FOLCLORE E RELIGIÃO: UMA RELAÇÃO CONJUNTA

Noelly Menezes Lima

Resumo
Quando ouvimos falar em folclore lembramos imediatamente de festas juninas, comidas típicas, danças que ate mesmo estão ligadas a crenças, mas jamais enxerga o folclore ligado à religião, em principal a fé católica. As crenças também são ressaltadas nessa breve analise com o intuito de mostrar a diversidade religiosa. O objetivo deste paper é fazer uma breve análise da ligação entre o folclore e a religião. Tendo como fontes artigos dos autores Amâncio Cardoso dos Santos Neto, Antonio Fernandes de Araujo Sá e Magno Francisco de Jesus Santos que mostram em geral a cultura de Sergipe. O predomínio da fé católica é vista nitidamente não apenas em Sergipe, mas sim em todo Brasil através das devoções dos fieis.
Plalavras-chave: Folclore; Religião; Cultura.

Introdução
O folclore tem em missão preservar os costumes, as crenças, os hábitos, ou seja, toda cultura de um povo, onde esta corre risco de desaparecer e perder sua importância, como a religiosidade que tem um papel importante tal quanto a outros costumes. A religiosidade em Sergipe chama a atenção em virtude da tradição católica. A Procissão de Nosso Senhor dos Passos, que acontece sempre no segundo final de semana da Quaresma na cidade de São Cristovão é um caso elucidativo. Nela podemos observar o quanto o folclore tem ligação, pois a festa mostra costumes de um povo que é passado de geração para geração:
"Desde o século XIX (e possivelmente, desde o século XVIII), a referida solenidade é considerada uma das principais celebrações religiosas de Sergipe. Romeiros de diferentes localidades sergipanas se deslocam rumo à Velha Capital com o intuito de render agradecimentos ao Senhor dos Passos". (SANTOS,2009,p.02)
A crença religiosa dos fieis é visível em toda a procissão onde mostra uma intima ligação entre os devotos e a imagem, apesar de toda modernidade de hoje, eles (fieis) sem a intenção, preservam sua identidade cultural."A solenidade dos Passos é marcada pela forte presença dos romeiros beijando, tocando ou até mesmo conversando intimamente com o Senhor dos Passos". (SANTOS, 2009 p.03).
As devoções e crenças no Brasil não existem apenas no catolicismo, existem religiões afro-brasileiras como o Candomblé que celebra a religiosidade em cultos aos Orixás, esta antes era tido apenas como religião de negros e baianos, mos hoje pessoas de todas as regiões e classe sociais fazem parte dessa crença. Segundo Calasans o Recôncavo baiano também é lugar de milagres, lendas e assombrações na memória da população baiana. Voltando ao catolicismo é importante ressaltar o predomínio da fé católica não apenas no Nordeste e Sergipe, mais em todo Brasil. Um Exemplo sobre esta questão é a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida a qual faz parte da religião católica. "Um olhar revelador sobre as devoções católicas de massa no Brasil é o artigo de Rubens Fernandes (1985), que instiga uma leitura das múltiplas apropriações á devoção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil". (SANTOS, 2010, p.170).
Entre as mais importantes romarias e procissões do Brasil podemos destacar as festividades em Juazeiro do Norte com o Padre Cícero, Bom Jesus da Lapa e Salvador com Senhor do Bonfim e Canindé com São Francisco das Chagas. Essas procissões reúnem uma multidão de peregrinos todos levado pela sua fé. Um foto interessante que é comum a todos esses santuários é a forma como eles são erguidos através de uma "vontade Divina", apesar de terem surgido através de um mito, mas que em virtude da fé tornam-se o local do santuário. É interessante perceber que nessas festas todos os seguimentos da sociedade local estão presentes evidenciados cada um a sua fé e a relação que os fieis tem com a divindade cada um fazendo suas preces e orações. Pode-se notar também o ato penitencial que essas festas trazem como andar descalço, ajoelhados, pedras na cabeça... São interessantes aspectos que mostram como a fé católica mistura outros elementos servem de instrumento para caracterizar o folclore nacional. O que se busca com essas penitencia é apagar os pecados tentando sofres da mesma forma que Jesus teria sofrido, chorando, sofrendo em meio à multidão que o romeiro tente com isso participar ativamente da cerimônia. Cada evento religioso mantém formas diferentes de como expressar a sua fé em algumas celebrações religiosas é notável o lado emotivo dos fieis ao amenizar sua dor diante do que ele crer: "O lado emotivo das celebrações religiosas consiste em uma faceta da grande relevância para a compreensão do sentido do universo místico da religiosidade (...). Elementos como identidade, sentimento e sensibilidade permeiam a esfera religiosa". (SANTOS, 2010, p.177).
