1 INTRODUÇÃO           

            Estamos inseridos em um contexto de constantes mudanças em que exige que as pessoas sejam qualificadas e, por isso, precisamos a cada dia buscar incansavelmente o conhecimento. Dentro deste contexto, a escola possui um papel importante como entidade de ensino quanto ao processo de instruir os seus alunos para que estes sejam cidadãos críticos e participativos diante dessa percepção de educação.

            Para que um profissional da educação esteja preparado para a docência é necessário que passe por um período de observação do cotidiano da escola e das práticas educativas, uma vez que o estágio supervisionado é algo fundamental para a formação de novos professores, pois é através dele que esses profissionais estabelecerão uma práxis, ou seja, obterão algumas reflexões e vivências.

            Este relatório tem por objetivo relatar o processo de aprendizagem adquirido através do estágio supervisionado em parceria com o professor de História do ensino médio por exigência das diretrizes e base da educação nacional (nº 9394/96). Entender as principais atividades durante as aulas.

            O estágio supervisionado é um momento primordial na vida do educando, pois é através dele que se tem contato com a realidade do contexto escolar, consistindo em um treinamento em que o aluno possa viver o que aprendeu durante o período em que esteve na faculdade, deixando-o bem familiarizado quanto ao contexto escolar em relação professor-aluno e, principalmente, com o seu novo ambiente de trabalho. Sabemos, pois, nitidamente, que a qualidade do ensino oferecido pela a faculdade é de qualidade, mas, todavia, não é suficiente para formar e preparar o educando para exercer de forma coesa a sua profissão. Então se torna clara a necessidade da inserção do aluno no contexto escolar, onde é possível aprender a se lidar com a prática junto aos profissionais da docência[1] que já estão atuando e que são capazes de proporcionar experiências.

            A metodologia aplicada para está pesquisa consiste em uma etapa, sendo essa a observação das aulas desenvolvidas pelo professor regente Fernando Reis, através do qual adquiri um pouco de conhecimento. Todavia este relatório está dividido, a seguir, em introdução, desenvolvimento, recurso e referências.

2.1 OBSERVAÇÃO NA ESCOLA

Preliminarmente, iniciei minha pesquisa indo ao campo para coletar informações sobre a instituição, onde consegui fazer um panorama da estrutura física e material da escola. Esses dados foram coletados no mês de Setembro de 2018.

O Estágio Supervisionado Ensino fundamental: pesquisa do contexto escolar e observação de aulas foi realizado na Escola EEEFM - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Pública Estadual),  situada na Avenida Rio Doce, S/n, bairro Eldorado, Serra, Estado do Espírito Santo, escrito no CNPJ 03.494.917.0001-88. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (27) 3341-1050, ou do email escolamestrealvaro@sedu.es.gov.br.

A escola oferta atendimento ao ensino fundamental matutino, vespertino e médio no período noturno. A instituição atende cerca de mil trezentos e sete (1.307) alunos e, dentre estes existem vários alunos que estão em processo de inclusão social devido a perca de audição; porém na sala em que fiz minhas observações, havia apenas um aluno portador de microcefalia.

O estágio foi realizado no período de 01 de outubro, das 7h às 12h, do ano de 2018, sendo a observação feita em quatro turmas do 6º ano e duas turmas do 7º ano. [...]