Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas
Disciplina: Morfologia e Anatomia de Angiospermas - CCAAB 312







REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Estruturas Secretoras

Girlene Santos de Souza*
Deyse Silveira**

*Docente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRB.
** Discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRB





Cruz das Almas - BA
Outubro de 2010
. .
.. Estruturas Secretoras

A secreção em vegetais é compreendida como os processos de formação e de isolamento de substâncias específicas que podem ser produtos de metabolismo de desassimilação como taninos, terpenos, resinas e vários cristais, ou ainda podem ser substâncias que desempenham uma função fisiológica depois de serem secretadas como enzimas e hormônios. Esse isolamento é feito em compartimentos do protoplasto da célula secretora e posterior liberação para os espaços extracelulares no interior dos órgãos ou para a superfície externa do vegetal.
Em algumas bibliografias essas estruturas são classificadas quanto a sua localização em estruturas secretoras externas que são os tricomas e glândulas, Nectários e Hidatódios, e estruturas secretoras internas sendo essas as células secretoras, cavidades e canais secretores e laticífero (ESAU, 1981). Encontra-se tembém essas estruturas descritas de forma individualizada, sendo elas os hidatódios, nectários,hidropódios, estruturas que secretam mucilagem ou goma, estruturas que secretam compostos fenólicos, estruturas que secretam material lipofílico , glândulas de sal, lacticíferos, glândulas digestivas e tricomas urticantes. (APEZZATO - DA- GLÓRIA, 2006), as quais serão descritas a seguir.


Hidatódios:

São aberturas (geralmente estômatos que perderam a capacidade de abertura e fechamento) encontradas nas margens das folhas que secretam através das quais por um processo ativo chamado de gutação, um líquido de composição variável que pode ir desde água pura até soluções diluídas de solutos orgânicos e inorgânicos na forma de íons. Os hidatódios são caracterizados pela presença de bainha de feixe aberta; elementos de condução exclusivamente xilemáticos; epitema; poros aqüíferos semelhantes a estômatos modificados com câmaras aqüíferas, por esses poros que o exsudato é liberado.

Nectários:
Essas estruturas são encontradas em várias partes do corpo
reprodutivo e vegetativo das plantas. Secretam o néctar que é
composto principalmente por sacarose, glicose e frutose. A
fonte desse material a ser secretado é proviniente do floema
onde a seiva inicialmente se tranforma em pré-néctar e posteriormente em néctar por ação enzimática. Este nécta pode ser liberado de diferentes maneiras: diretamente das células nectíferas para o exterior por meio de estômatos modificados; por exocitose do protoplasto das células nectíferas para o espaço periplasmático, atravessando a parede celular sendo acumulado temporariamente subcuticular e liberado para o exterior; por microporos; ou por rompimento da cutícula.
Quanto à posição o nectário é classificado em extrafloral (NEF) que são encontrados nos caules, nas folhas, no pedicelo de flores e frutos, no eixo das inflorescências e nas brácteas e bractéolas, e é também classificado em floral (NF) que estão restritos a flor.
Quanto à função classifica-se em nupcial (NN) onde o néctar é um recurso procurado por agentes polinizadores, e extranupcial (NEN) onde o néctar é procurado por insetos.

Hidropódios:
São tricomas encontrados nas superfícies submersas das folhas de mono e dicotiledôneas aquáticas de água doce. Estão envolvidos no transporte de água e sais sendo capazes de reter mais íons que a demais células epidérmicas.


Estruturas que secretam mucilagem e ou goma:
Denomina-se mucilagem e, ou, goma polímeros complexos de polissacarídeos ácidos ou neutros de elevado peso molecular, não se distinqgue com exatidão uma da outras, porém a muculagem apresenta-se mais fluida e a goma mais viscosa. As estruturas envolvidas nesse tipo de secreção são os idioblastos, ductos, superfícies epidérmicas (superfície das anteras de algumas espécies), parênquima (algumas plantas suculentas), tricomas e emergências (comumente encontrados nos ápices reprodutivos e florais).

Estruturas que secretam compostos fenólicos:
Esses compostos são uma classe de compostos do metabolismo secundário. Em plantas constituem um grupo quimicamente heterogêneo sendo alguns solúveis e outros insolúveis. As estruturas envolvidas nesse tipo de secreção são os idioblastos, células epiteliais ou ductos. Os compostos fenólicos em órgãos vegetais estão relacionados com os mecanismos de interação entre plantas e animais, agindo como dissuasivo alimentar e reduzindo a herbivoria.

.Estruturas que secretam material lipofílico:
As substâncias lipofílicas incluem terpenos, ácidos graxos livres, agliconas, ceras e flavonoides. Os óleos essenciais por terpenos de baixo peso molecular e as resinas por uma mistura de terpenos de alto e baixo peso molecular. As estruturas envolvidas na secreção de material lipofílico são os idioblastos, cavidades, ductos, superfícies epidérmicas, tricomas e emergências.

Glândulas de sal:
São espécies de tricomas presentes nas folhas de plantas que ocupam ambientes salinos, não há uma distinção clara entre hidatódios e glândulas de sal. A última ocorre em plantas halófitas e presumivelmente, funcionam na remoção do excesso de sal, evitando um nível nocivo de acumulo de íons minerais nos tecidos de algumas espécies, secretando assim o excesso de sal na forma de soluções salinas. A fonte do material a ser secretado é a corrente transpiratória.

Laticíferos:
Uma das mais importantes secreções vegetais é o látex, emulsão de pequenas partículas (óleos,resinas,cerase borracha) dispersas num líquido que contem mucilagem, carboidratos,ácidos orgânicos,íons minerais e enzimas proteoíticas.O látex é um composto próprio das células lactíferas que são delimitadas por paredes celulósicas que podem estar impregnadas por suberina ou calose, substâncias que selam o sistema e impedem a comunicação com as células adjacentes. As estruturas envolvidas na produção do látex são os lactíferos, ductos lactíferos e células parenquimáticas. De acordo com sua estrutura os lactíferos podem ser classificados em articulados (formados por fileira de células, podendo suas paredes terminais permanecerem integrais, serem parcial ou totalmente destruídas) e não articuladas ( formadas por células isoladas que apresentam crescimento indeterminado) .

Glândulas Digestivas:
Principal estrutura secretoras de plantas carnívoras. As enzimas digestivas são produzidas pro tricomas glandulares ou por emergências. Dentre as enzimas já detectadas as esterases, fosfatases ácidas e as proteases são as predominantes. Através de dispositivos de atração, as presas são capturadas e digeridas graças à presença de enzimas produzidas por essas glândulas digestivas.

Tricomas Urticantes:
Consiste em uma única célula vesiculosa na base e gradualmente afilada em direção ao ápice. Quando esse tricoma é tocado seu ápice se rompe liberando o líquido que está sob pressão em seu interior sendo assim introduzido no corpo do animal. Tricomas urticantes têm por função servir de elemento de defesa da planta, à medida que acumulam substâncias tóxicas, que podem provocar irritações até a morte, tais como, acetilcolina, histamina e serotonina.


Referência :

APEZZATO-DA-GLÓRIA, B. & CARMELLO-GUERREIRO, S.M. 2003. Anatomia Vegetal. Ed. UFV ? Universidade Federal de Viçosa. Viçosa.

CUTTER, Elizabeth G. Anatomia Vegetal. Ed. Roca LTDA. 1ª edição. São Paulo ? SP: 1986.

ESAU, Katherine. Anatomia das plantas com semente. Ed. Edgar Blücher LTDA. 3ª edição. São Paulo ? SP: 1981.