É sabido e sentido por todos nós que é na família que encontramos o respaldo, o apoio e o equilíbrio para nossa vida.Dificilmente conseguimos nos manter mentalmente sadios e equilibrados, se a família está mal, se não há espaço para o diálogo, para o crescimento, para o perdão, para o apoio, para o amor e amizade.

            Fora da família, são os amigos que nos dão suporte, que nos amparam, que nos querem bem por aquilo que somos, que nos dão atenção, que é uma necessidade fundamental do ser humano. São eles que elogiam nossos acertos,ressaltam nossas qualidades,que tem para conosco atitudes benévolas.Isto tudo  eleva nossa auto-estima,nos dá confiança.

            São eles, que apesar de ver nossos defeitos,não os tornam maiores,apontando-os a todo o momento,mas apontam onde podemos melhorar.Os defeitos e as verdades não são jogados como facas que apunhalam,mas como setas a nos indicar novos caminhos a  serem percorridos.

            É com eles que podemos desabafar nos momentos de angústia,assim como são eles que nos acompanham nas alegrias.

            Podemos ficar sem nos falarmos,sem nos vermos,mas sabemos que eles estão lá,prontos a nos ouvir,a nos socorrer ao primeiro chamado.

            Ás vezes, eles são de longa data,dos tempos de juventude,companheiros de profissão, como podem ser recentes,porém não menos valiosos.

            Na amizade não há sentimento de posse,de controle,de dominação,nem cobranças.Existe afinidade,partilha, alegria,companheirismo.Não existe superioridade,mas igualdade,aceitação, apoio,crença nas potencialidades,cuidado com os sentimentos do outro.

            Na família,às vezes,estes sentimentos e comportamentos se tornam meio em desuso quer pela convivência diária,pelos aborrecimentos cotidianos,por sentimentos de posse ou por termos introjetado conceitos de poder, disciplina,hierarquia, subserviência,esquecendo o diálogo, o saber escutar,o colocar-se no lugar do outro a generosidade,a compreensão de que cada pessoa é única, com vontades,desejos e sonhos próprios e não extensão do outro, embora estejam juntos,lado a lado,com objetivos comuns.

            Cada pessoa tem que se sentir completa,não utilizar-se do outro para se completar.O outro não tem que estar a serviço  de nossas vontades.

            Na amizade não nos apropriamos do outro em nome do sentimentos que nutrimos por eles.

            Existem afinidades intelectuais,semelhanças,sensação de entendimento e convívio gratificante.Cada um com vida própria e respeitado por si mesmo.