BLOG COMO FERRAMENTA DE APOIO AO APRENDIZADO NO PROJETO TRAVESSIA

Autores: Maria Cristina do Nascimento Silva Brandão

Introdução
Este projeto foi iniciado juntamente com a turma do projeto travessia de 2010, na Escola Santo Inácio de Loyola. A proposta inicial foi construir um blog para utilizá-lo de forma inovadora possibilitando trabalhar de forma colaborativa e integrada. Escolhemos o Blog, pois acreditamos que pode ser utilizado como uma poderosa ferramenta de comunicação, uma vez que se destaca por ser uma ferramenta que possibilita a troca de informações e a conexão ou intercomunicação sem fronteiras físicas.

Nesta perspectiva do processo de ensino e aprendizagem mediado por tecnologias, estratégias pedagógicas foram elaboradas para contemplar o aprendizado colaborativo e promover interação entre os participantes geograficamente distantes em alguns momentos, visando complementar as atividades realizadas em sala de aula.

Como enfatiza MORAN (2004), "o professor, em qualquer curso presencial, precisa hoje aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora."
Partindo deste pressuposto, julgamos que as redes sociais virtuais possibilitam a construção de conhecimentos de grupos sociais com objetivos específicos, entre eles os educacionais, buscando promover uma comunicação dialógica, libertadora e educativa.

Segundo Paulo Freire, a comunicação é fator determinante para transformação dos seres humanos em sujeitos: "O educador já não é mais o que apenas educa, mas o que enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. [...] Os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, 1978, p. 78-79).

JUSTIFICATIVA

Na última década, em especial nos últimos anos, com o advento da WEB 2.0 houve uma enorme propagação das chamadas redes sociais virtuais, aquelas que emergem de relações sociais mediadas pela internet. Os sujeitos participantes destas redes estão em constante intercâmbio com outros sujeitos de forma interativa, comunicando-se, trocando informações e principalmente compartilhando saberes conectados ao mundo.

Acreditamos que "a educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações. É importante educar para usos democráticos, mais progressistas e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos". (MORAN, 2000. p. 36)

Para Castells, a Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos. (CASTELLS, 2003b, p. 287).

As redes sociais virtuais permitem a vivência de novas experiências no saber, no fazer e no pensar, através de uma grande teia de conexão entre as mais diversas áreas de conhecimento e com grande diversidade de conceitos e idéias.
Fazendo uma reflexão da Lei de Diretrizes e Bases[3] no que tange ao Art.32, inciso II e o parágrafo 4º, o ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado como complementação da aprendizagem ou em situações emergenciais, assim facilitando o entendimento da importância de compreendermos sobre Educação a Distância.
"[...] Mesmo que nós, humanos, costumemos reter apenas as imagens mais superficiais dos acontecimentos complexos. Assim, o computador e suas tecnologias associadas, sobretudo a internet, tornaram-se mecanismos prodigiosos que transformam o que tocam, ou quem os toca, e são capazes, inclusive, de fazer o que é impossível para seus criadores. Por exemplo, melhorar o ensino, motivar os alunos ou criar redes de colaboração. Daí vem a fascinação exercida por essas tecnologias sobre muitos educadores, que julgam encontrar nelas a nova pedra filosofal que permitirá transformar a escola atual". (SANCHO, 2006, p.17)

Há 15 anos atrás, Bill Gates (1995) já dizia que os grandes educadores sempre souberam que aprender não é algo que você faz apenas na sala de aula ou sob a supervisão de professores. Hoje, é por vezes difícil para quem quer satisfazer sua curiosidade ou resolver suas dúvidas encontrar a informação apropriada. A estrada, ou seja, a internet dará a todos nós acesso a informações aparentemente ilimitadas, a qualquer momento e em qualquer lugar que queiramos. É uma perspectiva animadora porque colocar essa tecnologia a serviço da educação resultará em benefícios para toda a sociedade.

