Artigo: O Dia Mundial do Meio Ambiente

Roberto Ramalho é jornalista, é advogado militante e foi procurador da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado no dia 5 de junho, e foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 (1), de acordo com o que foi estabelecido pela Conferência de Estocolmo, na Suécia, cujo tema central foi o Ambiente Humano (2).

De acordo com as Nações Unidas, os principais objetivos das comemorações são:

1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

O tema para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano é Pensar, Comer, Conservar.

É uma campanha contra o desperdício e a perda de alimentos que procura estimular a todos a diminuir suas pegadas de carbono.

A Mongólia, país que fica encravado entre a Rússia e a China, e que está priorizando a transição para uma Economia Verde nos principais setores da sua economia e promovendo a conscientização ambiental dos seus jovens, irá sediar as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente esse ano.

 

O anúncio foi feito na última sessão do Conselho de Administração do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), em fevereiro passado.

Tsakhia Elbegdorj, atualmente o presidente do país, foi um dos seis eleitos como Campeões da Terra do PNUMA em 2012.

Segundo o Vice Ministro do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Verde da Mongólia, Tulga Buya o governo mostrou seu comprometimento com ações ambientais por meio de ações concretas. Espero que a nossa liderança e a organização deste importante evento possa mostrar ao mundo que a mudança é possível”, declarou

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente, enquanto 870 milhões de pessoas permanecem subnutridas.

Esse desperdício é inaceitável, em uma época em que milhões passam fome. Com um impacto crescente no nosso meio ambiente, nós temos de desenvolver métodos mais sustentáveis de produção de alimentos. Nós devemos pensar sobre o que comemos, a fim de salvar nosso planeta. Essa é a mensagem “Pensar, comer, salvar” do Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa atitude deve ter início em cada um de nós, no modo como pensamos e agimos, e esse é o motivo pelo qual a educação é tão importante, afirmou Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, em Mensagem por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2013.

Segundo a WWF Brasil, o Planeta chega ao Dia Mundial do Meio Ambiente em momento crítico. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.

Concluindo, opino que nada pode ser comemorado hoje. O mundo todo vem poluindo o meio ambiente. Atualmente a China é o país que mais queima combustíveis fósseis e produz gases que são expelidos para a atmosfera, contribuindo ainda mais para o aumento do buraco na Camada de Ozônio. O nosso país, por sua vez, vem acabando com o que resta de Mata Atlântica (só temos agora pouco mais de 7%), sobretudo na Região Nordeste, e o Bioma Cerrado, praticamente não existe mais, em decorrência da destruição da vegetação nativa existente pelos ruralistas para produção de gado de corte. Também a Região Amazônica vem tendo uma perda considerável de sua floresta, mesmo o governo federal afirmando que tudo está sob controle, o que não é verdade. Também, a poluição provocada por fumaças tóxicas e sonora vem aumentando e muito nos últimos anos, com a total omissão, conivência ou letargia, das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Secretarias Municipais do Meio Ambiente.

Referências Bibliográficas

  1. General Assembly Resolution 2994. UNdemocracy p. 1. www.undemocracy.com. Página visitada em 13 de junho de 2009.
  2. Dia Mundial do Meio Ambiente. www.unep.org. Página visitada em 04 de junho de 2013.

Sites Consultados

Site da Organização das Nações Unidas, por meio do Portal www.google.com.br, em 4 de junho de 2013;

Site da ONG www.wwf.org.br - WWF-Brasil, criado em 1996, com sede em Brasília.