Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do conhecimento humano para toda a sociedade, realizado através da leitura do livro: Os setes saberes necessários á educação do futuro, do filósofo e sociólogo francês Edgar Morin.

O Primeiro saber anunciado é as cegueiras do conhecimento: erro e a ilusão. Este saber ele tem que ser geral para todos os seres humanos, as informações tem que ser interpretadas e processadas para melhor entendimento. Este conhecimento apresenta erros e ilusões e a própria mente humana é fonte de erros e ilusões.

O Segundo saber diz respeito aos princípios do conhecimento pertinente, este conhecimento ele é globalizado, ou seja, temos que estar atentos a todas as informações que nos são apresentados de forma clara e objetiva para melhor compreensão. Todo conhecimento adquirido deve ser compartilhado e não desperdiçado.

O Terceiro saber, ensinar a condição humana, discute o que é ser humano, quem somos? Onde estamos? De onde viemos? Ensina que todos os seres humanos estão em uma vida comum na era planetária, e somos condicionados pelo contexto histórico que vivemos em condições cósmica, física, terrestre e humana.

O Quarto saber ensinar a identidade terrena é compreender que a identidade terrena é adquirida partir do momento que o ser humano tem contato com o mundo e com a cultura humana.  

O Quinto saber, enfrentar as incertezas, fala da importância de se aprender as incertezas e que a educação do futuro, ela tem que incluir no seu ensino as incertezas ligadas ao conhecimento e enfrentar os imprevistos.

O Sexto saber, ensinar a compreensão, este conhecimento diz a respeito que compreender é aprender em conjunto à explicação que esta sendo dada e não entender só uma parte e sim uma parte como um todo. O conhecimento adquirido pela educação tem que ser compreendido em todos os níveis de educação.

O sétimo saber, a ética do gênero humano, todo o individuo tem que ter a consciência da humanidade, cada um assume a sua responsabilidade individual, pois e preciso respeitar as diferenças dos outros.

A metodologia utilizada pelo grupo para desenvolver as áreas de estudo para elaborar o trabalho, consiste em pesquisas de campo com entrevistas a diversos profissionais da área, usando da técnica de leitura analítica, aplicando-se a análise textual para conhecer e preparar os textos, identificando e esclarecendo os saberes necessários para a educação.