Crises Urbanas

Wanderson Boareto

Graduado em História e Bacharel em Direito, Pós Graduado em História e Construção Social, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

Resumo

 Os meios urbanos, devido ao seu crescimento nas ultimas décadas, sofreu um aumento considerável da violência e da criminalidade. No entanto, são vários os agentes que estimulam o aumento da violência. A responsabilidade é de todos, já que a sociedade é formada por homens e mulheres que vivem em comunidade.

Palavras Chaves

Crimes, Violência, Urbana, Responsabilidade, Sociedade,

 

Nas últimas três décadas as cidades de todo o mundo passaram por mudanças tecnológicas e comportamentais, essas mudanças estão ligadas ao aumento da escolaridade da população e da facilidade das informações. No entanto, as crises urbanas estão sendo muito mais corriqueiras.

Entre as várias deficiências da sociedade moderna, a violência é a que mais assusta as diferentes alas civilizatórias. Porém não se analisa de uma forma isolada os agentes que  levam a crise de crimes tão violentos. Sem um estudo mais aprofundado a população de massa exposta a perguntas e respostas banais.

No domingo de páscoa na cidade de Varginha (Sul de Minas Gerais), um jovem professor foi preso por roubo, a notícia levou a vários comentários e críticas,  uns defendendo outros atacando. No entanto, a realidade do caso não foi comentada ou publicada pelos meios de comunicação, e sim a notícia “crua e simples”.

O que levou um professor formado e capacitado que exerce uma das profissões mais dignas de toda a nossa contemporaneidade a migrar para o mundo do crime?  Podem ser vários os motivos, entre eles: as drogas, a depressão, a pressão do trabalho ou outros males da modernidade. Seria muita ingenuidade tentar justificar a violência, ou justificar um ato ilícito de qualquer pessoa que tem ou não formação acadêmica ou técnica.

Minha proposta neste texto é analisar os agentes causadores dos crimes, nada na história da humanidade, fatos legais ou ilegais são aleatórios, ou seja, existe uma explicação dos agentes que levaram aquele movimento ou aquela ação.

Nessa ótica temos que rever os nossos conceitos de culpa nos agentes da criminalidade urbana, já que a sociedade é nada mais que um grupo de homens e mulheres que vivem em comunidade e em busca de um proposito comum, eu tenho responsabilidade pelo avanço exorbitante da violência. Talvez minha passividade seja um forte fator contribuinte para o aumento dos crimes, talvez minha forma de condenas uma atitude não ajuda a amenizar e sim a estimular a violência.

Sendo assim, vamos repensar nosso modo de agir e de condenar as atitudes das pessoas que nos rodeia, sem uma leitura mais profunda dos agentes da violência fica difícil eu entender minha relação em sociedade. Uma educação de qualidade, uma conduta ética, uma formação profissional não pode nos proteger da violência e dos crimes. Mas temos que tentar fazer a diferença e esta diferença é em estar atentos em relação ás pessoas que estão ao nosso redor e pedem nossa ajuda todos os dias. No entanto, esta ajuda é de várias maneiras, muitas vezes não é em forma de palavras e sim de atitudes. O discernimento e a observação são ferramentas interessantes para melhor os crimes e a violência em nossa sociedade.

Bibliografia

AZAMBUJA, Darcy, Introdução à Ciência Política, Ed Globo, 2008,São Paulo, SP.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánches, Ética, Ed Civilização Brasileira,2005, Rio de Janeiro, RJ

MASCARO, Alysson Leonardo, Filosofia do Direito e Filosofia Política, Ed Atlas, 2003,São Paulo, SP.

BOFF, Leonardo, Depois de 500 Anos Que Brasil Queremos?, Ed Vozes, 2000, Petrópolis, RJ

BOFF, Leonardo, A Fé Na Periferia do Mundo, Ed Vozes, 1978, Petrópolis, RJ