Na proporção em que a quantidade de tempo que as crianças passam assistindo televisão aumenta, também aumenta a preocupação de como isto afeta a sua habilidade acadêmica. As crianças estão assistindo televisão em uma média de aproximadamente quatro horas por dia, e uma pesquisa extensiva está sendo feita para verificar os efeitos.

Entretanto, não há atualmente nenhuma evidência sugerindo que o fato de assistir televisão venha afetar o aprendizado na escola de uma maneira negativa. Em verdade, pesquisas recentes afirmam que existe uma correlação positiva em resultados acadêmicos em ver televisão 10 horas por semana.

A televisão pode ser uma ferramenta acadêmica útil, e tem sido usada em salas de aula com finalidades acadêmicas desde 1970. Os programas de televisão são usados para ajudar crianças em várias atividades, e são usadas em conjunto com outros materiais de ensinamento, para dar uma proximidade mais abrangente aos métodos de aprendizado. Isto tem provado ser eficiente uma vez que as crianças preferem aprender visualmente quando mais jovens. No passado apenas alguns programas eram voltados para esta finalidade. Entretanto, com a expansão das pesquisas visando a criança e a televisão e o aumento do interesse de entidades governamentais como U.S. Federal Trade Commission e o Federal Communications Commission, esta atitude tem mudado.

As pesquisas sobre os efeitos no comportamentos das crianças tem sido coletado desde a década de 1950. Entretanto, com a formação da Action for Children`s Television Society em 1970, as pesquisas têm sido mais extensivas, cobrindo uma maior variedade de áreas. A importância do conteúdo da televisão que a criança assiste criou uma comissão para cada canal de televisão para garantir que as emissoras de tv estejam satisfazendo sua responsabilidade publica. A pesquisa é avaliada contra a demanda do produto, assuntos atuais e educação, e voltados para terem a certeza de que todo material apresentado é de boa qualidade.

Como resultado, a televisão regularmente apresenta programas de natureza educacional. Estes programas podem ser facilmente encontrados em canais como National Geografic, Discovery e os canais de aprendizado. Também em estações de um modo geral ao redor do mundo. Foi o conhecido programa de televisão Sesame Street que foi ao ar em 1969 que mudou o método da televisão educacional para crianças. Mostrou que as crianças aprendem não somente por documentários informativos mas que eles também aprendem e desenvolvem abilidades por comportamentos positivos na televisão.

As pesquisas descobriram que a repetição é essencial para a educação de uma criança, e isto se aplica também para a televisão educativa. Afirma-se que o ato ver de novo é útil porque cria personagens reconhecidos e situações que ajudam as crianças a aprenderem sobre as causas e efeitos, na seqüência também melhorando o seu entendimento sobre as pessoas e o mundo ao seu redor. Os programas direcionados para crianças são repetidos até quatro vezes por ano para maximizar o potencial. Embora naturalmente, isto tem um custo envolvido.

Outra característica útil da televisão é que ela aborda assuntos questionáveis nas áreas de moralidade e ética. Por intermédio da televisão, as crianças ficam expostas a idéias e culturas diferentes, sem a ncessidade de vivenciar estas situações. A televisão também ajuda com assuntos que são de difícil abordagem como perdas e ameaças. Quando o assunto é discutido fora do ambiente da criança, então se torna mais fácil para eles discutir e deliberar sobre estes assuntos, particularmente se eles forem relevantes para suas próprias experiências. A televisão é um meio popular de escolha para abordar idéias desta natureza em salas de aula ao redor do mundo.

Um aspecto final a considerar é que a televisão estimula visualmente e é do interesse da criança. De modo que, ela pode ser usada para ajudar aprendizes relutantes por desenvolver interesse e livrar-se da pressão que acompanha as técnicas de aprendizado tradicionais.

A televisão é uma ferramenta educacional útil se usada corretamente e com moderação. A televisão pode ajudar com a aprendizagem acadêmica e também com o desenvolvimento social e emocional. Ainda que mais pesquisas sejam necessárias, é a atitude voltada para a televisão e o seu uso que cria um ambiente saudável no qual a criança pode aprender.

Este artigo também pode ser acessado a partir da seção de artigos da página http://www.polomercantil.com.br/televisores.php