“Todos querem mudar o mundo, mas ninguém quer mudar a si mesmo.”

                                   Leon Tolstoi

 

Durante muito tempo achei que tinha que fazer mudanças, só que pensava em mudar outras pessoas, até que percebi que tinha que mudar a mim.

È necessário nos reeducarmos, desenvolvermos novas habilidades. Se estivermos motivados é só questão de disciplina e perseverança, isto é, exercício contínuo, diário.

É importante ter humildade, que não é submissão, nem falta de auto-estima, nem passividade. É a aceitação de nossa humanidade, ou seja, que temos que aprender sempre, que estamos sujeitos a erro, que não podemos desanimar com as adversidades, que precisamos dos outros.

Há um tempo atrás, percebi que não podia deixar para mudar no mês seguinte, na próxima temporada, ou seja, seguir adiando, esperando que as mudanças ocorressem por si só, como por milagre. Temos que mudar hoje. Nosso compromisso é viver cada dia de uma vez e procurar fazer em cada um deles o melhor.

 Existem princípios que se conseguirmos cumpri-los, diariamente, certamente, estaremos sendo melhores pessoas e melhorando nossa convivência.

Procuro vive-los, não é fácil, mas tento e cobro em minha casa, de minha família para que possamos viver mais harmoniosamente.

Assim como reeduquei o modo de me alimentar, quero reeducar meu espírito.

O conteúdo é mais importante do que a embalagem que o contém.

Os princípios a que desejo me referir, independem de qualquer religião que professemos, podem ser seguidos por qualquer pessoa. Inicialmente, podem parecer muito simples, mas executá-los nem tanto assim. São os ensinamentos indicados pelos que se dedicam a difundir a terapia Reiki. Estes preceitos são: não se zangue, não se preocupe, expresse gratidão, seja honesto e aplicado no trabalho, seja gentil. 

Quantas vezes cobramos dos outros atitudes que nós mesmos não praticamos?

Um fator importante que nos auxilia para desenvolvê-los é, certamente, a tolerância, a disposição de aceitar as opiniões diversas da nossa, sermos mais pacientes, mais controlados.

É fundamental nossa disposição em cumpri-los, se não conseguirmos, é só começar de novo, todo dia, dispostos a acertar, a ampliar a meta atingida anteriormente.

É uma proposta a ser vivenciada sempre, passo a passo, o principal é não parar, não abandonar a caminhada. Um dia, chegaremos ao ponto que desejamos. Aí, certamente, teremos novas metas, pois estaremos divisando outros horizontes.

Viver é estar em constante movimento.