COMPARAÇÃO ENTRE OS PRÊMIOS DA QUALIDADE

Adriano Sartori Colpo*

Fabrício Martins Piekala**

Vinicius Löbler***

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo realizar uma comparação entre os cinco principais prêmios mundiais da excelência em gestão (Deming Prize, Malcolm Baldrige National Quality Award,European Quality Prize, Prêmio Nacional da Qualidade e Prêmio Ibero-Americano da Qualidade).

Utilizou-se como metodologia uma pesquisa em sites das organizações organizadoras dos prêmios e artigos científicos relacionados com os prêmios da qualidade. Isso tornou possível construir uma linha histórica dos prêmios, realizar uma comparação entre critérios dos modelos de excelência, ano de fundação, categorias empregadas. E com isso, determinamos as suas semelhanças e diferenças.

Por fim identificamos algumas organizações ganhadoras com seus respectivos anos de premiação.

Palavras-Chave: Comparação dos critérios de excelência em qualidade de gestão.

--------------------------------------------------------

* Estudante - Universidade federal de Santa Maria

Acadêmico Curso Engenharia Mecânica

E-mail: [email protected]

** Estudante - Universidade federal de Santa Maria

Acadêmico Curso Engenharia Mecânica

E-mail: [email protected]

*** Estudante - Universidade federal de Santa Maria

Acadêmico Curso Engenharia Mecânica

E-mail: [email protected]


1. Introdução

Num mercado cada vez mais global e exigente as organizações adotam posturas que lhes permitam obter um desejável nível de reconhecimento. Neste sentido as organizações usam cada vez, mais modelos de referência, como um modo de avaliar o seu nível de excelência.A gestão da Qualidade é um tema simultaneamente técnico e comportamental. Entre os vários métodos desenvolvidos para apoiar a gestão da qualidade destacam-se o controlo da qualidade, a garantia da qualidade e a melhoria da qualidade.

Inserido numa perspectiva mais abrangente, em que são consideradas todas as funções da organização, estas podem optar pela gestão pela qualidade total.Qualidade Total pode assim ser definida como um sistema de gestão focado nas pessoas, que visa um aumento contínuo da satisfação dos clientes, a custos reais e cada vez mais baixos, que faz uma abordagem total ao negócio e trabalha horizontalmente, cruzando todas as áreas funcionais, envolvendo todos os colaboradores bem como a cadeia de fornecedores e clientes.

Por isso, os prêmios da qualidade são, extremamente, importantes. Pois, eles são instrumentos próprios para a avaliação da gestão de organizações públicas ou privadas. Utilizando dos Modelos de Excelência em Gestão, de cada prêmio, como referencia, as organizações podem realizar uma auto-avaliação e obter um diagnóstico exato da gestão organizacional, além de candidatar-se aos prêmios da qualidade.

2. Análise Histórica

A história dos prêmios de qualidade começou a ser traçada em julho 1950, quando uma união de Cientistas e Engenheiros japoneses (JUSE), convidou,o então americano, Dr. Edwards Deming para estabelecer uma metodologia de controle de qualidade estatística para o Japão

. No ano subseqüente, foi desenvolvido, no Japão, o primeiro prêmio da qualidade, nomeado Deming Prize. Desde então, o Japão experimentou um grande crescimento econômico.

Durante a década de 80, os Estados Unidos começaram a perceber uma redução do seu mercado mundial com relação ao Japão. Neste momento, os americanos perceberam as vantagens de investir em sistemas de qualidade de gestão. Então em 1987 foi criado por Direito público, o Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA), que se apresentou como o primeiro Total Quality Management (TQM) modelo completo, bem estruturado, com um procedimento de avaliação detalhado.

Em 1988, quando a Fundação Européia para a Qualidade na Gestão (FQM) foi criada por 14 empresas líderes européias, entre os objetivos estratégicos da fundação estava a criação de um Prêmio de Qualidade Europeu. Neste momento, na Europa, o Malcolm Baldrige Model tinha se tornado a referência para os gerentes de qualidade e consultores. Por esse motivo, os membros do comitê responsável pela criação do prêmio da EFQM não tiveram nenhuma dúvida que a arquitetura do (MBNQA) era a escolha inevitável para se tomar como base para o Modelo de Prêmio Europeu da Qualidade. Enfim em 1991, foi introduzido o Modelo de Excelência da EFQM, modelo de gestão empresarial, que se destina a permitir a auto-avaliação da qualidade organizacional e a constituir a base de apreciação das candidaturas ao European Quality Award (EQA).

