A Importância da musica no cotidiano escolar, uma importante ferramenta no processo de aprendizagem

 

Ediléia Rodrigues de Souza

 

RESUMO

 

O artigo tem o objetivo de investigar a importância da musica no cotidiano escolar, como uma ferramenta para a qualidade no processo de aprendizagem. A musica é de suma importância para aprendizado da criança, podendo ser utilizado pelos professores como um recurso pedagógico eficiente e eficaz, fazendo com que as crianças expressem seus sentimentos, emoções, facilitando a aprendizagem, o trabalho com música, desde cantigas de rodas, música regionais, ou parlendas, pode contribuir no aprendizado das crianças, tornando a escola, a aula, as atividades mais alegres e receptivas, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, já que a música é um bem cultural e todos devem ter acesso.

 

Palavras-chaves: Escola. Música. Método Musical.

 

ABSTRACT

The paper aims to investigate the importance of music in everyday school life, as a tool for quality in the learning process. The music is very important for the child's learning and can be used by teachers as a teaching resource efficiently and effectively, causing children to express their feelings, emotions, facilitating learning, work with music, from songs of wheels, music regional, or rimes, can contribute to children's learning, making the school, the classroom activities more cheerful and receptive, and also expanding the student's knowledge of music, since music is a cultural and everyone should have access.

Keywords: School. Music. Method Musical.

 

 

INTRODUÇÃO

 

                De acordo com a literatura a criança desde o seu nascimento é construtora de conhecimentos, isto é, quanto antes ela tiver contato com a literatura e a escrita, maiores serão as suas chances de conhecer melhor as letras e desenvolver hábitos de literatura e escrita, pois para formar um leitor proficiente é necessário que este esteja numa escola, sendo sempre incentivado pela família e pelos professores. Existem alguns recursos que estimulam os alunos, despertando a sua curiosidade para um determinado tema. Um deles é o uso da música para o processo de aprendizagem das crianças. É importante destacar a importância da música como fonte de estímulos, equilíbrio, bem-estar, relaxamento, aprendizagem e felicidade para a criança.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A Importância da musica no cotidiano escolar, uma importante ferramenta no processo de aprendizagem.

 

                A música no cotidiano escolar é muito importante, pois favorece uma interação significativa para a interação sociocultural. Alguns estudos têm demonstrado que os elementos da música atuam na área cognitiva da criança

desenvolvendo a sua criatividade, facilitando assim a sua aprendizagem na leitura e na produção escrita.

                 Quando o professor utiliza essa atividade como instrumento didático- pedagógico, além de ampliar os conhecimentos pode proporcionar aos alunos momentos agradáveis, estimulando-o a expressar-se artisticamente e, assim, superar as angústias vividas no dia a dia, por meio de momentos prazerosos proporcionados pela arte

                A música é uma expressão viva da cultura de um país e que deveria conter nos Parâmetros Curriculares Nacionais, na medida em que são instrumentos que possibilitam a transmissão dos legados culturais de forma mais sistematizada. Percebemos que hoje em dia a prática de ensino não condiz com a realidade e necessidade de inclusão do conhecimento musical popular nos currículos escolares. Não está sendo repassada a nossa cultura musical popular brasileira, nosso repertório, nossa maneira tão personalizada e bem criativa de representação do cotidiano, por meio de sons para os nossos alunos. Com isso, muitas histórias vão se perdendo ao longo do tempo. (TEIXEIRA E ROMÃO, 2007).

 

Segundo Sekeff, (2007, p.45):

A música rítmica dá ao educando o sentido e a emoção do movimento, ampliando sua concepção de mundo. Essa sensação provavelmente precede a possibilidade de realização, tendo em conta que, do ponto de vista embriológico, o sistema motor é o primeiro a se desenvolver antes de qualquer sistema sensorial. Portanto, a música em si, através da sua representação gráfica, pode ser considerada uma ferramenta muito importante para se trabalhar em sala da aula na alfabetização das crianças.

 

                A música hoje em dia tem sido reconhecida como parte fundamental

da história da civilização e também, depois de tanto tempo, como ferramenta para o desenvolvimento de inúmeras capacidades humanas, entre elas, o autoconhecimento e a auto expressão. No entanto, ainda sim existem pais e professores que desconhecem as várias facetas da música para o desenvolvimento pessoal e físico das crianças.

