ATINGINDO O SUCESSO FINANCEIRO

Marlene Monteiro de Oliveira*

Um dos recursos mais utilizados na atualidade pela Psicologia moderna é o Coaching. Trata-se de um processo em que, por meio do coach ou treinador, o indivíduo é levado a refletir e a definir ações que conduzam a seus objetivos, suas metas. Esse treinador aplica técnicas, além de um questionamento poderoso para mobilizar as pessoas de modo que estas entrem em ação, atinjam seus objetivos e acelerem os resultados em sua vida.

O Coaching pode ser usado em qualquer setor da existência. Não é preciso que o treinador ou coach seja especialista nesse determinado setor, mas ele deve ter amplos conhecimentos na área do comportamento humano e suas mudanças.

Um dos setores em que a população em geral é mais carente é o campo das finanças. Todos nós desejamos maior controle sobre elas, queremos riqueza, abundância, prosperidade, queremos dinheiro!

Acontece, porém, que a maioria das pessoas é portadora de informações distorcidas sobre o que é riqueza, o que é prosperidade e, principalmente, sobre o dinheiro. As falsas crenças e os falsos valores sobre esses conceitos são os grandes inibidores do sucesso financeiro. Mas, afinal, o que é mesmo riqueza? O que é prosperidade? O que é dinheiro?

Pode-se definir a riqueza como tudo aquilo que se valoriza. Valorizamos o fato de se ter boa saúde, todos os membros e sentidos em pleno funcionamento e temos isso? Então somos ricos!

Valorizamos a família e a temos livre de grandes desuniões, com os filhos estudando e progredindo naturalmente na vida social e no trabalho? Então somos ricos!

Valorizamos nossa boa relação com os vizinhos, com os companheiros de trabalho, com os parentes, e é assim que vivemos? Então somos ricos! E assim por diante.

Entretanto, costumamos usufruir de tudo o que aqui se mencionou e vivemos a lamentar constantemente nossa vida, alegando uma pobreza que de fato não existe. Portanto, outra riqueza, além das citadas, que devemos buscar é a consciência de que “quem tem o necessário já é rico”. Essa riqueza pressupõe a necessidade de adquirirmos outra: a capacidade de distinguirmos “o necessário do que vai além do necessário”, para que não venhamos a cair num redemoinho de permanente insatisfação pela carência do eterno ter mais e mais.

Se pretendemos adquirir algo além do necessário, então devemos buscar mais uma forma de riqueza a que chamamos de dinheiro. Dinheiro é, na verdade uma energia vital que se manifesta pelo trabalho, a qual consiste basicamente em nossa capacidade de transformá-la em dinheiro. Dinheiro é, de fato, o desenrolar-se da energia vital num movimento em que ela se vai materializando, multiplicando-se e nos proporcionando os meios de atingir nossas metas materiais.

E prosperidade, o que é? Prosperidade é o desenvolvimento do corpo, da mente e da alma, enfim, o desenvolvimento integral do ser, não apenas o  financeiro.

Levar as pessoas a tomar consciência dos verdadeiros conceitos de prosperidade, riqueza e dinheiro, entre outros. Induzi-las a varrer desses conceitos a presença nefasta das falsas crenças e dos falsos valores usando as ferramentas proporcionadas pelos modernos meios psicológicos da Programação Neurolinguística e do Coaching. Fazer enfim com que as pessoas venham a atingir as metas que estabeleceram para sua vida financeira no mais curto espaço de tempo possível — é isso que nos propomos a realizar.

Marlene Monteiro Psicóloga clínica, Psicoterapeuta, Business Coaching, Trainer e Master em PNL, com certificação internacional e mais de vinte anos de experiência clínica — é a instrutora do Curso COACHING DINÂMICO DA ABUNDÂNCIA FINANCEIRA.

www.marlenemonteiro.com.br e [email protected]
(31) 3491-2866 ou (31) 3491-5122