A SITUAÇÃO DA ESCOLA FRENTE ÀS MUDANÇAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS

Como o novo cenário da sociedade globalizada estimula o aprendizado de novos paradigmas, o desenvolvimento destas habilidades também tem motivado o mercado de trabalho e diversas áreas sociais, oferecendo um campo de oportunidades ainda maior, mas a mudança, infelizmente, ainda não abrange todos os espaços, inclusive o da educação.
Ludwig Feuerbach nos leva a refletir que um homem completo possui a força do pensamento e diz ainda que a força do pensamento é a luz do conhecimento, entretanto, no Relatório da UNESCO o pilar aprender a conhecer salienta que o domínio dos próprios instrumentos do conhecimento pretende que cada um aprenda a compreender o mundo que o rodeia, pelo menos na medida em que isso lhe é necessário para viver dignamente, para desenvolver as suas capacidades profissionais.
Porém, existem muitos professores com dificuldades de se adaptar ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelas inúmeras situações que ainda é realidade na escola pública, pois não se encontra completamente estruturada para assumir esta interface tecnológica em sua prática diária, incluindo principalmente o computador e a internet, os mais acessíveis, e até mesmo existem lugares aonde essas mídias não chegaram, apesar da presença maciça destas ferramentas no cotidiano dos alunos, quer seja em casa, em lan houses, através de celulares, etc. A realidade é que o aluno esta informatizado, mas a escola e o professor mesmo reconhecendo esta necessidade desconhecem a praticidade que estes recursos podem oferecer.
A tecnologia está totalmente integrada ao processo de globalização visando à incorporação dos "cidadãos comuns", ao processo de formação integral, da democracia, do conhecimento e da cultura, que torna a sala de aula um canal de comunicação onde interagem aluno x professor e aluno x mundo e é preciso que este amplo arsenal de mídias disponíveis nesta nova sociedade possa invadir diretamente o espaço escolar com um apelo de mudança à abordagem metodológica, para que o aluno não seja impedido de usar o seu aparelho celular na sala de aula, para que as aulas de Artes e Comunicação tenham a mesma receptividade dos jogos de vídeo game e o avanço do conhecimento através da pesquisa seja tão atrativo quanto uma imagem televisiva ou uma conversa online, haja vista que, os grandes pesquisadores do futuro já estão plugados no mundo do conhecimento virtual, e a escola?
Tamanha é a diversidade e necessidade de uso ou acesso às novas mídias e também a luta a fim de erradicar o analfabetismo digital, pois o letramento digital já é considerado uma realidade para alguns alunos (aqueles que já fazem relações com informações digitalizadas no ambiente escolar demonstram avanço no conhecimento e mais autonomia no exercício de suas habilidades .
Para Diomário de Queiroz (2007):
"situar o processo ensino-aprendizagem no mundo novo, em que se concebe uma organização escolar que também aprende pressupõe a gestão democrática, o respeito mútuo, o pluralismo de idéias, a educação inter e multidisciplinar, a integração com a comunidade e a humildade de aprender sempre em conjunto com os outros."
E a nova escola, entretanto, exige esta reflexão. Logo, no momento em que essa exigência deixar de ser "uma regra imposta" e a escola por si entender que é direito do cidadão construir o seu processo de formação integrado com a realidade contemporânea, o professor passará a entender que não deve se limitar para uma tomada de atitude frente ao uso das TIC, para que o currículo fragmentado não mais exista. Assim a educação bancária perderá espaço para a nova didática de ensino, para os métodos inovadores e o espaço pedagógico pode vir a ser um ambiente prazeroso de troca e busca de conhecimento pois, a ideologia dessa sociedade precisa superar os limites do ensino arcaico numa sociedade tão desigual por tantas diversidades. Isso só contribui para a interiorização de incapacidades ou perdas de oportunidades.

REFERÊNCIAS:
Uma nova escola para o novo mundo. http://cabemaisumamidia.arteblog.com.br/r 1521/CURSO-MIDIAS-Intermediario/. Acesso em 20/12/2010.
LETRAMENTO DIGITAL E ENSINOAntonio Carlos dos Santos Xavier (UFPE)1
http://www.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/f_litto/id211100.htm. Acesso em 20/12/2010.

O uso do computador como recurso didático. http://www.telecentros. desenvolvimento. gov.br/sitio/destaques/destaque.php?sq_conteudo=3295. Acesso em 20/12/2010.