CARLA TATIANE MASCARENHAS DA SILVA

SAMILLE SAMPAIO DOS SANTOS

TAYRINE SANTANA SOARES

1.  Introdução 

A depressão é, reconhecidamente, um problema de saúde pública. Afeta a população em geral, sendo altamente incapacitante e interferindo de modo decisivo e intenso na vida pessoal, profissional, social e econômica dos portadores. É potencialmente letal, pois, em casos graves, existe o risco contínuo de suicídio. Muitas pessoas sofrem em silêncio, seja porque não consultam, seja porque os profissionais não diagnosticam, nem tratam adequadamente. É fator de risco para outras enfermidades visto que as formas moderadas de depressão podem se apresentar mascaradas por outras queixas, tais como dor de cabeça persistente, falta de apetite, constipação, gosto ruim na boca, gerando altos custos para o sistema de saúde e para a sociedade.

A pesquisa sobre depressão contribui com estudos na área de saúde, especificamente no campo de saúde mental, envolvendo os profissionais de enfermagem, de psicologia e assistente social, para que estes possam trabalhar de forma conjunta, oferecendo ao paciente tratamento, tanto terapêutico quanto psicossocial de forma que estes possam contribuir para a sua retomada ao convivo social. Além dos profissionais envolvidos no processo de reabilitação de pacientes com depressão, a família é a esfera mais próxima dessas pessoas e comumente convocadas a prestar cuidados juntamente com os profissionais, uma vez que, uma sobrecarga de cuidados para os familiares poderia entrar em choque e acabar comprometendo uma importante ligação na reabilitação, tanto familiar, quanto com a sociedade como um todo.

O enfermeiro é, ou deveria ser o profissional de saúde que mais freqüentemente entra em contato com o cliente no atendimento primário de saúde. Entretanto, observou-se que enfermeiros, em atividade na rede básica de saúde (atenção primária), não estão preparados para dar a devida atenção ao portador de transtorno mental, apesar de apresentarem conhecimento teórico sobre a doença. O presente trabalho tem como objetivo geral, evidenciar a importância do enfermeiro na assistência ao paciente com diagnóstico de depressão. Conhecendo o papel do CAPS e das políticas públicas na saúde mental, apontando a importância da família no apoio ao paciente com depressão e descrevendo ações estratégicas para inserir o paciente com depressão na sociedade.