1.INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar sobre a importância do relacionamento interpessoal em instituições escolares, também compreender a necessidade de construção de uma rede de relações de trabalho que favoreçam um clima organizacional propício ao bom andamento do proposto pelo espaço educativo e por fim desenvolver um relatório listando quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para esse bom relacionamento no âmbito escolar, diante das mais variadas funções na instituição (Merendeira, Agente de segurança escolar, Auxiliar de Limpeza, Secretaria escolar, Bibliotecário (a), Laboratório, Professor (a), Coordenador (a) pedagógico, Diretor e Alunos).

O espaço escolar é tratado de diferentes formas, embora ainda sejam escassos os estudos no campo das políticas educacionais contemporâneas. Relativamente escassa a produção brasileira de estudos sobre o tema tem entre seus ingredientes principais, como bem destaca Frago (2001), a dificuldade de integrantes diferentes olhares sobre o espaço escolar, uma vez que ele não pode ser estudado a partir de um único aspecto.

2.0 RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Em primeiro momento reunimos todo o grupo e começamos a discutir questões de relacionamento interpessoal dentro da instituição de ensino, todos tiveram um ponto de vista semelhante, entendendo-se que todas as relações dentro da escola são refletidas diretamente no rendimento do profissional. Ter boas relações com o grupo de trabalho, com a direção, funcionários e com os alunos é fundamental para que o trabalho seja completo e para que o ato de ensinar seja prazeroso.

Se alguma dessas relações não estiver equilibrada, faltará motivação e o trabalho ficará prejudicado. Cumprimentar, ter cordialidade e trocar informações é atitudes que devem ser diárias pois é muito importante para a formação e manutenção das relações interpessoais.

 Devemos estar cientes de que com algumas pessoas estabeleceremos relações de maior ou menor proximidade, mas que seja como for, o respeito com que convivemos com uma ou outra deve ser o mesmo.

Muitas vezes, devido às atribuições do dia a dia, esquecemos de empregar valores essenciais para manter as relações com as outras pessoas. Essas atitudes vão tornando as relações mais superficiais e as pessoas vão se distanciando, o que contribui para a falta de estímulo e motivação no trabalho, pois o contato com o outro traz a segurança de que não estamos sozinhos nessa tarefa nada fácil que é a luta pela educação.

Para manter um bom relacionamento também precisamos entender e respeitar o fato de que as pessoas são diferentes, portanto, pensam e agem, muitas vezes, diferentemente do que gostaríamos.

Dando seqüência a discussão, o grupo de estudantes inicia com outra pergunta, se estivéssemos no papel de gestor de pessoas da instituição, o que faríamos? Entendemos que o maior patrimônio da empresa não e mais a estrutura e sim as pessoas, pois elas fazem a diferença para a competitividade organizacional.

Segundo pesquisa realizada portal da unopa,r aula cujos líderes são incentivadores em vez de ditadores, o trabalho é colaborativo, as avaliações de desempenho não são disciplinares e as metas são usadas como pontos de referência que incentivam o desempenho criativo.

 Abordagem participativa na gestão escolar demanda maior envolvimento de todos os interessados no processo decisório da escola, mobilizando-os, da mesma forma, na realização das múltiplas ações de gestão. Esta abordagem amplia, ao mesmo tempo, o acervo de habilidades e de experiências que podem ser aplicadas na gestão das escolas, enriquecendo-as e aprimorando-as. (LÜCK. 2005, p.18)

Diante do que foi falado, criamos a missão, visão e valores da escola, sendo elas:

Missão: Oferecer educação inovadora, que promova a excelência humana e acadêmica e o desenvolvimento de uma sociedade critica e sustentável.

Visão: Ser um centro educacional de referência, inovador em suas propostas e práticas pedagógicas e na formação de cidadãos críticos, conscientes e empreendedores.

Nossos Valores:a) Autonomia pessoal e coletiva; b) Discernimento; c) Respeito às diferenças d) Solidariedade; e) Alteridade f) Responsabilidade g) Cooperação
h) Cordialidade

A escola será formada por uma equipe de: Merendeira, Agente de segurança escolar, Auxiliar de Limpeza, Secretaria escolar, Bibliotecário (a), Laboratório, Professor (a), Coordenador (a) pedagógico, Diretor, Alunos. Cada colaborador com sua função e responsabilidade.

