UNIT ? UNIVERSIDADE TIRADENTES
PROEAD ? PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO ADJUNTA DO CURSO DE LETRAS/ PORTUGUÊS ? EAD
Orientadora: profª. Dayse Goes Prado



A Importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no Contexto Educacional


Adriana Luciano Santos


Resumo

Este artigo tem por objetivo destacar as transformações que as tecnologias da informação e comunicação estão ocasionando na educação e a influência da mesma na sociedade contemporânea. O mesmo também mostra a importância da TV e Internet como ferramentas extraordinárias de conhecimento, sendo que elas se encontram, em sua maior parte, fora dos domínios escolares, mas mesmo assim, não deixam de ser fatores potenciais do saber.
Neste texto, também foi abordado um pouco sobre a Educação a Distancia, apontando sua eficiência em relação à inclusão de alunos, demasiadamente em lugares distintos, propiciada pelos meios tecnológicos, e como estes promovem a democratização do ensino.

Palavras-chaves: Tecnologias, informação, comunicação, transformação, educação, sociedade, conhecimento, saber e abrangência.

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) trouxeram mudanças profundas não só no espaço escolar como também na educação em geral. Pois a articulação desses métodos interativos junto às várias áreas do conhecimento favorece o aprendizado dos discentes. A inserção das mediações tecnológicas possibilitou a criação de novas formas de aprender independentemente da localização do sujeito aprendiz. Existe um expressivo quantitativo de possibilidades de uso dessas tecnologias em prol da educação, a qual com o advento mediático pode desenvolver a autonomia no sujeito que aprende.
A atual sociedade exige um novo tipo de indivíduo, seja no âmbito econômico ou social. Isto acontece devido às tecnologias que estão a influenciar as transformações no mercado de trabalho, educação e relações interpessoais. Em virtude disso as pessoas devem estar aptas a lidar com as inovações tecnológicas, principalmente os docentes, pois essas ferramentas, sob um olhar crítico, nas mãos deles poderão tornar-se, cada vez mais, ferramentas pedagógicas, no intuito de preparar seus alunos para o futuro.
Há todo momento nos deparamos com as TICs, a TV, por exemplo, é um transmissor de informações mais utilizado mundo, certo que tem um lado ruim, por isso deve haver uma preocupação, por parte dos educadores, em mostrar aos seus educandos o que é propício para ambos. Mas dando continuidade ao assunto, a televisão tem valor informativo-educativo de suma importância para humanidade, através dela conhecemos a sociedade em que vivemos, cultura, economia, entretenimento, nações, ou seja, o mundo. Tem também os programas e canais educativos que são potentes disseminadores de conhecimento. Tal fato prova que não só no âmbito escolar adquire-se saber, mas em qualquer lugar que haja alguém interessado em aprender.
Além da TV, outros meios de informação e comunicação transmitem conhecimentos, como a internet, por meio dela você acessa bibliotecas, notícias recentes, lugares distantes, museus, dentre outros. E principalmente, podemos interagir com pessoas do outro lado do planeta.
Graças a essas possibilidades, surgiu a Educação a Distancia (EAD), que com as diversas formas de mediatização educativa está a formar pessoas capazes de gerenciar seus próprios estudos, ou seja, autonomia no processo de aprendizagem. Tal modalidade é bastante eficiente, pois ela abrange inúmeros discentes ao mesmo tempo em que ultrapassa as barreiras geográficas.
Segundo Wickert (2004) "A educação a distancia é uma forma de promover o aprendizado e a democratização do conhecimento, através da utilização dos meios tecnológicos". No entanto, não só no ensino a distancia as TICs estão a gerir bons resultados, no presencial também. E todas essas inovações tornam urgente a busca de aprimoramento por parte dos professores, para que eles trabalhem de forma criativa com a finalidade de ganhar a atenção de seus alunos e facilitar o aprendizado dos mesmos. E essa facilidade em absorver conhecimento por meio das tecnologias intelectuais, ocorre porque elas propiciam a memorização, percepção, raciocínio e imaginação dos seus usuários.
De acordo com o que foi visto, pode-se concluir que a importância das TICs no processo de aprendizagem e a introdução delas no ambiente escolar, é uma maneira de contextualizar a educação com a sociedade moderna. Porém, o uso desses instrumentos no ambiente escolar contribui à aprendizagem eficiente se forem bem aplicadas, e isso requer criatividade, consciência crítica, capacitação, ou seja, competência para que as mídias, transmissores de informes, contribuam à democratização das oportunidades de aprendizagem.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SILVA, Gilvanda Maria Dias da; NUNES, Andrea Karla Ferreira. Introdução a Educação a Distancia. 2. Ed. Aracaju. SE: UNIT, 2007.

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. 2. Ed. Aracaju. SE. UNIT, 2007.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia educação. (col. Polêmicas do nosso tempo) Campinas. SP: Autores Associados, 2005.