Atualmente o profissional de secretariado vem tendo sua crescente importância no mercado de trabalho, o profissional desta área é viso como o ponto de comunicação dentro das empresas, mostrando de várias formas que a sua presença inova e trás sucesso.

Quebrou-se o paradigma que o profissional do secretariado desenvolve atividades pertinentes a recepção e sem maiores responsabilidades, hoje é cada vez maior o papel de secretária dentro das organizações, a cada dia que passa se desenvolvem mais, compartilham seu trabalho. As organizações hoje procuram pessoas empreendedoras, lucrativas com visão de mercado.

Este profissional com sua visão holística se torna apto a reagir a situações problema, por ter comprometimento com diversas áreas se torna mais responsável, valoriza mais, é mais comprometida com o seutrabalho. Perfeitamente capaz de trabalhar em equipe.

Buscando sucesso ela sabe utilizar a comunicação a seu favor usando de cautela e sabedoria assim conseguindo atingir seus objetivos.

Uma informação defeituosa pode gerar fofocas dentro das organizações prejudicando o profissional. Por participar de todos os eventos da empresa é necessário saber lidar com as informações que a si são confiadas absorvendo o que realmente são importantes para o desenvolvimento de seu trabalho.

Essencial dentro das organizações a comunicação pode ser formal ou informal e até mesmo as idéias vindas da "radio peão" e elas podem ser beneficiadas se espalhando pela organização e surgirem novas, por isto a necessidade de também escutar o chão de fábrica.

O sucesso da equipe depende da comunicação, o grupo deve buscar o bem comum de todos, as organizações buscam profissionais capacitados e com senso de equipe, honestos e participativos, lutando pelo sucesso de todos. A empresa busca o bom rendimento do grupo e não o pessoal de cada individuo. Quanto maiores as metas alcançadas pelos grupos, maior será os resultados das empresas.

Isto gera a competição sadia entre os as pessoas do grupos, estimulando a criatividade e a vontade de vencer, atualizando sempre as suas novas idéias. Não sendo um a competição egoísta, mas que auxilie no desenvolvimento e crescimento de todos e afastandoo comodismo.Também é importante que a empresa crie estratégias para manter seus funcionários motivados e inovadores, incentivando o comprometimento.

É importante deixar claro a importância da comunicação, inovação e competitividade para o profissional de secretariado. As organizações precisam de colaboradores qualificados, que se desenvolvam e tragam resultados as empresas.

Essencial no dia a dia do secretário é tratar as informações recebidas discretamente e criativamente, fazendo coom que a organização precise de VOCÊ. Com isto sem dúvidas você fará o diferencial.