Hoje estamos vivendo esta "nova realidade" e todas essas tendências levam-nos a crer que a Internet e a educação a distância serão grande aliadas nas atividades escolares, formando grupos colaborativos de aprendizagem, sendo que os ambientes virtuais que integram e tornam possível essa conexão precisam ser compreendidos, potencializando a comunicação, o conhecimento multidisciplinar, a docência, a aprendizagem e a avaliação formativa, através de uma prática pedagógica sintonizada com as novas formas de ensinar e aprender na contemporaneidade e é interessante perceber como esses ambientes estão bem mais acessíveis e fáceis de operar. Acreditamos que é preciso que os alunos ganhem autonomia em relação a suas próprias aprendizagens, que consigam administrar seus tempos de estudo, saibam selecionar os conteúdos que mais lhes interessam e participem das atividades independentemente do horário local em que estejam. A grande revolução no ensino não se dá apenas pelo uso mais intensivo do computador e da internet em sala de aula ou em atividades a distância.
"É preciso que se organizem novas experiências pedagógicas em que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possam ser usadas em processos cooperativos de aprendizagem, em que se valorizem o diálogo e a participação permanentes de todos os envolvidos no processo". (KENSKI, 2007, p. 68)

De acordo com Dimatas (2006), o maior potencial de transformação da rede está em conectar pessoas; é a oportunidade de se fazer novas coisas juntos, um potencial de cooperação em escalas que não eram possíveis antes. Internet não tem nada a ver com computadores. Tem a ver com pessoas. De nada adiantam programas incríveis, tecnologia de bolso ou quaisquer outros aplicativos se as pessoas não estiverem vivendo, convivendo e participando desse lugar feito de cabos, silício e, também, de tecnologia sem fio.
"Ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e comunicação". (MORAN, 2000. P. 29)


METODOLOGIA

O público alvo desta pesquisa está sendo os alunos do Projeto Travessia da turma "E" da Escola Estadual Santo Inácio do Loyola. Inicialmente éramos 5 turmas iniciantes em 2010 e a nossa turma era a turma "G", hoje temos 4 turmas e a nossa turma é a turma "E". No início das aulas, sondamos os alunos sobre o acesso a internet, e percebemos que uma boa parte da turma tinha acesso à rede. Colocamos como proposta para a turma inicial, que era a "G" a construção de um blog, como a escola está passando por uma reforma e não temos o laboratório de informática funcionando, o blog foi construído por mim.

Fiz a primeira postagem e a proposta era de que o blog fosse o nosso memorial de telesala virtual, distribuímos com os alunos o endereço do blog e alguns começaram timidamente a comentar sobre os temas colocados. Falamos sobre os acontecimentos em sala, as aulas, as atividades e os grupos de trabalho. Hoje percebemos que o Blog está sendo como uma nova forma de aprender, ensinar e colaborar com o grupo. Nele colocamos nossas atividades, compartilhamos poemas, enviamos recados e mensagens de estímulos para os colegas e professores. Hoje estamos incluindo digitalmente através do blog, como não há laboratório funcionando na escola, a professora leva o notebook que adquiriu no "programa professor conectado" consegue internet móvel emprestada e leva o blog para sala, onde alunos que nunca tiveram acesso chegam cheios de vergonha dizendo:
- "Professora eu nunca mexi nisso, nem sei pra onde vai"
- "Professora eu quero mexer, eu nunca entrei na internet"
- "Onde apaga"?,
- "Onde coloca acento"?
Aos poucos vamos mostrando como acessamos e como podemos compartilhar conhecimentos, aprender e colaborar dando nossas informações.
O blog na nossa turma tem sido um grande apoio para as disciplinas, projetos e uma poderosa ferramenta de comunicação, criamos estratégias para o uso do blog, nas disciplinas, nos projetos, e quando os alunos vão contribuir no blog, eles tem mais cuidado com a escrita, pois sabem que todo o mundo pode ter acesso, então eles começam a refletir mais sobre como e o que devem escrever. Infelizmente, nem todos participam, pois nem todos têm acesso, mas dentro do possível estamos tentando incluir toda turma neste processo estimulador, enriquecedor e criativo.
O nosso blog está disponível na página www.turmagtravessia.blogspot.com

RESULTADOS

O processo de interação dos alunos com o ambiente de ensino desempenha um papel fundamental, fornecendo, aos professores, os mecanismos necessários a uma avaliação mais eficaz de seus alunos. É de grande importância entender como os diversos tipos de tecnologia disponíveis podem atender as necessidades educacionais variadas e é imprescindível saber que há certo consenso em agrupar as tecnologias de informação e comunicação em três grandes categorias com diferentes aplicações educacionais: Distributivas, Interativas e Colaborativas, resultando na construção coletiva dos alunos que interagem entre si. (FILATRO, 2008).

