No texto do Historiador Eric Hobsbawm, nascido em 1917 no Egito. Considerado um dos mais importantes historiadores da atualidade. Ele faz uma analise objetiva do século, que por analogia ele chama de o "Breve Século XX". E chama atenção para o fato de o século XX ter sido moldado e marcado pela guerra. E que para entendê-lo e necessário olhar os acontecimentos das duas grandes guerras pela perspectiva de quem as viveu. Que é o caso de Hobsbawm que nasceu do final da primeira guerra e sofreu sua influência. Bem como da segunda guerra, que participou trabalhando no departamento de inteligência Britânica.

Então vamos começar a entendê-lo!

Segundo o autor o seu objetivo não é discutir as origens da Primeira Guerra Mundial. E sim esclarecer que esta guerra ocorreu devido às disputas econômicas entre as potências européias.A Alemanha almejava expandir o seu poderio colonial, político e marítimo. Derrubando a Grã-Bretanha que já ocupava esta posição. Já a França tinha por objetivo barrar a Alemanha economicamente.O Autor enfatiza que o choque provocado frente a esta guerra na Europa deveu-se devido às baixas provocadas em ambos os lados. E ao uso de armas até então impensadas, como o uso de armas químicas na tentativa alemã de romper a "Frente Ocidental". Bombardeios aéreos que se tornaram o terror da população civil. E o uso de submarinos para estrangular a economia do lado oponente e consequentemente matar a população de fome. Essa última arma e seu uso sistêmico legitimaram a entrada dos EUA na guerra. Que ofereceu apoio aos países da Tríplice Aliança na derrota da Entende. Essa participação modesta dos EUA na guerra determinou toda a política do século xx. Uma vez que ao fim da guerra países foram arrastados para revolução como URSS, e o mundo havia deixado de ser eurocentrico.

Como última cartada da Grã-Bretanha e da França foi imposta à Alemanha o Tratado de Versalhes (paz punitiva) e a URSS que havia se tornado comunista o seu total isolamento econômico. Pois a URSS representava um perigo para o que ainda restava do liberalismo burguês. E ainda redividiram o mapa da Europa de forma aleatória sem respeito algum as diferenças étnicas e lingüísticas dos Estados-nação recém formados. Que provocariam na década de 1990 conflitos separatistas. E esboçaram a criação de um estado judeu, que se concretizaria após a Segunda Guerra.

Todas estas medidas não impediram a uniam das duas nações proteladas Alemanha e URSS que se uniram através de vários tratados. E trataram de se rearmar, por saberem que a guerra não havia terminado. Em 1930 chegava ao poder à extrema-direita de Hitler, ajudado pelos eventos pós 1929 que acabou de vez com o que restava da economia. E pelo Tratado de Versalhes que continuava engasgado na garganta dos alemães. Reviveram novamente toda a sanha imperialista. Seguidos de perto pelos não menos descontentes: Itália e Japão. Que tinham lá seus próprios motivos alicerçados no imperialismo vigente.

A Segunda Guerra mundial foi pensada e organizada para o aniquilamento total do inimigo. O que isso quer dizer? Em outras palavras Hobsbawm diz que: a Primeira Guerra mundial não era uma guerra esperada, e isso explica o fato de um segundo conflito ter sido evitado ao Maximo. Como demonstrado na não-reação da Grã-Bretanha e dos países pertencentes à liga das nações, ao desrespeito alemão ao Tratado de Versalhes. E invasão da Manchúria pelo Japão e invasão da Polônia que foi o estopim da guerra.

A Segunda Guerra Mundial foi organizada de forma a racionalizar as forma de matar. Ao mesmo tempo em que apressou a revolução tecnológica, mas não necessariamente modificou a vida das pessoas. Serviu para alavancar ainda mais a industrialização e a produção em massa. Que tornou a guerra impessoal, não se matava mais pessoas e sim estatísticas. E justificando a tese de Hobsbawm, todos estes eventos sepultaram de uma vez por todas os ideais liberais. De uma sociedade que acreditava piamente que o progresso tecnológico levaria à humanidade a felicidade. Na verdade o progresso tecnológico levou milhões de seres humanos à morte. E não foi capaz de solucionar problemas como fome e as doenças que assolam o Terceiro Mundo. E que o único país que de fato saiu no lucro foi os EUA, que aumentou o seu comércio enquanto toda a Europa estava em guerra. E derrubou de vez a hegemonia eurocentrica. Teve sua Influência antagonizada pela URSS e seu bloco de países socialistas. Cada um tentando vender as suas respectivas ideologias.

Por todos estes motivos o texto de Hobsbawm e de importância cabal para se entender o século XX, bem como as suas aspirações perdidas.