                Com isso, a utilização da música na educação e no trabalho do psicopedagogo não deve ficar restrita a ensinamentos técnicos e formais, mas ser usada como elemento potencial significativo no processo pedagógico e psicopedagógico. Deve-se procurar visualizá-la com possibilidades de contextualização, respeito, sensibilidade, troca de experiências, conhecimentos, dinâmicas, novas vivências etc.

                Saber utilizar a música na sala de aula, trabalhando com cada um dos elementos musicais, que corresponde a um aspecto do ser humano - o ritmo, que induz ao movimento corporal, a melodia, que estimula a afetividade e a harmonia que contribui para a afirmação ou para a restauração da ordem mental na criança, é uma forma de se trabalhar todos os aspectos de formação individual com mais propriedade.

                É necessário que, por meio da leitura, leve o aluno à compreensão do seu processo de aprendizado, a partir de usos e valores da leitura e da escrita; deixar a criança fascinada pela leitura e escrita, a fim de que como leitor e como escritor e construtor participante de seu conhecimento, possa escrever e vivenciar, com maior plenitude, seus direitos e deveres de cidadão.

 

A Importância do professor saber utilizar a musica como uma ferramenta de aprendizagem

 

                É importante que o professor, por meio da música, direcione sua ação pedagógica alfabetizadora a uma formação crítica e sensibilizada e, que a música ajude-o a levar os alunos a aprender a sentir, expressar e pensar a realidade ao seu redor, desenvolver capacidades, habilidades e competências; criando situações de comunicação e expressão para que o aluno se conecte ao imaginário e a fantasia dos processos de criação, interpretação e fruição, desenvolvendo a dimensão sensível que a música traz ao ser humano.

                Assim, saber utilizar a música no espaço escolar será de fato, um atrativo para as aulas, sem perder a propriedade pedagógica e desenvolver métodos de aulas mais significativos e eficientes.

 

A música auxilia na aprendizagem de várias matérias. Ela é componente histórico de qualquer época, portanto oferece condição de estudos na identificação de questões, comportamentos, fatos e contextos de determinada fase da história. Os estudantes podem apreciar várias questões sociais e políticas, escutando canções, música clássica ou comédias musicais. O professor pode utilizar a música em vários segmentos do conhecimento, sempre de forma prazerosa, bem como na expressão e comunicação, linguagem lógico-matemática, conhecimento científico, saúde e outras. Os currículos de ensino devem incentivar a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades. (CORREIA, 2003, p. 84-85).

 

                O professor precisa ter conhecimento sobre as propriedades da música, ensinar os alunos sobre o que sentir sobre si e sobre os outros; e, nessa correlação de sentimentos, é importante destacar que a música age reflexivamente nas diversas áreas do desenvolvimento psico-social, cognitiva, motora e afetiva, levando o aluno a uma postura mais expansiva e afetiva.

                O educador deve ter a sensibilidade de perceber o momento e o tipo de música que deverá ser anexado aos trabalhos, para promover uma maior compreensão e agregação do conteúdo trabalhado, tornando a aula mais prazerosa, dinâmica, atrativa, e vai ajudar a construir e recordar as informações e conhecimento.

                O trabalho com musica oferece aos alunos vivência e experiências que não se encontra explicitamente, em parte alguma do currículo e, além de melhorar a aprendizagem de todas as matérias, desenvolve a sensibilidade ao agir diretamente na questão da auto-estima e do desenvolvimento global do ser.

CONCLUSÃO

                Procurou-se evidenciar através deste estudo que, a música influencia e cria novas estimulações, relações e atitudes diante do desenvolvimento da criança em fase escolar, no processo de aprendizagem, além de desenvolver diversas áreas do conhecimento.

                  A presença da música na educação auxilia desde a socialização às habilidades linguísticas e lógicas-matemáticas. E, que ao estimular a sentimentos, memória e a inteligência, relacionando-as ainda com ao desenvolver do próprio educando, favorece a construção de um cidadão mais consciente de si e de seu papel no mundo, mais humano, mas participativo.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

 

CORREIA, Marcos Antonio. Música na Educação: uma possibilidade pedagógica. Revista Luminária, União da Vitória, PR, n. 6, p. 83-87, 2003.

 

SEKEFF, M. L. Da música – seus recursos. 2 ed. Ver e ampliada São Paulo. Editora UNESP, 2007.

 

TEIXEIRA, E. C.; ROMÃO, J. E. Alfabetização musical: o legado de Paulo Freire e a aprendizagem da música. Caderno de Pós-graduação.