RESUMO DO ARTIGO 

Marketing digital quando bem elaborado, traz resultados surpreendentes para empresa que deseja destacar-se no mercado virtual. Com utilização das ferramentas para divulgação que a internet oferece, o custo pode ser bem menor e às vezes chega à zero, proporcionando facilidade para que esta empresa mostre sua imagem através de novos canais.

CONCEITO DE MARKETING DIGITAL

Marketing digital é conjunto de ações para comunicação que as empresas utilizam através de internet ou outros meios digitais de comunicação para promover e comercializar produtos/serviços. Também é utilizado para aumentar a rede de relacionamentos entre empresas e clientes e para conquistar novos clientes. É a forma mais rápida e personalizada de chegar ao consumidor final.

A internet é uma ferramenta fundamental de marketing, que envolve publicidade, propaganda e toda estratégia de comunicação através de redes sociais, mídias, sites de compra coletiva, e-mail marketing e trabalham em conjunto para um só propósito: “Comunicar de forma rápida e eficiente”.

Com seu nascimento a internet trouxe para o mundo dos negócios uma grande novidade: o acesso instantâneo às informações sobre produtos e serviços. TORRES (2009 p. 19).

A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA NO MARKETING VIRTUAL

LOJA VIRTUAL – É importante que a cara da loja virtual mostre ao internauta a imagem que a empresa quer passar. Os site tem de estar bem organizados, com produtos bem distribuídos, qualidade de imagem, design agradável e fontes fáceis de ler.

As cores fortes são utilizadas para chamar mais atenção e prender os olhos do cliente em um determinado produto/serviço. Cores fortes só devem ser utilizadas após um estudo específico, pois são utilizadas quando se tem a intenção clara de criar emoções diferentes no cliente.

Lojas virtuais tem uma facilidade para comparação de preços através de busca por produtos, por isso os preços dos produtos/serviços são muito importantes para a decisão de compra do cliente. O frete pode ser um fator decisivo para a compra, pois se o valor acrescido do frete à compra se tornar percentualmente maior que o produto/serviços adquirido perde-se a atratividade.

SITES DE COMPRA COLETIVA – O site de compra coletiva normalmente faz divulgação de algum produto/serviço com preço abaixo da tabela em redes sociais, em sites de e-mails, noticias ou sites com grandes números de acessos. Para melhor visualização do internauta, a propaganda fica hospedada nestes sites durante o período da promoção com a expectativa de captar novos clientes ou para divulgar aos clientes já existentes aquela promoção.

Quando o cliente clica no link da promoção, aparece um slide de solicitação para cadastro de nome, endereço e e-mail. Com esses dados o site pode enviar para o perfil deste cliente todas as promoções que houver sua região.

Os sites de compra coletiva não filtram o perfil de potencial de cliente, ele divulga todas as promoções para todos os clientes cadastrados, pois não tem filtro em seu cadastro de acesso.

As ofertas nos sites de compra coletiva são por tempo determinado para induzir o cliente a decidir pela compra o mais rápido possível e normalmente aparece um contador para o cliente saber quanto tempo ainda tem para comprar e quantas pessoas já compraram.

Os sites também trabalham com um número mínimo de compra para cada promoção, quando este número não é alcançado no período da promoção, a promoção pode ser prorrogada ou cancelada com a devolução do dinheiro dos clientes.

As empresas interessadas em firmar parceria através de contratos com o site de compra coletiva contata a empresa que faz vendas de cupons por meio de divulgação de campanhas e promoções no site. O cliente também recebe diariamente essas campanhas em seus e-mails cadastrados para facilitar o acesso à promoção e ao site.

E-MAIL MARKETING – O e-mail marketing é a utilização de tecnologia de informação e comunicação no processo de criação para fornecer valor aos clientes uma forma mais rápida, simples e de melhor preço para chegar ao consumidor final. As empresas interessadas no perfil deste cliente compram mailings de outras empresas com seus dados e regiões que querem atingir e disparam seus e-mails marketings todos os dias.

Normalmente, quando este cliente acessa este e-mail pela primeira vez, a empresa pede para que o cliente cadastre-se, assim esta empresa terá o perfil completo deste cliente e saberá quando e onde este poderá enviar futuras promoções para este perfil.

O e-mail marketing é uma das formas de atingir aquele cliente que se tem dificuldade de alcançar.

REDES SOCIAIS – Redes sociais normalmente funcionam com base em perfis de usuários com informações pessoais e profissionais. É um meio de se comunicar com outras pessoas na internet. Redes sociais são consideradas um fenômeno no Brasil, pois é a ferramenta que há maior concentração de internautas trocando informações a todo o momento.

Com planejamento estratégico, as empresas podem aproveitar as redes sociais para publicar produtos, serviços, promoções para amigos, clientes e curiosos, criando uma proximidade maior através de comunidades, seguidores e principalmente criando interatividade com o público que se deseja atingir.

Os compradores on-line não apenas consomem informações sobre os produtos, eles também as produzem. Participam de grupos de interesse na internet para compartilhar informações relacionadas, e como resultado boca-a-boca na Web está se unindo à boca-a-boca tradicional como uma importante influência de compra. KOTLER (2000 p. 687).

Redes sociais estão em constantes transformações, é o principal elo entre empresa e consumidor. As vantagens de divulgações em redes sociais são que a notícia corre rapidamente de perfil em perfil, causando interesse em curiosos a acessar o link e compartilhar com os demais. A notícia também pode causar repercussão, receber comentários e sugestões de diversos internautas que podem ser positivos ou negativos para a imagem da empresa.

Para prospecção de novos clientes as redes sociais são importantíssimas, pois tem uma concentração muito grande de grupos de pessoas com fatores em comum, compartilhando as mesmas informações, produtos, curiosidades ou em busca de algo vantajoso para si mesmo ou sua empresa.

As empresas vêm percebendo a necessidade de manter relacionamento através de redes sociais por intermédios de seus funcionários que possibilitam a geração de novos negócios com empresas (futuros clientes), pois através desta ferramenta conseguem informações importantes junto a sua equipe de trabalho, quebrando barreiras e fazendo parcerias em clientes que antes tinham dificuldade para fazer negócios.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: Tudo o que você gostaria de saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Ed. Novatec, 2009.

KOTLER, Philip, Administração de marketing. 10ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

PINHEIRO, Duda & GULLO. Jose, Fundamentos de marketing: Suporte às técnicas de negócios das empresas. São Paulo: Ed. Atlas, 2011.

LAS CASAS. Alexandre Luzzi. Técnicas de vendas: Como vender e obter bons resultados. 4ª edição. São Paulo: Ed. Atlas,