Alguns anos atrás, quando a sociedade civil não usava a internet, não existiam aparelhos celulares e nem todos esses equipamentos tecnológicos que dispomos hoje. Em geral, percebia-se que as pessoas estavam mais próximas uma das outras, as crianças interagiam com suas brincadeiras nas ruas e quintais, adolescentes com bate-papo nas calçadas e nas esquinas das ruas,  adultos nas praças e em suas casas.

Com a inclusão digital, muito desses princípios foram deixados de lado, iniciando assim, uma nova era no comportamento das pessoas. Não é tão difícil perceber tais mudanças nos dias atuais, basta observar as pessoas em sua volta, por exemplo, num shopping center, caminhando pelas calçadas, sentadas num banco de praça, numa rodoviária ou aeroporto, num restaurante, até mesmo em sua própria casa, na maioria dos casos elas estão isoladas fisicamente das outras pessoas, entretanto conectadas de uma forma ou de outra com um novo mundo, o mundo virtual.

O isolamento das pessoas é nítido, cito alguns casos como exemplo: 1) duas pessoas num restaurante ou bar trocando mensagens uma com a outra na mesma mesa usando aparelhos celulares, tablets, netbooks, iPods, iPads, iPhones;  2) almoço ou jantar em família ou entre amigos, as crianças ou adolescente ou até mesmo adultos utilizando algum tipo de aplicativo; 3) filhos trancados em seus quartos fazendo uso de algum tipo entretenimento digital.

Encerro este artigo, deixando esta reflexão e algumas perguntas. Você pediria  para compartilhar uma fotografia com uma pessoa que estivesse passando por você ou sentado ao seu lado sem nunca te-la visto? Você pediria a qualquer pessoa numa praça, por exemplo, para ser seguidora dela? Você diria a qualquer pessoa que estivesse passando por você que gostaria de curti-la, seja pela aparência ou uma frase dita?

 A tecnologia está na palma da mão. Ela existe para facilitar e ajudar no modo de vida das pessoas e não para afasta-las do contato face a face.

Oliveira, S. B.

Referência: www.sodicasdetecnologia.com.br