Merendeira: funções escolar vão desde a limpeza e a organização da cozinha até os cuidados com os insumos usados na confecção dos alimentos. Requesito: ensino fundamental e cursos voltados para área.

Para mantermos um relacionamento interpessoal, é importante valorizar as pessoas com as quais mantemos contato. Nós temos escolha: podemos escolher a alegria em vez da tristeza, a felicidade em lugar do desespero, o riso em lugar da tristeza, a disposição em lugar da apatia. cumprimente os alunos e colegas de trabalho com alegria. Se possível chame-os pelo nome; interesse-se pelos outros.

O agente de segurança escolar: Funções- Esse profissional é o responsável por abrir e fechar a unidade escolar nos horários determinados pelo Coordenador Educacional, responsabilizando-se pelas chaves da escola. Ainda é função do Agente de segurança escolar, direcionar alunos, pais e professores, e em algumas escolas controlar veículos e acesso ao estacionamento.

Para que haja um bom relacionamento interpessoal procure elogiar as pessoas pelo que elas têm de bom; escute as pessoas com atenção procurando fazer com que elas falem sobre si mesmas; seja humilde e esteja disposto a aprender mais com todos que encontrar; considere os sentimentos e opiniões das outras pessoas; fale de seus próprios erros e limitações e ajude as pessoas a superarem seus problemas e a conseguirem o que elas querem.

Auxiliar de Limpeza: Um Auxiliar de Limpeza é responsável pela manutenção do local com foco em mantê-lo limpo. Está sob as responsabilidades limpar e arrumar todo o local em seus mínimos detalhes.

Para que o profissional tenha um bom desempenho o  auxiliar de limpeza é essencial que possua boa disposição física,capacidade de cumprir ordens e determinações, capacidade de organização, saber ouvir sugestões e críticas, possuir gosto por servir, ter iniciativa e paciência. Formação Desejada - Ensino Médio Completo.

Secretario Escolar atuar em secretarias de instituições de ensino com atendimento ao público e organização de documentos e arquivos, além de demais atividades pertinentes a área educacional. Formação Desejada - Ensino Médio Completo.

Atributos necessários: organização, ética,empatia. Para manter o bom relacionamento e preciso que  mantenha o seu bom humor em todas as circunstâncias, mesmo frente a dificuldades; seja cordial, alegre, otimista e faça com que sua presença seja bem vinda; seja cauteloso ao criticar. Não leve tudo tão a sério, simplifique; agradeça tudo que receber; torne-se uma pessoa . desenvolva uma . aprenda a se divertir e a valorizar a si mesmo.

O bibliotecário é um profissional da informação capacitado a planejar, organizar, gerenciar Bibliotecas - públicas, escolares, universitárias, infantis; Centros, Serviços e Redes de Informação e Documentação em empresas, sindicatos, editoras, arquivos. Formação Desejada- Graduação Completo de preferencia em Biblioteconomia.

Para manter o bom relacionamento: participar de reunioes pedagogicos; participar do curriculo da escola; colaborar e desenvolver parcerias com professores.

Laboratorio: Função: dar ajuda de alunos e professores, reponsaveis pelo bom funcionamento do computador.  Formação desejada: Ensino médio completo

Para manter o bom relacionamento é preciso aprender a dar e receber ajuda quer dizer estabelecer uma relação com o outro para o crescimento psicossocial conjunto. O processo de dar e receber feedback são fundamentais para atingir estes objetivos, portanto conduz a trocas autênticas e construção de confiança e respeito mútuo.

Professor(a): Desempenha uma série de tarefas no meio escolar de extrema importância, Dentre os muitos papéis executado pelo professor, os principais são: • Despertar nos alunos o interesse e vontade de buscar seus objetivos com seus próprios esforços, o professor deve ser um mero orientador do processo. • Elaborar atividades que valorizam o potencial de cada aluno • Instituir pesquisas que force os alunos a realizar estudos argumentativos e que haja inter-relação entre os temas do passado e do presente. • Sempre que possível dialogar com os pais e propor algumas recomendações.

