FUNÇÃO, ATRIBUIÇÃO E PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR
 
FUNÇÃO, ATRIBUIÇÃO E PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR
 


FUNÇÃO, ATRIBUIÇÃO E PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR

A função do supervisor escolar está centrada na ação pedagógica, processos de ensino e aprendizagem. Entendemos que o papel do supervisor escolar é muito importante, junto ao corpo docente e discente e toda equipe técnica escolar; não apenas um solucionador de problemas, mas também que o mesmo desenvolva trabalhos relacionados à prevenção da indisciplina na escola.

Visto que a indisciplina está relacionada não apenas a um problema único, mas que muitas vezes acaba envolvendo aspectos relacionados à família, situações sociais, escola, comunidade, entre outros; cabe ao supervisor possibilitar métodos que auxiliem na ação/reflexão das práticas pedagógicas. Portanto a indisciplina escolar ainda tem sido um desafio que precisa ser superado, não sendo considerado um fenômeno estático e sim complexo, com isso suas expressões tem se mostrado crescente nas últimas décadas.

Dessa forma cabe ao supervisor escolar analisar em ação conjunta com os professores, as contradições existentes entre o fazer pedagógico e a proposta pedagógica.

ALGUMAS ATRIBUIÇÕES E SUGESTÕES PARA A AÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR

1. Socializar o saber docente (troca de experiências)

- Promover encontros semestrais, para divulgação das ações pedagógicas desenvolvidas pelo professor em cada semestre (experiências individuais que obtiveram êxito).O supervisor planejará esse momento com convite-roteiro de apresentação, onde todos deveram ser informados no início do ano letivo. Os trabalhos apresentados poderão ser premiados de acordo com sugestões do corpo técnico. (ex: publicação em revistas, na internet, jornalzinho da escola, certificados de participação, entre outros).

2. Discutir permanentemente o aproveitamento escolar e a prática docente.

- Realizar reuniões mensais para discutir as dificuldades em sala de aula, procurando promover ações que viabilizem a recuperação dos alunos que estão com dificuldades na aprendizagem. O supervisor deverá confeccionar uma ficha de acompanhamento individual do aluno, onde os professores deverão mensalmente analisar e preencher quadro de estatística de desenvolvimento e evolução.

3. Assessorar individualmente e coletivamente o corpo docente no trabalho pedagógico interdisciplinar.

-O supervisor deverá manter contato individual com cada professor, onde cada um preencherá uma ficha com suas dificuldades, ansiedades e necessidades; e coletivamente a construção de projeto interdisciplinar.

4. Coordenar e participar dos conselhos de classe.

- Promover reuniões bimestrais para avaliação do desempenho de aprendizagem dos alunos. Elaborar lista de ações para solucionar dificuldades.

5. Planejar e acompanhar o currículo escolar.

-Fazer planejamento dos planos de aula e de curso, quinzenalmente, com apoio do supervisor.

 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
160 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Adriana Guedes Da Silveira Menezes
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
ADRIANA GUEDES DA SILVEIRA MENEZES, FORMADA EM LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, ESPECIALISTA EM SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NO INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE LOURDES.
Membro desde março de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: