Carl Ritter

No começo do século XIX, a Alemanha, ainda não havia se constituído como um "Estado Nacional", era apenas uma área com forte concentração de duques, principados e reinos, e enquanto não houvesse a unificação do Estado, o sistema aristocrático feudal prevalecia e o comércio local não se desenvolvia.

Carl Ritter é contemporâneo de Humboldt, e ambos compõem essa burguesia local, o primeiro era conselheiro do rei da Prússia, e o segundo fazia parte de uma grande família de banqueiros. Um detalhe importante daquele momento histórico é o expansionismo napoleônico, este dará um grande impulso para quê as principais classes dominantes, busquem a unificação nacional. 1

Objeto de Estudo de Carl Ritter

Apesar de Ritter ser contemporâneo a Humboldt, e ainda fazer parte da mesma classe social, eles têm uma formação acadêmica diferente, Humboldt era naturalista e realizava grandes estudos sobre geologia e botânica, porém Ritter tinha sua formação ligada à Filosofia e à História.

Ritter queria que o saber científico da geografia fosse sistematizado e organizado, pois o mesmo achava que a geografia como estava era um aglomerado de dados, sem nenhuma base teórica e científica.

Com as idéias cartesianas, e a concepção herderiana, formam-se pontos de influências para o fundamento da geografia de Ritter, para o qual os geógrafos tinham como uma grande característica o "olhar geográfico", uma habilidade especial de observação: intermediada pelo método (influências da ciência racional e do universalismo da razão). Tanto La Blache como Ritter, defendiam o desenvolvimento de leis que regessem a ciência geográfica.

A geografia deveria estudar estes os fatos individuais e compará-los. Cada fato ou arranjo do fatos/fenômenos abarcaria um conjunto de elementos, representado uma totalidade, onde o homem seria o principal elemento (MORAES, 2005, p.63). Não é apenas nos estudos desses arranjos, mas também no estudo de diversos lugares, que análise e a observação se utilizam para conotar as distinções, diferenças, e as similaridades de cada um deles, servindo como uma característica da ciência geográfica tanto pra Ritter, como para La Blache, e consequentemente para toda a geografia.

1 O autor, Antonio Carlos Robert Moraes, retrata com ênfase em sua obra "Geografia: pequena história crítica" (2005), o momento histórico vivido pelo o geógrafo C. Ritter.

Referências Bibliográficas

RITTER, Carl - A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NA SUPERFÍCIE DO GLOBO E SUA FUNÇÃO NA EVOLUÇÃO HISTÓRICA - http://ivairr.sites.uol.com.br/ritter.htm (site de transcrição de textos originais).

MORAES, Antônio Carlos Robert. GEOGRAFIA - PEQUENA HISTÓRIA CRÍTICA. São Paulo, Ed. HUCITEC, 1983.