Formação Desejada- Graduação Completo de preferencia em: pedagogia, letras, matematica, portugues, ciencias sociais, ensino religioso, educação fisica, ingles, sociologia. Para manter o bom relacionamento: etica, respeito  e bom senso.

Coordenador pedagogico: Valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente; o profissional da educação precisa de competência do conhecimento, de sensibilidade ética e de consciência política.

Para manter o bom relacionamento: aprender a ouvir para compreender os problemas, respeitar os pontos de vista diferentes nas reuniões, usar as diversas opiniões para chegar a um consenso, mediar conflitos sem ferir suscetibilidades, liderar sem ser arrogante e sugerir mudanças sem ser autoritário. 

Diretor(a): As principais funções do diretor: Cuidar das finanças da escola; Prestar contas à comunidade; Conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação para reivindicar ações junto a esse órgão; Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Educação; Prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável; Manter a escola esteja limpa e organizada; Garantir a integridade física da escola, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos; Conduzir a elaboração do projeto político-pedagógico, o PPP, mobilizando toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrático até o fim;.

Todo esse trabalho, no entanto, não pode ser solitário. O diretor, como líder da escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionários no planejamento e execução das tarefas. Além de garantir uma gestão transparente e democrática, saber delegar é fundamental para dar conta do trabalho.

Segundo a web aula desenhar um cargo é compor as atividades de cada um dos cargos da instituição, definindo as atribuições e habilidades necessárias às pessoas que irão ocupá-los. Envolve o desenho dos cargos, a análise, a descrição, entre outras funções. A descrição do cargo é a base do sistema. Normalmente, possui os seguintes dados: título do cargo, superior imediato, relação de atividades, responsabilidades, requisitos mínimos e desejáveis sobre os critérios do perfil do cargo e outros recursos em termos de experiência e formação acadêmica.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que quando existe o bom relacionamento de todos os envolvidos no ambiente escolar como estudado, podemos afirmar que isso refletira diretamente em um espaço ideal para a construção de uma sociedade sadia, uma escola democrática com formação para a cidadania.

Uma escola que tem como bandeira o combate á exclusão social e que possa, ao mesmo tempo, trabalhar a relação escola-aluno-família, possibilitando que a comunidade escolar participe de forma assídua a todos os interesses que envolvam o bom andamento do ensino aprendizagem e do sucesso escolar em geral. Por fim, diante do que falamos sobre a relação interpessoal, todos os envolvidos no âmbito escolar devem aceitar que as pessoas são diferentes, e têm suas necessidades, pensamentos e sonhos diferentes. Não existe certo e errado nas relações, e o que pode ser bom para você, pode não ser para o outro. Fica assim como uma reflexão para o dia-a-dia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FRAGO, Antonio Viñao. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: FRAGO, A. V.; ESCOLANO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LÜCK, Heloísa. et.al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5.ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

Disponivel em: https://www.colaboraread.com.br/aluno/webaula/index/0133389407?atividadeDisciplinaId=5295613Acessado em 01/11/2016

Disponivel: http://www.sbie.com.br/blog/a-importancia-do-bom-relacionamento-interpessoal/. Acessado em 01/11/2016.

ELÇA DOS SANTOS MACHADO - Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. ILMA ALVES DE OLIVEIRA, graduada em Ciências Biológicas e especialização Educação Infantil Email _ ilma.a.oliveira@hotmail.com.RAQUEL SANTOS SILVA - Graduada em Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Especialista em Educação Infantil. Email: rero3131@hotmail.com.GRACIELE CASTRO SILVA - Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email:gracielecastrosilva3@hotmail.com. JANE GOMES CASTRO, graduada em Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. LIDIANE DA SILVA XAVIER - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.  NOÊMIA PEREIRA DE SOUZA -Graduação História -Especialização História e Teoria Histórica : Email_nemiapratavieira@hotmail com. ROSILENE NUNES DA SILVA - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.