A HIPOCRISIA NA IGREJA DO SENHOR

(mensagem n° 004/2007)

 

"... não sejas como os hipócritas.." (Mateus 6:5). Hipócritas são aqueles que professam à Jesus Cristo como Senhor e Salvador, mas, em função de seu comportamento, continuam a ser um obstáculo para os incrédulos. Nunca ninguém se expressou de forma tão sucinta do que quando Ghandi, da Índia, afirmou sobre a cristandade: "GOSTO DO CRISTO DELES, MAS NÃO GOSTO DOS CRISTÃOS. ELES SÃO TÃO POUCO PARECIDOS COM O SEU CRISTO".

 

Os seguidores de Jesus Cristo foram chamados Cristãos pela primeira vez em Antioquia "E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". (Atos 11:26) porque seu comportamento, atividades e fala eram como Cristo.

Infelizmente, com o tempo a palavra, "Cristão", perdeu uma grande parte de seu significado e é geralmente utilizada para descrever alguém que é religioso ao invés de ser um verdadeiro seguidor renascido de Deus. O nascido do Senhor não depende de cargos ou de diplomas universitários para ser de Deus, mas de sua experiência pessoal com o Espírito Santo. Ao nascer do Santo Deus, a imagem espiritual corrompida do primeiro Adão é apagada e ele assume a imagem espiritual santa, separada, do Segundo Adão, Jesus.

Muitas são as pessoas que não acreditam em Jesus Cristo e se consideram Cristãs simplesmente porque vão à igreja ou vivem em uma nação "Cristã". Mas ir à igreja, servir aos mais carentes que você, mencionar trechos bíblicos por acharem bonitos e profundos, mas sem o entendimento da Palavra, ou ser simplesmente uma boa pessoa não fazem de você um Cristão.

 

Lembro de ter lido uma antiga frase que dizia assim: "Ir à igreja não faz de você um Cristão mais do que ir a uma oficina faz de você um carro." Ser um membro de igreja, freqüentar os cultos regularmente e trabalhar para a igreja não podem fazer de você um Cristão.

 

Meditemos nas palavras do Senhor Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto" (João 12.24). Nesta passagem bíblica, entendemos que ninguém poderá experimentar o novo nascimento sem antes morrer espiritualmente para si mesmo e para o mundo, sem antes renunciar a si mesmo, à sua vontade, ao seu eu, e praticar a Palavra de Deus.

Muitas pessoas ouviram o Evangelho, aceitaram ao Senhor Jesus como Salvador, até batizaram-se nas águas, mas, ainda assim, não tiveram uma experiência com Ele. Essas pessoas não tomaram a decisão de entregar suas vidas a Ele. Conhecem o Senhor Jesus só de ouvir falar.

É muito fácil dizer que aceitamos o Senhor Jesus. Não basta apenas levantar o braço e dizer: eu aceito o Senhor Jesus como meu Único Salvador. Esse simples gesto é insuficiente para agradar a Deus.

Nós cristãos devemos expressar a nossa fé com inteligência, mostrando o verdadeiro caminho para as pessoas, ganhando almas e agradando ao Senhor, esse sim, nosso objetivo maior. Precisamos deixar de termos pontos de vistas teóricos e agir com inteligência a nossa fé no Senhor Jesus, pois perto está o Senhor de todos os que o invocam em verdade.

Aprendemos com a Bíblia que as boas obras que fazemos não são capazes de nos tornar aceitáveis, dignos para Deus. Veja o que diz em Tito 3:5: "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo," Então, um Cristão é alguém que foi renascido por Deu... "... Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo". "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre"(João 3:3; João 3:7; 1 Pedro 1:23) e colocou a sua fé e confiança a serviço do Senhor Jesus Cristo. ..."pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus."(Efésios 2:8).

 

Um verdadeiro Cristão é alguém que se arrependeu do seu pecado e colocou sua fé e confiança somente em Jesus Cristo. A sua confiança não diz respeito a uma religião ou um conjunto de códigos morais, ou uma lista de coisas que não podemos fazer.

Um verdadeiro Cristão é alguém que colocou a sua fé e confiança na pessoa do Cristo e no fato de que Ele morreu na cruz como pagamento por nossos pecados e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos para obter vitória sobre a morte e dar vida eterna a todos os que Nele crêem. João 1:12 nos diz: "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome."

Um verdadeiro Cristão é de fato um filho de Deus, uma parte da verdadeira família de Deus, e alguém que recebeu vida nova em Cristo. A marca de um verdadeiro Cristão é o amor pelos outros e obediência à palavra de Deus (1 João 2:4; 1 João 2:10). Não é religioso, nem fanático e nem hipócrita.

 

"Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus." (1 João 5:13}Deus quer que entendamos a salvação. Deus quer que tenhamos a confiança e convicção de que somos salvos; "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;" (Colossenses 1: 14).

Todos pecam. Todos nós fazemos coisas que desagradam a Deus (Romanos 3:23).
Deus dá perdão e salvação a todos os que colocam sua fé em Jesus, confiando na Sua morte como pagamento de nossos pecados (Leia em João 3:16; Romanos 5:1; Romanos 8:1).

Esta é a grande mensagem da salvação! Se você colocou sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador, você é salvo! Todos os seus pecados são perdoados e Deus promete nunca deixar ou abandonar você. "Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir; Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor". (Romanos 8:38-39) "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém". (Mateus 28:20).

Lembre-se que sua salvação é segura em Jesus Cristo (João 10:28-29). Se você confia somente em Jesus como seu Salvador, você pode ter certeza de que você irá passar a eternidade com Deus no céu!

Meu amigo e minha amiga, não deixem de congregar, ou se ainda não o faz, procure uma igreja Cristã. Não pense em uma igreja como um edifício, como uma fortaleza de concreto armado. A igreja de Cristo são as Pessoas que congregam umas com as outras.

Uma igreja que lhe ensine a Bíblia, que ensine fortalecer sua fé a fim de produzir frutos de inteligência e sabedoria no campo do bem e ser aproveitada para reflexão sobre a Lei do Amor, deixada pelo maior de todos os Espíritos que esteve na terra entre os homens: O Filho de Deus, Pastor de todas as almas, Único e Soberano Deus do amor, da paz, da justiça e da verdade.

"Bem aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as cousas nelas escritas, pois o tempo está próximo". (Apocalipse 1:3).

Deus te abençoe.

((((Plínio))))

Redação em 11/12/2007 22:20:00

 

 Plinio Luiz Teixeira
Todos Direitos Reservados
Copyright © 2008
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/plinioteixeira