De fato, o Brasil é um país considerado berço da diversidade étnica e cultural, resultante da miscigenação de diversos povos durante os seus cinco séculos constituintes de sua formação.
Do ponto de vista econômico, o Brasil não só é considerado berço da diversidade, mas também de grandes evoluções sociais, em especial evoluções de cunho tecnológico. No entanto, é agregado a essa evolução, que se constatou de maneira proporcional uma grande deficiência fisiológica da sociedade brasileira, e de certa forma falando: "Deformação física social", porque será?Alguns aspectos, a grosso modo, explicam essa deformação.
A má distribuição de renda, correlacionada a falta de alimentação coerente às necessidades das "camadas" mais pobres, segundo especialistas de saúde, vem modificando as características físicas destes brasileiros. As características são visíveis! Aparência apática, pouco viçosa, rostos ossudos, raquitismo acentuado e atrofia de membros, em decorrência de alimentos desprovido de vitaminas e proteínas, condizente com as necessidades humanas. Se não bastasse, a falta de higiene destes alimentos colabora para aprofundar essas mutações fisiológicas. As doenças de verminoses, em função de alimentos mal conservados e desprovidos de tratamento de higienização suficiente. É lamentável imaginar que esse é um quadro reversível, basta organização do sistema governamental. Especulações de alguns estudiosos dizem que cada qual é detentor de suas próprias características, alegando como citado em epígrafe, que essas características resultam da miscigenação; exclui o fato que as características não englobam somente rostos ossudos e nem tampouco aparência apática, e sim muito, além disto! "Esquecem" os demais fatores que corroboram para essas mutações, os quais não são de uma população sadia.
Considerando uma visão global do conteúdo expresso, o governo esquece os problemas sociais mais intrínsecos da sociedade, os quais merecem atenção. É importante que o governo tenha uma visão panorâmica e vise o desenvolvimento da sociedade com um todo. Mas só produzir não adianta! É necessário acreditar que um país não é apenas um todo, e sim a soma de partes, onde nessa "equação" o termo igualdade deve ficar em evidência.