cultural e econômica.
A grande quebra de paradigma está na transição do chamado ensino tradicional, baseado em aulas expositivas, conteúdos exemplos, lista de exercícios e apostilas para a utilização de recursos tecnológicos que ofereçam ferramentas úteis a uma prática pedagógica consciente e concisa nos seus objetivos, onde respeite a individualidade do aluno e suas raízes culturais.
O professor se torna "Arquiteto Cognitivo", trançado estratégias e mapas de navegação para que o aluno, de forma autônoma possa construir seus próprios caminhos na busca pelo conhecimento, e o "Dinamizador da Inteligência Coletiva", onde o professor gerencia os processos para construção do conhecimento, integra as múltiplas competências dos alunos e promove a troca de informações.
7.CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como no passado, esse momento em que vivemos, há uma expectativa muito grande de que as TIC?s (Tecnologias da Informação e Comunicação) irão oferecer soluções rápidas para melhoria na qualidade da educação. Contudo, a educação não depende somente da tecnologia, do contrário as soluções já estariam em ação há muito tempo. Acreditamos que a instituição de ensino, em relação às TIC?s, necessita estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem e reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem. Temos que utilizar sim, cada vez mais as TIC?s em nossa sociedade, mais também redimensionar o papel da escola e nosso, como professor.
REFERÊNCIAS
CRUZ, C. F. B. A internet como ferramenta no ensino e aprendizagem. Disponível em: <http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/1905270-internet-como-ferramenta-ensino-aprendizagem/>. Acesso em: 04 set. 2010.
CANJUNDO, G. Sabe o que são TIC?s? Disponível em: <http://www.bungonline.org/imagens/buginform/Tics.pdf>. Acesso em: 04 set. 2010.
KENSKI, V. As tecnologias invadem o nosso cotidiano. Disponível em: <http://leonardoleao.googlepages.com/Astecnologiasinvademnossocotidiano-V.doc>. Acesso em: 04 set. 2010.
MICHEL, M. O. A Comunicação Organizacional e as Organizações na Rede: TICs, Internet e Mudanças na Comunicação. Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba, PR ? 4 a 7 de setembro de 2009. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2522-1.pdf>. Acesso em: 04 set. 2010.
MORAN, J. M. As possibilidades das redes de aprendizagem. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/redes_aprendizagem.htm>. Acesso em: 04 set. 2010.
PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf>. Acesso em: 04 set. 2010.
ROESLER, J. As tecnologias de informação e comunicação na educação. Disponível em: < http://www.jornatec.com.br/assets/tema/As_TIC_Educacao.ppt>. Acesso em: 04 set. 2010.
SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602006000200018&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 04 set. 2010.
SENAI-SP. Portal educacional. Disponível em: <http://www.portal.sp.senai.br/>. Acesso em: 07 set. 2010.