Introdução

Referencial Teórico

Segundo Olhar Digital (2016, Uol Host ) “ 3 por cento, ou 3%, é uma série brasileira de ficção científica que se passa em um mundo no qual todas as pessoas, ao completarem 20 anos, podem se inscrever para um processo seletivo que os levará a um "novo mundo", cheio de oportunidades e promessas de uma vida melhor. Apenas 3% das pessoas são aprovadas para ingressarem nessa área, mas, até lá, um processo bastante cruel é imposto aos candidatos. A série 3 por cento é uma produção da Maria Bonita Filmes, e teve a colaboração do programa do governo FIC TV / Mais Cultura. Agora, com o piloto de 27 minutos pronto, a equipe já está procurando patrocínio e um canal para exibição dos episódios. “

A nova série da Netflix ” 3% “ (3 Por Cento) é uma serie que mostra como funciona o capitalismo de forma indireta, eles segregam as pessoas em um grupo que fica num lugar perfeito / privilegiado, e um grupo que apesar de ser a maioria quantitativa ela é segregada e não possui as mesmas oportunidades e luxos do grupo que possui privilégios. O grupo mais poderoso alega que aquilo seja a igualdade, e que apenas os melhores mereçam habitar aquele lugar. Um outro argumento que é bastante usado é que todos possuem as mesmas oportunidades, e quem vai contra essa concepção é um individuo preguiçoso que não quer fazer nada da vida e quer ganhar tudo de um modo mais simples e sem nenhum esforço.

A “ Causa “ pode ser comparada com a oposição, porque normalmente a oposição tem a função de buscar uma sociedade mais justa e igualitária, que vai contra o sistema imposto e busca uma situação melhor para os habitantes daquela região e do mundo, é notável na série uma crítica ao conservadorismo, uma crítica a quem prefere que as coisas continuem do jeito que está ou até regredir, ai tratam a causa como terroristas para alienar o povo fazendo que as  pessoas comecem a ir contra quem discorda desse sistema.

O “ MarAlto “ pode ser comparado com a vontade das pessoas de quererem ser ricas, porque para alcançar o Mar Alto ou a Riqueza, as pessoas matam, trapaceiam, e tudo isso é causado por uma ideia que tentam implantar na cabeça da população. As pessoas que comandam o processo doutrinam as pessoas para que elas acreditem que a vida do lado de lá é melhor e doutrinam as pessoas a acreditarem que eles precisam disso, e não o processo mudar, pode comparar com o diploma. Pois eles impõem que para que sua vida aconteça, você precisa possuir o diploma mesmo que você não acredite no diploma nem nas instituições de ensino

Os criadores do processo fazem com que as pessoas acreditem que se eles não conseguem passar numa prova injusta e desumilde, e fazem acreditar que o culpado é o individuo que é incapaz, e doutrinam-os para acreditarem que para que a sua vida melhore eles precisam disso e fazem com que acredite que o dono do seu futuro é você, mas quem comanda o seu futuro são eles; essa analogia pode ser feita com o Enem, Vestibulares, A obrigatoriedade do Ensino Superior.

É notável o empenho da série em mostrar o lado mais podre do ser humano, mostra o que o a pessoa é capaz de fazer apenas para viver uma vida melhor que a dos outros seres.

Autor : Nathan Gabriel Cerqueira Carvalho

Site : http://nathangabrielcerqueira.blogspot.com.br/