Em 1991 foi instituída a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), uma organização não governamental sem fins lucrativos, composta por organizações públicas e privada, para administrar o Premio Nacional da Qualidade PNQ. Surgiu com o intuito de dedicar-se ao trabalho de pesquisa e análises de diversas premiações, em particular o MBNQ e o Deming Prize, cujo intuito foi de formular fundamentos, critérios e processo de premiação do PNQ. Ao longo da década de 90, o PNQ foi modificando-se, adquirindo influencias de outras premiações, a destacar o EQA. Finalmente, a partir 2000, o PNQ passa por mais alterações e assume um formato próprio.

O Prêmio Ibero-americano da Qualidade, convocado pela primeira vez no ano de 1999, é um Programa das Cúpulas Ibero-americanas dos Chefes de Estado e do Governo, baseado no Modelo Ibero-americano de Excelência em Gestão.

3. Comparação entre os Prêmios

Os Prêmios da Qualidade tem como objetivo difundir as práticas de gestão bem-sucedidas para estimular ao desenvolvimento da cultura empresarial, concedendo um reconhecimento público às organizações que demonstram resultados comparáveis aos de classe mundial. Estes prêmios se assemelham muito devido ao fato de serem inspirados e até mesmo baseados uns nos outros, com diferenças quanto ao enfoque principal, ou quanto à área de atuação, por exemplo.

De cada parte a sua definição de excelência, que pode ser acima da média ou absoluta. Os prêmios também se diferem quanto ao conceito, que pode ser de apenas reconhecimento à empresa que atingiu resultados mensuráveis através da promoção da qualidade, ou também promover o conceito de competição entre os concorrentes tendo em vista o título. Os órgãos financiadores variam de contribuições de mantenedoras e taxas, assim como é o PNQ, até fundos levantados pelo setor privado institucionalizado em fundação, para o MBNQA.

Outro grande fator diferencial são as categorias premiadas por cada um. O Deming premia essencialmente grandes empresas industriais, do setor público ou privado, enquanto o Malcon também elege instituições de saúde e de educação. Já o PNQ também leva em consideração órgãos públicos, federal ou estadual, poderes executivo, legislativo e judiciário.

Através dos critérios de excelência e de tabelas comparativas, podemos concluir os interesses de cada prêmio, de promover a evolução da qualidade nas indústrias por si própria, com estratégias de gerenciamento, ou a aplicação de sistemas de qualidade com fins comerciais, para a conquista de mercado e como estratégia de marketing.

A tabela a seguir (Tabela 1) contém aspectos gerias que nos permitiram ter uma melhor dimensão sobre os prêmios da qualidade estudados.

 

Deming Prize

MBNQA

EQA

PNQ

Prêmio Ibero-americano

 

Abordagem Geral

 

Gestão da Qualidade

 

Qualidade da Gestão

Qualidade face todas as partes interessadas

Excelência na gestão das organizações

 

 

Definição de Qualidade

Conformidade com as especificações

Guiado pelas necessidades do cliente

Percepção dos clientes, das pessoas e da comunidade

 

 

 

 

 

Deming Prize

MBNQA

EQA

PNQ

Prêmio Ibero-americano

 

Propósitos

Promover a garantia da qualidade por técnicas estatísticas de controle de qualidade

 

Promover a competitividade através da gestão pela qualidade total

Promover uma identidade européia através da excelência na gestão integrada

Estimular o desenvolvimento cultural, político, cientifico, tecnológico, econômico e social do Brasil

Promover o desenvolvimento

da competitividade das empresas mediante a elevação constante da qualidade

Âmbito

Essencialmente nacional

Nacional (EUA)

Europa (cerca de 30 paises)

Nacional ( Brasil)

América do Sul(10 paises), Central(8 paises) e do Norte o México. Ainda Portugal e Espanha

Tipos de

organização

Essencialmente grandes empresas industriais publicas e privadas

Empresas industriais, serviços, PME´s, instituições de ensino e saúde

Empresas industriais, serviços, PME´s, setor público

Empresas industriais, grandes, médias, pequenas e micro empresas. Órgãos da administração pública federal e estadual e organizações de direito privado sem fins lucrativos.

Empresas ibero-americanas  públicas e privadas, de pequeno, médio e grande porte

 

Tabela - 1: Os prêmios de excelência e a evolução da Qualidade ( IPCA – EscolaSuperior de Tecnologia)

3. 1 Critérios de Excelência

O gerenciamento da qualidade se apóia em dois pilares: o cliente e as pessoas da organização. A figura do cliente constitui o núcleo da qualidade total, qualidade significa a busca de melhorias marcantes nos níveis de satisfação dos clientes, presentes e futuros, por meio do oferecimento de produtos de qualidade com preços competitivos. Os padrões de qualidade dependem das pessoas que produzem os serviços/produtos. O objetivo é fazer com que cada pessoa seja responsável por seu próprio desempenho e que todos se comprometam a atingir a qualidade de maneira altamente motivada.

Para tanto a avaliação é uma forma de pesquisa social, porque consiste em aplicar o método científico ao conhecimento de um aspecto da realidade. Já a pesquisa aplicada trata de aplicar o método científico para valorar a aplicação de estratégias cognitivas na aquisição de conhecimentos, ou de estratégias de ação, para alcançar determinados objetivos e para isso é necessário conhecer primeiro esse objeto a ser avaliado. Por isso, o processo de avaliação implica e acarreta tarefas de identificação da informação que são avaliadas, de obtenção dessa informação e de sua difusão aos responsáveis pelo processo avaliativo.

Os Critérios de Excelência fazem parte de um modelo que propõe como sistemática avaliar a gestão, tomando como referência o estado da arte em gestão, em geral desenvolvido a partir dos prêmios nacionais. A idéia é a de que, para melhorar a eficiência e a eficácia das organizações, em geral, precisa-se ter uma visão e uma abordagem sistêmica, além de ter empresas que, buscando atender todos os requisitos, sejam socialmente responsáveis. Em resumo, se empresas privadas e outras organizações são geridas com os princípios da excelência na gestão, menores serão as desigualdades sociais.

A tabela (Tabela 2) nos traz os critérios de excelência relativos a cada prêmio, e sua porcentagem em relação a processos/resultados, a qual nos permitirá tirar conclusões a respeito dos prêmios de qualidade. Observa-se que todos têm uma estruturação semelhante, porém valorizando mais alguns aspectos.

Deming Prize

MBNQA

EQA

PNQ

Prêmio Ibero-americano

60% processo e 40% resultados

55% para os 6 primeiros critérios e 45% resultados

50% meios e 50% resultados

55% para os 7 primeiros critérios e 45% resultados

60% processos e 40% resultados

1) Liderança da visão de topo, visão e estratégia

2) Enquadramento da gestão pela qualidade total.

3) Sistema de garantia da qualidade

4) Sistema de gestão para os elementos do negócio

5) Desenvolvimento dos recursos humanos

6) Utilização eficaz da informação

7) Conceitos e valores da gestão pela qualidade total

8) Métodos científicos

9) Poderes organizacionais

10) Contribuição para a realização dos objetivos da organização

1) Liderança120

2) Estratégias e Planejamento85

3) Clientes e Foco no Mercado 85

4) Medição, Análise, e Gerência do Conhecimento90

5) Foco na força de trabalho85

6) Administração dos processos85

7) Resultados450

1) Liderança100

2) Política e Estratégia

80

3) Pessoas90

4) Parcerias e recursos

90

5) Processos140

6) Resultados clientes

200

7) Resultados pessoas

90

8) Resultados sociedade60

9) Resultados chave do desempenho150

1) Liderança110

2) Estratégias e planos

60

3) Clientes60

4) Sociedade60

5) Informação e conhecimento60

6) Pessoas90

7) Processos110

8) Resultados da Organização450

1) Liderança e Estilo de Gestão140

2) Política e Estratégia

100

3) Desenvolvimento

das Pessoas140

4) Recursos e Sócios

100

5) Clientes120

6) Resultados de Clientes110

7) Resultado do Desenvolvimento das pessoas50

8) Resultados de Sociedade50

9) Resultados Globais

110

Tabela - 2: Critérios de Excelência e suas pontuações

As premiações valorizam mais a parte processual do que os resultados, com exceção do EQA que valoriza de forma igualitária processo e resultados. Vemos o profundo interesse comercial do Prêmio Malcon Baldrige, onde o critério Resultados tem maior peso que os demais, visando à venda do produto, aplicando a qualidade com fins lucrativos. Salienta-se, também, a valorização que o EQA atribui ao critério Resultados de Clientes, responsável por 20% da avaliação relativa às empresas, e o valor dos critérios Liderança e Estilo de gestão e Desenvolvimento das Pessoas para o Ibero-americano.

Podem-se notar similaridades entre os prêmios quanto à relação de candidaturas nos últimos anos, e disparidades nas premiações e/ou reconhecimentos.

4. Empresas "Modelo"

Neste item, relataremos duas das empresas mais premiadas pelos prêmios da qualidade, a Rank Xerox e a Serasa.

No primeiro ano da sua existência, em 1992, o prêmio europeu de qualidade foi atribuído à Rank Xerox, que então se tornou na única empresa que, até agora, se pode gabar de ter conquistado todos os três mais importantes prêmios de qualidade: para além do europeu, o Deming Prize japonês, em 1980, e o prêmio norte-americano Malcolm Baldrige Award (1989).

A Serasa foi a primeira empresa de origem totalmente brasileira a conquistar, em 1995, o PNQ. No ano de 2000, após o intervalo de cinco anos exigido pelas regras da PNQ da época, a Serasa tornou-se a primeira organização a recebê-lo pela segunda vez. Em 2005, faturou o PNQ de novo. Agora em 2006, conquistou pela segunda vez o Prêmio ibero-americano, consolidando o seu trabalho de Excelência em Gestão.

5. Conclusão

O estudo comparativo de sistemas de avaliação da gestão utilizados por processos de premiação justifica-se pela importância que as premiações têm alcançado nas últimas décadas. Os prêmios da qualidade estão englobados na grande expansão mundial do uso da avaliação da gestão e o esforço de implantação de uma cultura de melhoria contínua dos processos e foco em resultados organizacionais.

O referencial teórico utilizado permitiu uma compreensão dos modelos de avaliação utilizados pelos prêmios da qualidade, o entendimento do processo motivacional desencadeado pelos prêmios da qualidade, bem como a contextualização histórica dos prêmios. A partir do estudo sobre teorias motivacionais e processos de premiação, pode-se concluir que, como processo motivacional, os prêmios de qualidade já comprovaram sua eficácia pelos resultados de sua própria expansão no Brasil e no mundo, sua utilidade prática e objetiva, seu apelo direto a equipes, dirigentes e organizações.

Como vemos, existem "prêmios" da qualidade e não "competições" da qualidade, ou seja, empresas não competem por alguma honraria, serão premiadas apenas as empresas que realmente merecerem o mérito. Esse conceito é de grande importância, pois assim as empresas sentem-se mais seguras para trocar informações, experiências realizadas com sucesso em suas empresas, sem serem prejudicadas em uma avaliação futura de algum dos prêmios da qualidade. E através dessa interação entre empresas, o prêmio desenvolve as empresas de sua abrangência.

Enfim, este estudo evidenciou-se que ao se fazer uma comparação entre os Prêmios da Qualidade, com certeza, encontrar-se mais similaridades do que diferenças. Isto porque a maioria dos prêmios surgiu tomando como base outras premiações já existentes, que melhor se adequavam com as necessidades e realidades da sua cultura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

THE W. EDWARDS DEMING INSTITUTE. Disponível em: http:// <www.deming.org/>. Site institucional. Acesso em: 08/08/2007.

BALDRIGE NATIONAL QUALITY PROGRAM. Disponível em: http:// <www.quality.nist.gov/> . Site institucional. Acesso em: 08/08/2007.

EUROPEAN QUALITY AWARD. Disponível em:<http://www.efqm.org/>. Siteinstitucional. Acesso em: 09/08/2007.

PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE. Disponível em: < http://www.fnq.org.br/site/>.Site institucional. Acesso em: 11/08/2007.

PRÊMIO IBERO AMERICANO DA QUALIDADE. <http://www.fundibeq.org/>.Site institucional. Acesso em: 09/08/2007.

LUCILENE FAQUIN. PNQ aponta a excelência dos modelos de gestão. Disponível em: <http://www.gestaoerh.com.br/site/visitante/artigos/qupr_001.php>. Acesso em: 15/08/2007.

IPCA - Escola Superior de Tecnologia. Gestão da Qualidade – Capítulo III
<https: //woc.ipca.pt/est/get> /> < https://woc.ipca.pt>