RESUMO

 

 

O presente artigo procurou mostrar a importância do trabalho com arte na Série Iniciais, desenvolvendo a criatividade que cada aluno tem, e não são exploradas.

 

O trabalho com Artes è tão importante como outras disciplinas, por isso temos que valorizar a arte como forma de desenvolvimento para os alunos no processo de construção de seus conhecimentos.

 

A arte está presente na sociedade em profissões que são exercidas nos mais diferentes ramos de atividades, o conhecimento em artes é necessário no mundo do trabalho e faz parte do desenvolvimento profissional dos cidadãos. Por isso, cabe a escola abrir caminhos para desenvolver essas habilidades que os alunos possui, e na maioria das vezes não são trabalhadas.

 

 

 

PALAVRAS CHAVES: ARTE – CONSTRUÇÃO – CONHECIMENTO

 

 

 

 

 Autoria: VEIGA, Jucilene Catarina da Veiga*

               CAMPOS, Loracil Cezarino**

 

INTRODUÇÃO

 

 

O presente trabalho foi desenvolvido no intuito de mostrar métodos e técnicas prazerosas de trabalhar artes na sala de aula. Pois no PCN, mostra que a arte desenvolve o pensamento, a percepção, a sensibilidade, a imaginação e o lado artístico de cada criança.

 

 

 

POR QUE ENSINAR ARTE?

 

 

Após uma análise feita na Escola Municipal de Educação Básica Air Addor, chegamos a conclusão que a disciplina Educação Artística é caracterizada pela imposição de atividades já prontas, onde os alunos devem se submeter. Trabalhando com desenhos prontos somente para pintar, tirando todo o sentido da arte que é incentivar a produção do aluno.

 

Então, foi realizado o projeto com intenção de mostrar para os professores que trabalhar arte com atividades diferenciadas e produzidas pelos alunos desenvolvem sua auto-estima, e o interesse em freqüentar a sala de aula.

 

“A Educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas”. (PCN, 2001, p.19).

 

A Educação em arte é uma prática ligada à produção e reconstrução de suas experiências, conhecendo a arte o aluno torna-se capaz de perceber sua realidade cotidiana mais vivamente, reconhecendo objetos e formas que estão à sua volta. Solicitando todos os sentidos como portas de entrada para uma compreensão mais significativa.

 

Este trabalho evidência a importância de uma educação de qualidade onde o professor deve criar um ambiente de construção e de descoberta encorajando as crianças a desenvolver a sua criatividade. Assim o professor conduz o ensino proporcionando mais prazer na construção do conhecimento artístico, despertando na criança o prazer de criar.

 

A Educação Artística é fragmentada muitas vezes pela falta de visão e de preparação do professor em trabalhar artes no desenvolvimento do indivíduo.

 

Pensando nisso, montamos um projeto específico nesta área “O Prazer da Arte” que tem como objetivo incentivar o gosto de trabalhar arte de forma prazerosa, utilizando várias técnicas de pintura com resultados magníficos.

 

“Na arte-Educação, o que importa não é o produto final obtido; não é a produção de boas obras de artes. Antes, a atenção deve recair sobre o processo de criação pelo qual o educador deve elaborar seus próprios sentimentos em relação ao mundo a sua volta”. (DUARTE JUNIOR, 1988, p.73).

 

A arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos, no processo de ensino e aprendizagem.

 

Através da arte pode-se despertar a atenção de cada um para a sua maneira particular de sentir, sobre a qual se elaboram todos os outros processos racionais.

 

“A Educação é por certo, uma atividade profundamente estética e criadora em si própria. Ela tem o sentido do jogo em que nos envolvemos prazerosamente em busca de uma harmonia. Na educação joga-se com a construção do sentido que deve fundamentar nossa compreensão do mundo e da vida que nele vivemos”. (DUARTE JUNIOR, 1988, p.74).

 

Durante o desenvolvimento do projeto, foi observado a criatividade e o interesse dos alunos em relação as atividades.

 

No momento em que começa a produzir sua imaginação, flui o seu interesse de se destacar em sala, realizando atividades maravilhosas e criativas.

 

A execução do projeto no Estágio Supervisionado foi gratificante não só para nós educadores, mas também para os educandos de 3ª e 4ª séries, que adoraram e aprenderam muito, modificando também a maneira de trabalho do professor de artes.

 

Enfim, todas as pessoas comprometidas com a aprendizagem, deve ver a arte como forma de conhecimento e trabalhar para que esses conhecimentos se desenvolva.

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

Esse trabalho proporcionou momentos significativos para os alunos, pois desenvolvemos técnicas de pinturas diversificadas, onde foram trabalhadas de forma prazerosa com a participação de todos os alunos.

 

O bom seria que o Governo repassassem uma verba para a qualificação desses professores das séries inicias, pois a maioria não são habilitado nessa área, prejudicando o gosto de trabalhar arte.

 

Acredito que este trabalho possa servir de subsídios para os professores de artes nas Séries Iniciais, mudando a sua prática de ensino. Trabalhando a Educação em arte como processo de conhecimento dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

 

 

-         PARAMETORS CURRICULARES NACIONAIS: arte/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3º Ed. – Brasiliense: A Secretaria, 2001.

 

-         DUARTE JUNIOR, João Francisco. Porque arte- educação? – 5ºed. – Campinas: Papirus, 1988.