Durante este período percebemos que o blog é um recurso importante para a aprendizagem dos alunos porque os coloca em contato imediato com a informação, favorecendo a internalização do conhecimento, a troca de materiais e opiniões e a produção de textos coletivo.

Hoje estamos vivendo uma "nova realidade" e todas essas tendências levam-nos a crer que a Internet e a educação a distância serão grande aliadas nas atividades escolares, formando grupos colaborativos de aprendizagem, sendo que os ambientes virtuais que integram e tornam possível essa conexão precisam ser compreendidos, potencializando a comunicação, o conhecimento multidisciplinar, a docência, a aprendizagem e a avaliação formativa, através de uma prática pedagógica sintonizada com as novas formas de ensinar e aprender na contemporaneidade e é interessante perceber como esses ambientes estão bem mais acessíveis e fáceis de operar.

Entretanto, este acesso não é tão simples e necessita de apoio do sistema educacional que deve promover a inclusão digital, mobilizando-se para ajudar o professor, não permitindo que ele fique isolado na reflexão de suas práticas, como citado por Barábasi (2001) somos links, links que se conectam com outros links.
Há muitas maneiras em que a Internet como ferramenta pode desempenhar um papel criativo, construtivo no processo educativo, no ensino-aprendizagem para tanto é imprescindível usar a criatividade, arriscar e planejar, impulsionar todos os esforços e inovações na busca de uma educação de qualidade.
CONCLUSÃO


As redes sociais possibilitam um ensino por meio da interação transformando o ensino tradicional no qual o papel do aluno é limitado para um ensino em que as informações estão acessíveis ao aluno em qualquer lugar e a qualquer momento. A internet tem transformado as relações sociais e de ensino-aprendizagem, contudo o grande desafio é integrar estes recursos tecnológicos ao processo educativo.

Partindo deste pressuposto, julgamos que as estas redes possibilitam a construção de conhecimentos de grupos sociais com objetivos específicos, entre eles os educacionais, buscando promover uma comunicação dialógica, libertadora e educativa. Em caráter dialógico por promover uma construção coletiva e não mais uma transferência de saberes por parte do educador. Libertadora por tornar o sujeito participante ativo deste processo e educativa por estimular, a reflexão, a pesquisa, o pensamento crítico, a construção e a interação com os novos recursos e conteúdos disponíveis na internet.
"Ensinar com as novas mídias será uma revolução, se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial. A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, mas que pode ajudar-nos a rever, a ampliar e a modificar muitas das formas atuais de ensinar e de aprender". (MORAN, 2000. p.63)

Só quando passarmos a utilizar as TICs em nossa prática pedagógica de forma coerente com os objetivos de aprendizagem e as possibilidades pedagógicas das mesmas, poderemos dizer que estamos inovando pedagogicamente com as elas. Concordamos com (MORAN, 2000. P. 13) quando diz que:
"Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos contínuos e permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua própria identidade, no despertar de habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornando-se cidadãos críticos e produtivos".

Desta forma faz-se necessário encontrar a melhor forma de ensinar e de aprender com a internet, onde o papel do educador passa a ser o de coordenador, facilitador e mediador, favorecendo a construção autônoma, criativa e colaborativa dos saberes.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARABÁSI, A. L.; Linked ? The New Science of Networks; Plume Book; 2001.
DIMATAS, Hernani. Linkania ? a sociedade da colaboração. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006
FILATRO, A . Design Instrucional na Prática. Prentice Hall Brasil, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação - economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2003. v. 1.
_____________. A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed, 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007, página 68.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Artigo publicado na revista Informática na Educação: Teoria & Prática. Porto Alegre, vol. 3, n.1 (set. 2000) UFRGS. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, página 137-144.
____________________. Os novos espaços de atuação do educador com as novas tecnologias. Texto publicado nos anais do 12º Endipe ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, in ROMANOWSKI, Joana Paulin et al (Orgs). Conhecimento local e conhecimento universal: Diversidade, mídias e tecnologias na educação. vol 2, Curitiba, Champagnat, 2004, páginas 245-253. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm . Acesso em (30/05/2010).
MORAN, J.M., Masetto, M. T. e Behrens, M. A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, São Paulo: Papirus, 2000.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SANCHO, Juana Maria; HERNÄNDEZ, Fernando. Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.