Entendendo a redução de custos para o empreendedorismo

O empreendedorismo tem sido o caminho de muitos profissionais nos últimos anos. Além de ser uma alternativa ao padrão de ter que procurar um emprego, o ato de abrir o próprio negócio também aquece o mercado e gera empregos. Por outro lado, é necessário ressaltar que empreender é algo difícil e que exige muito planejamento e análise. Existem muitos pilares a serem estudados. Entre eles, a redução de custos.

Uma estratégia primordial

O livro Startup Enxuta, de Eric Ries, ilustra bem a importância de ter processos rápidos e diminuição de custos, seja financeiro ou temporal. Nos dias de hoje, ter fluxos demorados e burocráticos é fatal. O risco de se perder em estratégias redundantes e não assertivas é considerável. Isso pode ser evitado e otimizado por meio da redução de custos.

A redução de custos não deve ser vista como algo secundário ou artigo de luxo. O empreendedor deve ter essa estratégia como um de seus pilares fundamentais. O negócio deve ser elaborado para evitar custos desnecessários, investindo sua receita e seu tempo no que trará resultado.

Para a economia de ativos financeiros, o empresário pode elaborar sua própria estratégia ou contar com serviços terceirizados. Empresas como a Taticca, por exemplo, apresentam inclusive planos metodológicos próprios para apontar áreas que podem ter suas despesas diminuídas. Além de poupar o trabalho por parte do empresário, também economiza o tempo.

Muitos empreendedores sabem que é necessário reduzir custos, mas pensam apenas em âmbito financeiro. Porém, a redução de gastos de tempo também é igualmente importante. No livro A Estratégia do Oceano Azul, Renée Mauborgne e W. Chan Kim destacam como é fundamental estudar e adaptar a curva de valor do negócio de uma empresa. Quando isso é feito, deixa-se de perder tempo e ativos não mais importantes em um segmento de mercado. O foco passa a ser somente aquilo que trará inoveção ao negócio.

Tem alguma sugestão sobre redução de custos? Não deixe de postar nos comentário com um link para a fonte.