A Filosofia, como todo conhecimento, visa levar o ser humano à ação reflexiva, além de conferir unidade sistemática ao corpo das ciências. Resulta de um exame crítico dos fundamentos de nossas convicções, de nossos pré-conceitos e de nossas crenças.

A filosofia tem valor especial, principalmente por sua grandeza de objetivos e de liberdade proveniente da visão rigorosa resultante de sua essência.

A importância do saber ou do ensino de filosofia para a construção do conhecimento tem sua partida na compreensão do que o conhecimento filosófico é diferente do senso comum e do religioso. Portanto, é na interseção deste fazer educativo plurinterdisciplinar que o ensino da filosofia poderá ressignificar-se para desempenhar a sua tarefa e atingir os seus fins.

É no bojo intersubjetivo e inter-objetivo dos vários saberes disciplinares e experiências que sua função poderá dilatar-se e aprofundar-se, elevando os jovens ao nível dos domínios do saber sistematizado numa dimensão crítico-reflexiva e transformadora.

O caráter emancipatório da filosofia para a construção do conhecimento crítico-reflexivo encontra sustentação nas condições reais sociais. Dessa forma, reconhece as estruturas da sociedade, na qual os homens estão inseridos e onde são sujeitos ativos e pensantes, bem como autores da dinâmica que dialeticamente alteram o curso das coisas em nome de um fim que é o próprio homem.

Observa-se que, um dos objetivos pelos quais se admite como valioso implantar o estudo da filosofia, refere-se ao desenvolvimento do caráter ético, autônomo, criativo e fundamentado na busca de soluções para conflitos, construção de estratégias de trabalho, divergência de idéias e cooperação para o enfrentamento de problemas.

Enquanto disciplina, a filosofia significa para o desenvolvimento crítico-reflexivo um elemento imprescindível para alicerçar a capacidade de expressão de pensamentos, sentimentos, opiniões, valores e atitudes que estimulam o educando a participar ativamente da sociedade, buscando evidenciar a importância dos mesmos para a vida.

Uma educação alicerçada na filosofia, provoca mudanças de comportamento, contribui para a elevação da auto-estima; leva a comunidade escolar a ação-reflexão-ação. O conhecimento filosófico pressupõe diálogo investigativo como propõe o Centro de Filosofia para Crianças (CFC); educação para o pensar, com objetivo que a criança torne-se um ser crítico, criativo, sensível ao contexto em que vive. Percebe-se então, que a filosofia é a base para preparar o educando ao exercício da cidadania, no qual se reforça a importância de respeito à regras e de valores previamente estabelecidos e necessários para a vida em sociedade.

O interesse particular da filosofia parece estar voltado para a apropriação de metodologias que facilitem um ambiente educativo vivo e dinâmico, capaz de promover uma aprendizagem significativa e reflexiva, o que permite atentar para o verdadeiro sentido do que vem a ser educação para o pensar, posto que, o ato de formar o ser humano resulta de um ato intencional em que educar compreende acionar os meios intelectuais de cada educando para que ele possa assumir o uso de suas potencialidades físicas, intelectuais e morais, sempre atento ao contexto em que está sendo vivenciado.

É oportuno ressaltar que também é objetivo do trabalho filosófico-pedagógico realizar um pensar criativo. O papel da educação é sobretudo um instrumento prioritário para a reflexão de temáticas que envolvam o relacionamento humano com o mundo, mediante análise de questões sociais que interferem diretamente no plano pedagógico escolar como: violência, discriminação, ética e valores.

A filosofia implica, portanto, uma questão amplamente discutida, tornando-se objeto de considerações doa mais diversos pontos de vista teóricos para uma ação educativa de forma a preparar os indivíduos para a vida social. Desse modo cabe a educação filosófica, construir na criança a consciência do que é estar e viver no mundo, possibilitando a aquisição de uma percepção ética e de valores que promova maior autonomia do pensar e do agir.

A resistência de muitos professores para a inovação educacional, constitui uma das maiores dificuldades enfrentadas pela escola atual em aceitar e acompanhar o grande processo de transformação pela qual a sociedade globalizada passa constantemente. Inovar é o grande foco educacional que contempla uma postura de mudança, tanto por parte de quem educa, como por parte dos educandos, caracterizada por um ponto crucial que é tornar a educação uma prática democrática e progressista, onde se valorize o ser humano em todas as suas faixas etárias, mas como sujeitos de sua própria aprendizagem, tendo oportunidade e espaço para que possam agir e pensar por si mesmos.

Constata-se que os educandos, muitas vezes, se deparam com um ensino de filosofia um tanto mecanizado, apresentado apenas por meio de teorias, privilegiando um aprendizado descontextualizado e entediante. Nesse sentido, saber inovar é por em prática uma educação transformadora. Faz-se necessário que educadores atentem para o real sentido da práxis educativa, apegando-se na autenticidade, subjetividade e criatividade dos sujeitos dessa educação, comprometendo-se de fato com a formação cidadã e o profissionalismo de educador.

Constata-se ainda que, a falta de reconhecimento da legitimidade e da importância da filosofia, contribui grandemente para formar pessoas alienadas.

O conhecimento filosófico torna o ser humano "cidadão do mundo", e nesta qualidade de cidadão do mundo consiste a verdadeira liberdade humana de pensar refletir e agir. Para resumir a discussão do valor da filosofia, deve-se pensar que filosofia deve ser estudada como ponto chave de percepções que alargam nossa concepção do que é possível; enriquecem nossos pensamentos e diminuem nossas arrogâncias dogmáticas. Através da grandeza do universo que a filosofia contempla a mente também se torna capaz de unir-se ao universo que constrói seu bem supremo- O REFLETIR.

Eis o grande valor da filosofia.