A memória histórica de um povo deve passar por um período de valorização para que ocorra um maior interesse dos valores culturais do passado. E graças ao folclore pode-se estudar e compreender essas memórias. A religião no campo folclórico mostra uma visão do passado em tempo real através do engrandecimento da memória de um povo em relação aos seus costumes/devoção:
"... a participação dos romeiros carregados do andor do Senhor dos Passos. Trata-se de pessoas que participam da solenidade há mais de três décadas, sempre carregando sobre os ombros o pesado andor da imagem devocional. Esses devotos são em oriundos das mais variada localidades, como Lagarto, Itabaiana, Aracaju, Laranjeiras, Alagoinhas e de São Cristovão. O que une esses participantes é fato de fazerem questão de acompanhar o cortejo processional carregando a pesada charola, sempre na mesma posição lado com seus companheiros de fé". (SANTOS, 2009, p.02)
A relação entre religião e folclore fica cada vez mais intima, pelo fato de que individualmente e ao mesmo tempo coletivamente, cada pessoa e região têm seus costumes e crenças. Uma região pode sim predominar o candomblé ou outra religião, mas isso não quer dizer que toda a população irá segui-la. Pode-se notar que existe também um dialogo entre a diversidade religiosa, um exemplo sobre esta questão é um fato que ocorre na Bahia sempre na segunda quinta-feira de janeiro, é a "Lavagem das escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim", são baianas vestidas de branco, a cor dos orixás, com vasos cheios de água misturada a perfume (água de cheiro):
"A lavagem festiva tem a participação de seguidores do catolicismo, umbanda e candomblé, já que o Senhor do Bonfim de acordo com o sincretismo religioso na Bahia corresponde a oxalá". (WIKIPEDIA, a encicopledia livre. Festa do Bonfim. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_do_Bonfim Acesso em: 04 de junho de 2011)
Ao longo do texto pode-se notar que seu objeto de estudo esta voltada à relação entre o folclore e a religião. Essa relação expõe opiniões intrigantes para muitos, pois, muitos acreditam que o folclore é pura superstição, o que faz esses acreditar que a religião não estabelece ligação alguma com o folclore. Religião também é cultura,... costumes e instituições de um povo, já que diz respeito a identidade cultural. Todos quando estão em seu campo religioso seja ela, espírita, igreja, umbanda... Vão à busca de algo que conforte (sua fortaleza).
"O homem religioso sente a necessidade de buscar o que lhe falta, ou seja, tem a carência da ordem cósmica, da esfera extraordinária do mundo". (SANTOS, 2010, p.202)
Os estudos em relação à ligação do folclore com a religião, não são, tão amplos quanto aos que tratam de ambos os temas individualmente, pude notar essa falha no decorrer dessa breve analise, ao procurar fontes que pudessem me ajudar no desenvolvimento desse trabalho. Através do folclore enxergamos a possibilidade de entender as transformações históricas a partir da cultura popular folclórica. Essa cultura popular com o tempo sofre algumas mudanças devido à modernidade, mudanças essas que são introduzidas ao folclore e estudadas com o intuito de comparações entre o que acontecia antes e o que esta acontecendo hoje. Vale ressaltar que apesar de toda modernidade existente hoje, os costumes, as crenças não são esquecidos e principalmente pelos mais velhos, são eles que passam para os dias atuais o que aconteceu há anos a traz. Calazans diz que a melhor forma de se entender as manifestações folclóricas é nos desprendendo das conservações das circunstâncias presente ao conhecimento."José Calasans... o caminho metodológico que devemos seguir: afastar-se de certo "conservantismo epistemológico", fundido as manifestações folclóricas à dimensão histórica e antropológica". (SÀ. 2010, p.319)
No entanto pode-se dizer que a inteiração do folclore com a religião acontece em virtude da diversidade cultural.












REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SÁ, Antônio Fernando Araújo. O historiador e a cultura popular: José Calasanz e o folclore de Sergipe e Bahia. In: Revista do IHGS. nº 40, Aracaju, 2010. p.305-321.

SANTOS, Magno F. J. Lágrimas, dor e desolação: sujeitos e representações na solene procissão de São Cristovão. In: Revista Memória História e Justiça. Vol.1, nº 2, Aracaju, 2009.

________. As ovelhas da pastora: as múltiplas facetas de uma peregrinação de Sergipe. In: Revista Brasileira de História das Religiões. nº 7, Aracaju, 2010.

NETO, Amâncio Cardoso dos Santos. A mesa com Adolphine: alimentação de uma família em Sergipe no século XIX. In: Revista do IHGS. nº 40, Aracaju, 2010. p. 251-262.